O protocolo de segurança TLS/SSL é o que garante a identificação e o sigilo de toda a comunicação entre usuários e sites
Artigo escrito por Trustcert
PKI – Public Key Infrastructure em português, Infraestrutura de Chaves Públicas é uma combinação de políticas, procedimentos e tecnologia necessária para gerenciar certificados digitais em um esquema de criptografia de chaves públicas.
Os certificados digitais são documentos de identificação no mundo digital. Eles identificam pessoas, empresas, aplicações, softwares e dispositivos diversos de IoT – Internet das Coisas.
O certificado digital é a melhor opção de identificação no mundo eletrônico porque ele é um documento único baseado em cálculos matemáticos e tem interoperabilidade mundial.
Essa credencial eletrônica serve para estabelecer a comunicação confiável entre M2M – máquina a máquina, P2P – pessoa a pessoa, M2P – máquina a pessoa e P2M pessoa a máquina, uma vez que a identidade das partes foi verificada e atestada pelo que chamamos de “terceiro de boa fé” que são as Autoridades Certificadoras.
Para pessoas físicas, o certificado digital é utilizado para assinatura de documentos eletrônicos, assinatura e criptografia de e-mails e para autenticação em sistemas eletrônicos.
Já para o uso corporativo, o certificado digital é um dos recursos de tecnologia mais importantes para o mundo em que vivemos hoje.
É praticamente inconcebível que as empresas não protejam seus servidores web com criptografia considerando o número crescente de cibercrimes e as multas cabíveis no caso de invasão e divulgação de dados.
Assim como, não é comum nos depararmos com um site que não utilize certificados digitais para criptografia de seus servidores web.
Adicionalmente, as empresas mais conscientes do que significa a confiança digital não abrem mão da funcionalidade dos certificados digitais TLS/SSL, que é a identificação da organização obtida pelos certificados TLS/SSL OV – Validação de Organização e EV – Validação Estendida.
O protocolo de segurança TLS/SSL é o que garante a identificação e o sigilo de toda a comunicação entre usuários e sites. Sem esse recurso tecnológico como garantir o sigilo e a confiança necessária para as transações eletrônicas?
Até o momento, nenhuma outra tecnologia se iguala aos certificados digitais emitidos em sistema de PKI. Para manter as interações eletrônicas saudáveis é preciso que haja um alto grau de confiabilidade entre pessoas e entidades com as quais elas interagem além da interoperabilidade entre softwares e sistemas operacionais e a alta disponibilidade para garantir o nível de usabilidade exigido atualmente pelo mercado.
PKI é o que sustenta o escudo da confiança do SSL
O TLS/SSL é o maior símbolo de confiança na internet.
O que gera confiança entre pessoas e empresas é a identificação precisa entre as partes propiciando o uso da internet para comercialização de serviços e produtos, trabalho, estudo e outros usos sem preocupações e com liberdade.
A força do TLS/SSL justamente é a emissão feita em uma infraestrutura de confiança mundial que segue padrões técnicos e procedimentais.
O sistema de PKI é reconhecido por empresas de software, hardware e organizações como o CAB/Fórum, que é a organização que reúne as indústrias de Navegadores e de Certificação Digital.
Assim como a IEEE – Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas que é a maior organização técnica e profissional do mundo e são justamente os responsáveis, atualmente, pelos padrões dos certificados TLS.
Quem garante os procedimentos das entidades de uma PKI?
Auditoria é um dos fatores que geram a incontestável confiança no sistema de PKI. As Autoridades Certificadoras são auditadas periodicamente por empresas especializadas homologadas pela instituição WebTrust.
O padrão WebTrust é um conjunto de princípios projetados para seguir as melhores práticas internacionais de segurança da informação. Ao implementar o WebTrust, os usuários dos serviços da AC têm certeza de que suas transações estão protegidas por regras, procedimentos e políticas rigorosas
Algumas raras empresas no mundo optam por criar sua própria Autoridade Certificadora e emitem certificados digitais TLS/SSL fora do sistema de PKI.
No entanto, essa prática não é utilizada pelas empresas porque a criação e manutenção de uma AC privada para emissão de TLS/SSL acabaria sendo muito mais onerosa do que adquirir certificados emitidos por ACs no sistema de PKI.
Além disso, não usufruírem da interoperabilidade existente por conta dos padrões e os procedimentos que são atualizados constantemente pela indústria para mitigar possíveis “brechas de segurança” dos protocolos de segurança.
Trustcert orienta sobre principais ações frente a vulnerabilidade crítica do OpenSSL anunciada hoje
O que é confiança digital? Por Trustcert
Conheça os principais métodos de engenharia social aplicados nos ciberataques
Seu orçamento de 2023 contempla treinamento para cibersegurança e jornada digital?
Sobre TrustCert
O principal objetivo do lobo é proteger aqueles que estão sob sua guarda!
Sua postura inspira confiança, respeito e segurança da mesma forma que o certificado Trustcert, que com astúcia, inteligência e sociabilidade protege o seu site como um lobo faz com sua alcateia
Trustcert – O certificado SSL com tudo que você precisa, direto ao ponto!
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!
Acesse aqui e saiba tudo sobre TLS, o protocolo de segurança que garante o sigilo das informações e identifica empresas, dispositivos e objetos no mundo eletrônico.