Ao adicionarem as chaves públicas PGP – Pretty Good Privacys – em seus perfis, alguns usuários do Facebook, em breve, poderão receber e-mails criptografados da rede social.
Em alguns posts na mídia internacional encontramos comentários de profissionais de segurança que afirmam que o uso do PGP seria um retrocesso. Voltamos a 1991! diz um dos posts. Porém , encontramos também muitos outros que parabenizam o Facebook, pois são adeptos da tecnologia.
E você? É contra ou a favor?
Philip Zimmermann, inventor do software de criptografia de e-mail PGP, esteve recentemente no Brasil participando de um evento e contou um pouco sobre a sua história como especialista em segurança da informação e afirmou que atualmente vivemos uma situação muito pior no segmento, se comparada aos anos de 1990.
Na época, por exemplo, a maior preocupação dele era uma lei dos Estados Unidos que limitava a exportação de produtos de criptografia e que, no caso do executivo, quase lhe rendeu uma investigação criminal ao decidir divulgar publicamente o código-fonte do seu software.
Segundo o especialista, antigamente quem queria se proteger com criptografia era questionado, sob a suspeita de que poderia “esconder algum segredo”. Atualmente, se você não usá-la “terá de se justificar”, afirma o também fundador da empresa de segurança SilentCircle.
Leia a matéria publicada no IDGNOW! ontem dia 1/06 que publicamos abaixo e deixe seu comentário.
Ao habilitar as chaves PGP, o Facebook protegerá o conteúdo da mensagem, afirmou a rede social
O Facebook chamou o recurso PGP de “experimental” e disse que está lançando a novidade aos poucos, apesar de uma timeline não ter sido anunciada. Os detalhes da chave PGP serão adicionados à seção de contatos e informações básicas do perfil de uma pessoa, na parte “informações de contato”.
A rede social envia mensagens privadas por e-mail para informar aos usuários quando recebem uma mensagem privada ou uma solicitação de amizade, por exemplo. Atualmente, a empresa usa o TLS para estabelecer conexões seguras com o provedor doe-mail de uma pessoa, mas isso não protege totalmente os detalhes de um e-mail privado.
Provedores de e-mail como Google e Yahoo escaneam a caixa de entrada do usuário e rodam anúncios com base no conteúdo de uma mensagem, uma prática que alguns usuários não gostam. Além disso, as revelações sobre o esquema de espionagem da NSA deixaram muitos usuários ainda mais preocupados com a privacidade online.
Usar o PGP oferece criptografia de ponta a ponta no e-mail e assegura que a única pessoa com a chave por ler o e-mail. Além de listar uma chave pública PGP, os usuários precisam escolher receber mensagens criptografadas. Os e-mails do Facebook serão assinados com a chave privada para que as pessoas saibam que o conteúdo é autêntico.
Por enquanto, as pessoas só podem adicionar chave pública ao usar um navegador destkop. O Facebook disse que os aparelhos móveis não suportam o gerenciamento de chaves e está investigando a razão para isso.
Fonte: IDGNOW!