Últimas notícias

Fique informado

Para 72% dos líderes empresariais, falhas nos processos pode frear sucesso da Inteligência Artificial, aponta pesquisa

19 de dezembro de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Cultura Data-Driven e Inteligência Artificial nas grandes empresas

As grandes empresas têm buscado ganho de eficiência através de tecnologias que utilizam os dados da própria empresa e de outras fontes

22 de maio de 2023

Produtividade nas empresas pode aumentar até 100 vezes com IA

Empresas vão demandar ferramentas customizadas para atender suas necessidades. Impacto

20 de maio de 2023

Empresas devem continuar buscando eficiência com transformação digital e redução de custos

Além do corte de gastos, investir em tecnologias é fundamental para aumentar eficiência e competitividade das empresas segundo especialista

16 de maio de 2023

5 questões sobre Transformação Digital que as empresas precisam ter no radar

24,2% das empresas pretendem aumentar os investimentos em digitalização, mas esse número cai para 12,2% no recorte de pequenas empresas

9 de maio de 2023

A adoção do KEY pelas empresas e os desafios para o cumprimento da LGPD

É importante considerar as implicações dessa abordagem em relação ao cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

8 de maio de 2023

Entenda porque as empresas devem aderir à sustentabilidade digital

O tema sustentabilidade digital vem ganhando a atenção das empresas, além de robustos investimentos de tempo e dinheiro

5 de maio de 2023

Propagação de IA e IAG demandam cautela das empresas

Inteligência Artificial melhora a competitividade, mas, sem cuidados, o negócio pode ter reputação da marca atingida negativamente

28 de abril de 2023

Mais de 80% das empresas sofrerão violação de dados. Veja o que fazer para evitar.

O custo médio de uma violação de dados, em valores globais, é de US$ 4,35 milhões, acrescenta, citando dados do relatório da IBM

21 de abril de 2023

Tecnologia e privacidade: empresas enfrentam desafios na proteção de dados na era digital

A governança em privacidade e proteção de dados é um desafio crescente para empresas e organizações na era digital

20 de abril de 2023

Mais de 80% dos entrevistados acreditam que a excelência de processos surgirá como disciplina de negócios essencial nos próximos cinco anos 

A Celonis, líder global em mineração de processos, acaba de lançar uma pesquisa, fruto de entrevistas com mais de 1.200 líderes empresariais globais, destacando a relevância da otimização dos processos organizacionais.

A vasta maioria dos executivos (99%) afirmou que a otimização de processos é importante, ou mesmo essencial, para atingir seus objetivos comerciais.

Para 89%, esses objetivos incluem a liberação de todo o potencial da inteligência artificial. No entanto, segundo revela o estudo, há um problema: 72% dos entrevistados estão preocupados com o impacto de deficiências nos processos para o sucesso da IA.

“A IA está pronta para liberar um enorme valor, e os líderes empresariais dizem que aproveitá-la e utilizá-la em outras tecnologias emergentes é fundamental para impulsionar a necessidade de otimizar os processos. No entanto, as empresas enfrentam barreiras significativas para alcançar a sua excelência: os departamentos falam suas próprias línguas, os dados e as equipes estão isolados, os sistemas não funcionam bem juntos e os processos são difíceis de visualizar”, destaca Alex Rinke, cofundador e co-CEO da Celonis.

Líderes empresariais reconhecem o valor da otimização de seus processos

● 83% consideram os processos como a maior alavanca para a realização de valor e a mais rápida para a mudança.
● 82% disseram que a otimização de processos é particularmente relevante em tempos de instabilidade econômica, reconhecendo que é uma das maneiras mais velozes de reduzir despesas e controlar o fluxo de caixa.
● 84% acreditam que a otimização de processos pode proporcionar, ao mesmo tempo, valor de linha inferior, superior e até mesmo verde.

Os cinco principais fatores que impulsionam a otimização de processos, de acordo com os líderes, são:

1 – Interesse em aproveitar as tecnologias emergentes, como a IA (70%)

2 – Redução de custos (69%)

3 – Pressão da concorrência (64%)

4 – Mudança nas expectativas dos clientes (64%)

5 – Conformidade com a legislação ou regulamentação (64%)

Líderes reconhecem que processos abaixo do ideal estão afetando negativamente suas organizações das seguintes formas:

● 63% afirmam que custa tempo ao departamento e reduz a produtividade
● 46% destacam oportunidades perdidas para capturar valor
● 43% dizem que a falta de eficiência custa dinheiro
● 39% acreditam que afeta negativamente o moral dos funcionários
● 19% temem que impeça a inovação

Oportunidade à frente: Investimento em tecnologias de otimização de processos para desbloquear oportunidades de valor

Os resultados mostram que os líderes empresariais compreendem a importância de otimizar seus processos e os custos significativos de não fazer isso.

Mais de 80% dos entrevistados já estão investindo em tecnologia de otimização de processos (49%) ou planejam fazê-lo nos próximos três anos (32%).

Mais de um terço (38%) já está usando a mineração de processos, enquanto outros 32% estão avaliando utilizá-la. A importância da mineração de processos como uma tecnologia empresarial fundamental é destacada pela Gartner®, que publicou seu primeiro Quadrante Mágico™ para ferramentas de mineração de processos em 2023.

Cerca de 82% dos líderes pesquisados acreditam que a excelência dos processos surgirá como uma disciplina empresarial essencial nos próximos cinco anos.

A mineração de processos começou como uma disciplina acadêmica, mas a Celonis evoluiu o conceito se tornando a primeira empresa capaz de construir uma ferramenta escalável que permitiu até mesmo às maiores empresas do mundo se beneficiarem da tecnologia em sistemas e departamentos diversos.

Com sedes em Munique e Nova York e mais de 3 mil implementações em clientes globais, a Celonis está no Brasil desde 2022, ajudando a alavancar a eficiência de gigantes como Embraer, Grupo Ipiranga, Ambev e iFood.

A mais nova aquisição da decacórnio (valuation acima de US$ 10 bilhões) foi a empresa Symbio, provedora de software de Gestão de Processos de Negócios impulsionada por IA.

“Demos um grande salto em direção a fornecer uma categoria ainda mais rica de inteligência de processos. Com a Symbio, aprimoramos a capacidade da plataforma Celonis, reunindo a mineração de processos e a gestão de processos em um único ambiente. Lançamos o Process Intelligence (PI) Graph para remover barreiras, fornecendo a linguagem comum e o entendimento que as organizações estão perdendo atualmente, com o tecido conectivo que reúne dados, conhecimento e contexto”, complementa Alex Rinke.

Para saber mais sobre como as empresas estão usando os processos como uma alavanca de valor e de mudanças, acesse o relatório completo no link https://www.celonis.com/processreport/.

Juntamente com os dados compartilhados aqui, o relatório contém informações sobre os fatores que impulsionam a otimização de processos, as barreiras à otimização, bem como as ferramentas e tecnologias usadas para a sua melhoria. Também estão disponíveis análises por função de trabalho e conclusões específicas por região.

Metodologia

A pesquisa foi conduzida pela Insight Avenue, uma consultoria independente, terceirizada e especializada em pesquisa de tecnologia e B2B.

Foram realizadas 1.217 entrevistas com líderes empresariais seniores em uma ampla gama de setores, durante agosto e setembro de 2023.

As entrevistas incluíram cerca de 400 líderes de negócios em cada uma das três regiões (EUA, DACH, Resto da EMEA) e 300 em cada uma das quatro funções de trabalho

Funções do cargo:

● Operações / Melhoria de processos / Excelência de processos
● TI / Digital
● Cadeia de suprimentos / Compras / Planejamento da demanda / Logística / Gerenciamento de pedidos
● Finanças / Serviços compartilhados

Sobre Celonis

A Celonis permite que os clientes otimizem seus processos de negócios. Com base em sua tecnologia líder de mineração de processos, oferece um conjunto exclusivo de recursos para que os executivos e usuários encontrem continuamente oportunidades de melhoria nos processos e, entre eles, e executem ações direcionadas para melhorar rapidamente o desempenho. Essa otimização gera um impacto imediato no caixa, melhora radicalmente a experiência do cliente e reduz as emissões de carbono.

Inteligência maléfica? Entenda os riscos provocados pela IA generativa à segurança das empresas

Como empresas podem se destacar com o uso de IA no mundo corporativo

86% dos líderes se julgam incapazes de aproveitar benefícios da Inteligência Artificial

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!