Passageiros poderão ter acesso às estações ao comprar pelo Google e armazenar bilhetes QR Code da plataforma TOP na carteira digital
Com o objetivo de facilitar a rotina de quem utiliza o transporte coletivo na Capital e Grande São Paulo, o Google e a Autopass anunciam que, a partir desta quarta-feira, passageiros poderão usar a Carteira do Google para comprar e armazenar bilhetes do Metrô e da CPTM.
O recurso oferece um novo canal de compra dos bilhetes QR Code, emitidos pela Plataforma TOP, sem que o passageiro precise enfrentar filas.
Para fazer uso da nova funcionalidade, basta acessar a Carteira do Google (disponível na Play Store) e tocar na opção ‘Adicionar à Carteira’, localizada no canto inferior direito da tela inicial.
Depois, é preciso selecionar o item ‘Cartão de transporte público’ e, em seguida, o passageiro encontrará a opção de compra de bilhetes por cidade – basta selecionar São Paulo e seguir as instruções para efetuar a compra.
O passageiro poderá comprar até 10 bilhetes unitários por meio do aplicativo de uma única vez. O pagamento poderá ser feito por cartões de crédito ou débito, via Google Pay, sem custo adicional ou taxas. Após encerrar a compra, o bilhete QR Code estará disponível na tela inicial da Carteira do Google.
O passageiro, então, precisará apenas aproximar ao visor da catraca a tela do smartphone com o código, aguardar a verificação e seguir viagem.
“Nosso objetivo é facilitar cada vez mais o dia a dia das pessoas, para que passem menos tempo em filas e tenham mais tempo para si”, afirma Natacha Litvinov, líder de Estratégia e Operações para Pagamentos do Google Brasil. “A nova seção de bilhetes de transporte é uma maneira rápida e fácil de comprar passagens, pagar tarifas e guardar os bilhetes em um só lugar.”
“A Autopass será a primeira empresa brasileira a utilizar a Carteira do Google para disponibilizar uma solução prática e intuitiva, de uso rotineiro na mobilidade urbana. Desta forma, unimos o pioneirismo das duas empresas para maior comodidade dos passageiros do transporte coletivo, simplificando jornadas e inovando em prol da cidade”, comemora Rodney Freitas, CEO da Autopass.
Além do transporte por trilhos na Grande São Paulo, a Carteira do Google já oferece opções de uso de bilhetes ou pagamento por aproximação em parceria com mais de 400 empresas de transporte pelo mundo — no Brasil, além de São Paulo, já existe integração com o metrô do Rio de Janeiro e de Brasília.
No entanto, é a primeira vez que o aplicativo ganha uma integração com uma plataforma para que a compra e o armazenamento do bilhete seja feito a partir da Carteira do Google no Brasil.
A Carteira do Google reúne em um único lugar tudo o que você precisa, sem a necessidade de acessar vários aplicativos.
Nela, você pode guardar cartões de crédito e débito de diferentes emissores, incluindo Bradesco, Itaú, Nubank, e comprovantes de vacinação.
Além disso, é possível salvar ingressos para eventos comprados por meio de plataformas como Sympla e Ingresso.com e cartões de embarque da Gol e Latam.
Plataforma TOP é inovação na mobilidade
O TOP é uma plataforma resultante do processo de digitalização dos meios de pagamento para acesso ao transporte público da Capital e Região Metropolitana.
Aceito no Metrô, CPTM e ônibus da EMTU, inova ao oferecer para a população a opção de facilitar o seu dia a dia com soluções integradas, como um cartão, que reúne as funções de transporte com conta digital, cartão de débito e crédito.
Atualmente, a plataforma TOP tem um alcance expressivo: presente em 43 municípios de São Paulo, já são mais de 215 milhões de QR Codes vendidos, 1,6 milhão de cartões TOP emitidos e mais de 1,8 milhão de usuários no aplicativo TOP.
Metrô de Moscou: Maior sistema de pagamento do mundo com o uso de reconhecimento facial
MetrôRio contabiliza mais de 1,4 milhão de pagamentos por aproximação NFC
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.