Últimas notícias

Fique informado

Pela primeira vez, um país da América Latina sediará a AIED, maior conferência internacional de Inteligência Artificial aplicada à educação

17 de julho de 2023

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

O que é Inteligência Artificial?

Muito além de filmes futurísticos: entenda de uma vez o termo, as classificações e até onde a Inteligência Artificial pode chegar

18 de janeiro de 2023

Escola de programação visa transformar a realidade das favelas brasileiras por meio de tecnologia avançada

Iniciativa atua em favelas do Rio de Janeiro e São Paulo com o objetivo de democratizar o acesso de jovens ao mercado de trabalho

7 de janeiro de 2023

Diversão e conexão: entenda como proteger as crianças nas férias 

90% das crianças e adolescentes brasileiros têm conexão à internet – aplicativo da Mercusys garante diversão segura com supervisão dos pais 

5 de janeiro de 2023

Transformação digital e acessibilidade: pequenos e grandes negócios devem estar atentos à inclusão

Apesar do aumento de visibilidade do tema, muitas empresas ainda não incorporaram medidas inclusivas na rotina e no ambiente digital

4 de janeiro de 2023

A transformação digital está nos deixando mais solitários?

A tecnologia está conectando ou isolando as pessoas? O psicólogo Cláudio Melo avalia o fenômeno da solidão entre os brasileiros

4 de janeiro de 2023

A força da robótica nas escolas e o poder da tecnologia para o processo de aprendizagem

A robótica educacional estimula aptidões fundamentais e o desenvolvimento de novas gerações de engenheiros e pesquisadores

23 de dezembro de 2022

Inteligência Artificial: cinco previsões para 2023

A inteligência artificial proliferará à medida que as organizações perceberem que “menos é mais” e desviarem o foco da inovação

15 de dezembro de 2022

No próximo ano, Recife receberá a maior conferência internacional de Inteligência Artificial aplicada à educação

Evento será em Recife, na CESAR School, escola do centro de inovação CESAR.

Para trazer a conferência ao Brasil, foi formado um comitê com diversas instituições e liderado pela CESAR School: UFPE , UPE,  Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal do Amazonas e a Universidade Federal de Alagoas encabeçaram a candidatura.

No próximo ano, Recife receberá a maior conferência internacional de Inteligência Artificial aplicada à educação. A AIED (International Conference on Artificial Intelligence in Education, na sigla em inglês) acontece uma vez ao ano em alguma cidade ao redor do globo.

E, desta vez, quem vai receber o evento é a CESAR School, escola do centro de inovação CESAR, que fica na capital de Pernambuco. Isso porque a CESAR School, a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), a UPE (Universidade de Pernambuco), a Universidade Federal Rural de Pernambuco, a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade Federal de Alagoas, encabeçaram a candidatura para que o evento fosse trazido, pela primeira vez, para uma cidade da América Latina. 

O evento contará com cerca de 400 pesquisadores de todo o mundo, ocorrerá entre os dias 8 e 12 de julho de 2024 e será a 25ª edição da Conferência, que é organizada pela Sociedade Internacional de AIED, celebrando em 2023 o seu 30º aniversário.

O Comitê Brasileiro é composto por pesquisadores altamente reconhecidos, com experiência significativa organizando e participando de conferências internacionais.

Os presidentes da conferência irão propor uma equipe de gerenciamento muito inclusiva, tanto em termos de gêneros, como em disciplinas científicas e distribuição por países.

Estamos muito felizes e orgulhosos em poder receber essa conferência tão importante e significativa para a educação no mundo todo. Recife tem um ecossistema inovador e com muito potencial. Será um prazer trocar experiências com tantos nomes relevantes da área”, diz, Rafael Ferreira Mello, professor da School, pesquisador do CESAR e um dos participantes do comitê que trouxe a conferência para o País.

“O evento será benéfico não só para o Brasil, mas também para todos os pesquisadores de países latino-americanos, que ainda não tiveram a oportunidade de sediar o AIED”, comenta. 

A conferência é um evento que traz anos de experiência no estudo de inteligência artificial aplicada à educação. Embora muitos pensem que se trata de um tema recente, a associação já o estuda há décadas. Dentre os últimos presidentes da conferência, pode-se citar Olga C. Santos e Ig. Bittencourt.

Por quê Recife?

A capital pernambucana goza de grandes incentivos gerados pelo crescimento do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e de inovação do Brasil, com mais de 350 empresas, dentro do qual a CESAR School e o CESAR estão inseridos.

A região é hoje uma referência e um polo educacional no Brasil. A cidade possui diversas instituições de ensino públicas e privadas, incluindo escolas e instituições de ensino superior.

Tem também uma vasta gama de cursos de pós-graduação, mestrados e doutorado em temas relacionados à tecnologia, informática, engenharia de software e design.

Além disso, a comunidade brasileira de tecnologia e inteligência artificial aplicadas na educação são um grupo extenso e que conta com pesquisadores altamente engajados. 

Já a CESAR School é uma das grandes referências de educação ou (formação) em tecnologia do Brasil e vêm ajudando na formação de diversos profissionais capazes de transformar os ambientes e as empresas onde atuam, para fomentar, planejar, implementar e executar projetos e ações que promovam mudanças relevantes e de impacto para a sociedade.

Criada em 2007, ela possui cursos de graduação, pós-graduação, extensão, especialização, mestrado, doutorado, entre outros.

Possui o primeiro mestrado profissional em Engenharia de Software do Brasil, avaliado pela CAPES em 2017 como um dos dois melhores mestrados profissionais na área de computação do País.

 Em 2013, foi autorizada a abertura do segundo mestrado profissional da instituição, dessa vez com ênfase em Design de Artefatos Digitais.

A partir de 2016, o mestrado em Design passou a ser oferecido na unidade de Manaus. No mesmo ano, o Ministério da Educação autorizou o CESAR a ofertar cursos de graduação e começaram a ser ofertados os cursos de Ciência da Computação e Design, com abertura da primeira turma no primeiro semestre de 2018. Hoje são cerca de 1.500 estudantes na escola. 

“Vamos nos preparar para realizar um evento com excelência, que envolva grandes debates e fomento à educação. Esperamos que mais países da América do Sul e Latina possam receber essa conferência tão importante para o setor”, diz Victor Hugo D’Albuquerque Lima, diretor executivo da CESAR School.

Sobre a CESAR School

A CESAR School é a escola de liderança e inovação do CESAR. Criada em 2007, tem como objetivo desenvolver e formar profissionais capazes de transformar os ambientes e as empresas onde atuam, para fomentar, planejar, implementar e executar projetos e ações que promovam mudanças relevantes e de impacto para a sociedade. 

O centro de ensino faz parte do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e de inovação do Brasil, com mais de 350 empresas, localizado no Recife. Uma oportunidade única de se conectar com centenas de profissionais e entidades de todo o país.  

Com abordagem centrada no ser humano e suas relações, são utilizadas metodologias ativas para a resolução de problemas complexos que estimulam a criatividade, o protagonismo, o trabalho em equipe, a liderança, a empatia e o autoempreendedorismo.

Essas abordagens unidas a um ecossistema de tecnologia e inovação proporcionam uma experiência de aprendizagem singular e significativa.

ChatGPT e o futuro da educação

Educação: um dos setores negligenciados na Cibersegurança

Rede de Educação Santa Marcelina amplia iniciativas voltadas à LGPD

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!