Modalidade de pagamento instantâneo é aceita por 76% dos clientes e já figura em segundo lugar entre meios de pagamento mais usados
Criado pelo Banco Central em 2020, o Pix teve alta adesão pelos brasileiros desde sua chegada, seja nas lojas físicas ou digitais.
A modalidade cresceu 225% em setembro de 2022, se comparado com o mesmo mês do ano anterior: ao todo, foram 430 milhões de transações, segundo o BC.
Ao lado dos boletos, ele já é o segundo meio de pagamento mais escolhido pelos clientes, de acordo com a edição de julho do Estudo de Pagamentos Gmattos.
Para a wedigi, consultoria de tecnologia para e-commerces, o método veio para ficar de vez e deve crescer ainda mais em 2023.
“O Pix é uma modalidade que facilita muito as compras e é prática para todas as partes envolvidas. O consumidor conta com a rapidez e simplicidade na transação, enquanto o lojista recebe na hora e sem taxação de tributos. Não precisa ficar esperando dias úteis para receber, como no caso de boletos”, explica Felipe Trudes, CEO da wedigi.
Até julho de 2022, a aceitação do Pix no e-commerce era de 76,3%, ainda segundo dados da Gmattos. Trudes acredita que até o fim deste ano, esse número deve chegar próximo dos 100%, o que chama atenção dos empreendedores.
“Oferecer Pix deixou de ser diferencial de mercado; agora, é uma necessidade. Os clientes pedem e utilizam como nunca. Quem ainda estiver resistindo a implementar pagamentos via Pix precisa ficar atento aos comportamentos dos próprios compradores e reavaliar o posicionamento”, alerta o especialista.
Porém, a utilização do Pix deve vir acompanhada com cautela e atenção para evitar fraudes e prejuízos aos lojistas e aos consumidores.
“Empreendedores devem ficar atentos a qualquer tipo de tentativa de fraude, mesmo as de menor valor. Como o dia a dia pode ser corrido, é importante que o site possa gerar um QR Code que identifique o pagamento digitalmente. Assim, o cliente consegue comprovar que pagou e a loja pode confirmar que recebeu, deixando a transação registrada online”, finaliza Felipe.
Sobre a wedigi
A wedigi é uma consultoria de tecnologia de e-commerce, com mais de 20 anos de experiência no mercado, que nasceu como uma software house.
Especializada na resolução de projetos complexos através de uma metodologia ágil e exclusiva, a empresa se destaca por possuir um olhar consultivo estratégico e técnico, além de estar sempre atualizada sobre novas tecnologias, o que possibilita a entrega de projetos customizados.
O futuro do e-commerce brasileiro estará presente na NRF 2023
O que sua loja precisa para entrar no e-commerce em 2023
PIX e BNPL se confirmam como grandes apostas do e-commerce para 2023
Acesse aqui e saiba tudo sobre TLS, o protocolo de segurança que garante o sigilo das informações e identifica empresas, dispositivos e objetos no mundo eletrônico.

Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
O Crypto ID é uma plataforma de destaque no cenário de identificação digital, cibersegurança e tecnologia, atuando como referência em conteúdos especializados e atualizados sobre temas como certificação digital, blockchain, biometria, autenticação multifatorial e tendências regulatórias.
Fundado há mais de uma década, a plataforma se consolidou como uma fonte confiável para profissionais de TI, empresas e entusiastas da segurança digital.
A plataforma posiciona-se não apenas como um veículo de notícias, mas como um agente ativo na promoção de um ecossistema digital seguro.
Sua combinação de análises técnicas, cobertura de eventos e parcerias com líderes do setor faz dele um recurso indispensável para quem busca entender e se adaptar às transformações da identidade digital e da cibersegurança no Brasil.