Modalidade de pagamento instantâneo é aceita por 76% dos clientes e já figura em segundo lugar entre meios de pagamento mais usados
Criado pelo Banco Central em 2020, o Pix teve alta adesão pelos brasileiros desde sua chegada, seja nas lojas físicas ou digitais.
A modalidade cresceu 225% em setembro de 2022, se comparado com o mesmo mês do ano anterior: ao todo, foram 430 milhões de transações, segundo o BC.
Ao lado dos boletos, ele já é o segundo meio de pagamento mais escolhido pelos clientes, de acordo com a edição de julho do Estudo de Pagamentos Gmattos.
Para a wedigi, consultoria de tecnologia para e-commerces, o método veio para ficar de vez e deve crescer ainda mais em 2023.
“O Pix é uma modalidade que facilita muito as compras e é prática para todas as partes envolvidas. O consumidor conta com a rapidez e simplicidade na transação, enquanto o lojista recebe na hora e sem taxação de tributos. Não precisa ficar esperando dias úteis para receber, como no caso de boletos”, explica Felipe Trudes, CEO da wedigi.
Até julho de 2022, a aceitação do Pix no e-commerce era de 76,3%, ainda segundo dados da Gmattos. Trudes acredita que até o fim deste ano, esse número deve chegar próximo dos 100%, o que chama atenção dos empreendedores.
“Oferecer Pix deixou de ser diferencial de mercado; agora, é uma necessidade. Os clientes pedem e utilizam como nunca. Quem ainda estiver resistindo a implementar pagamentos via Pix precisa ficar atento aos comportamentos dos próprios compradores e reavaliar o posicionamento”, alerta o especialista.
Porém, a utilização do Pix deve vir acompanhada com cautela e atenção para evitar fraudes e prejuízos aos lojistas e aos consumidores.
“Empreendedores devem ficar atentos a qualquer tipo de tentativa de fraude, mesmo as de menor valor. Como o dia a dia pode ser corrido, é importante que o site possa gerar um QR Code que identifique o pagamento digitalmente. Assim, o cliente consegue comprovar que pagou e a loja pode confirmar que recebeu, deixando a transação registrada online”, finaliza Felipe.
Sobre a wedigi
A wedigi é uma consultoria de tecnologia de e-commerce, com mais de 20 anos de experiência no mercado, que nasceu como uma software house.
Especializada na resolução de projetos complexos através de uma metodologia ágil e exclusiva, a empresa se destaca por possuir um olhar consultivo estratégico e técnico, além de estar sempre atualizada sobre novas tecnologias, o que possibilita a entrega de projetos customizados.
O futuro do e-commerce brasileiro estará presente na NRF 2023
O que sua loja precisa para entrar no e-commerce em 2023
PIX e BNPL se confirmam como grandes apostas do e-commerce para 2023
e-COMMERCE & VAREJO
Aqui no Crypto ID você encontra soluções para o varejo que vão proporcionar segurança e confiança entre sua marca e seus consumidores.
Acesse aqui e saiba tudo sobre TLS, o protocolo de segurança que garante o sigilo das informações e identifica empresas, dispositivos e objetos no mundo eletrônico.
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.