Startup realiza o sequenciamento genético de uma pequena amostra de solo, revelando as sequências de DNA de bactérias e fungos
No dia 1 de maio, a GoSolos estará presente na 29ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). A participação faz parte de uma extensa agenda com o objetivo de mostrar aos produtores o universo gigantesco que existe embaixo da terra e que pode ser usado a favor dos desafios do dia a dia no campo. Durante o dia, das 10h às 12h, a GoSolos fará uma apresentação no palco da Agrishow Labs. Para Michelle Zibetti Tadra, CEO da GoGenetic, existe uma crescente demanda e interesse dos produtores em conhecerem e entenderem de maneira simplificada todo o ciclo produtivo de uma planta, evidenciando a importância da biologia do solo antes de iniciar qualquer plantio.
“A GoSolos realiza o sequenciamento genético de uma pequena amostra de solo, revelando as sequências de DNA de bactérias e fungos presentes em uma determinada área. O resultado é uma extensa lista que identifica milhares de microrganismos que, de alguma forma, impactam na produtividade. No entanto, não basta apenas saber quais microrganismos estão presentes no solo. O verdadeiro valor reside na compreensão do significado desses microrganismos dentro do contexto específico de cada área, tornando a ciência uma ferramenta concreta para o produtor rural,” explica Michelle.
A GoSolos, startup de biotecnologia nascida em 2022, foi fundada pelos mesmos idealizadores da GoGenetic, uma empresa de biotecnologia sediada em Curitiba (PR), composta por pesquisadores que atuavam dentro da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O foco da Plataforma GoSolos é revelar as complexidades da microbiologia do solo e sua influência na produtividade agrícola e na prevenção de doenças. A missão da startup é liderar a transformação da agricultura através da aplicação do sequenciamento genético, promovendo uma abordagem mais informada, sustentável e rentável para o manejo do solo.
A necessidade de entender a biologia do solo (microrganismos que vivem embaixo da terra) não é recente. Muitos estudos agronômicos apontam para um tripé que determina a produtividade: a química, a física e a biologia. Entretanto, até o momento, se popularizaram as análises físico-químicas para balizar o manejo da lavoura. As informações biológicas foram, de certa forma, negligenciadas.
Além do fornecimento de um laudo personalizado, a GoSolos oferece a interpretação detalhada desses resultados, destacando o significado das comunidades microbianas identificadas no contexto específico da área analisada e sugerindo estratégias de manejo para equilibrar ou potencializar a microbiota do solo. Os objetivos centrais são: fortalecer a resistência do solo contra possíveis doenças, ampliando a supressividade da região; promover a saúde do solo; estender a vida útil da área cultivada; viabilizar práticas agrícolas sustentáveis, incluindo o sequestro de carbono e elevar a produtividade.
A Agricultura Digital: Uma revolução tecnológica nos campos
Potência do agronegócio brasileiro: alvo preferencial de crimes digitais em 2024
Serpro mostra AgroHub na Show Rural Coopavel 2024
O Agronegócio tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a Segurança da Informação e tecnologia de identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse setor que move o Brasil!