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Por que e como as empresas coletam seus dados?

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21 de maio de 2024

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20 de maio de 2024

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Contato Seguro une forças com a Doc9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

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20 de maio de 2024

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20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

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15 de maio de 2024

Pagamentos com criptomoedas passam a ser aceitos pelo Banco do Brasil

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17 de fevereiro de 2023

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30 de dezembro de 2022

Novo recurso ITP promete simplificar os pagamentos no e-commerce

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17 de novembro de 2022

TOTVS lança sistema que gerencia assinaturas, contratos e pagamentos de empresas que atuam no modelo de economia recorrente

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16 de novembro de 2022

Muitas organizações coletam dados por meio das transações que seus usuários fazem, isso inclui informações sobre o que os consumidores compram

Especialista conta de que forma as informações dos consumidores são adquiridas e explica qual a importância desse conteúdo pessoal para as marcas.

Vivemos em uma era digital onde a coleta de dados se tornou uma prática comum entre as empresas. Isso porque, segundo a E-goi Digital Solutions, a combinação desses materiais com a utilização de inteligência artificial pode impulsionar as vendas de uma marca em 40%.

Embora apresente benefícios óbvios, a estratégia também levanta preocupações sobre a privacidade dos usuários. De acordo com um estudo da PSafe, três a cada cinco brasileiros temem terem suas informações vazadas ao comprarem um produto pela internet.

Com a pauta cada vez mais em evidência, foram criadas regulamentações específicas para garantir a proteção dos direitos dos indivíduos, como o GDPR, na União Europeia, e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), no Brasil. 

Mas por que as companhias querem saber sobre nossas particularidades?

dados
Marcell Rosa, Líder Regional Latam da CleverTap

Marcell Rosa, Líder Regional Latam da CleverTap, plataforma de retenção e engajamento de usuários, explica que o conhecimento sobre o público-alvo permite a tomada de decisões mais estratégicas por parte das empresas: “Ao entender melhor o comportamento e as preferências dos clientes, as marcas podem oferecer experiências mais relevantes e satisfatórias. Antigamente, por exemplo, recebíamos diversas ofertas que nada correspondiam com a nossa personalidade e serviam apenas para sobrecarregar nossos e-mails. Hoje, no que chamamos de era da personalização, os conteúdos recebidos são mais assertivos e eficazes tanto para as empresas quanto para os consumidores”. 

Além disso, o executivo explica que a prática também ajuda a otimizar os produtos e serviços das companhias.

A coleta de dados permite que as empresas analisem o desempenho de seus produtos e façam melhorias, o que resulta em produtos mais eficazes e inovações constantes”, conta Marcell. Outro ponto importante está relacionado à segurança e detecção de fraudes. Com o monitoramento da jornada do usuário, a verificação de padrões suspeitos torna-se mais competente para as marcas. 

Como as empresas coletam esses dados?

As marcas conseguem coletar as informações sobre os clientes ou potenciais clientes de diversas maneiras. Muitas vezes isso é feito por meio de práticas comuns na era digital. 

O especialista lista 6 caminhos pelos quais as companhias costumam navegar:

Registros de transações

Muitas organizações coletam dados por meio das transações que seus usuários fazem. Isso inclui informações sobre o que os consumidores compram, quando compram e como pagam. Esses registros podem ser usados para entender as preferências dos consumidores e oferecer produtos ou serviços mais relevantes.

Redes sociais

A prática de rastrear atividades em plataformas de mídia social, como Facebook, Twitter e Instagram, também é bastante comum. Dados como as páginas seguidas pelos consumidores, as postagens curtidas e as hashtags utilizadas ajudam as empresas a criar campanhas de marketing direcionadas.

Cookies e rastreamento online

Quando você navega na web, muitos sites usam cookies para rastrear sua atividade. Isso permite que eles saibam quais páginas você visitou, quanto tempo passou em cada uma e até mesmo quais produtos você visualizou. Essas informações são usadas para personalizar anúncios e melhorar a experiência do usuário.

Pesquisas e questionários

Empresas frequentemente pedem aos clientes que participem de pesquisas e questionários. As respostas fornecem informações valiosas sobre as opiniões e preferências dos consumidores, que podem ser usadas para tomar decisões estratégicas.

Sensores e dispositivos Inteligentes

Com o aumento de dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT), como termostatos inteligentes e assistentes de voz, as empresas podem coletar dados em tempo real sobre como os usuários usam seus produtos. Isso permite melhorias de design e funcionalidade.

Dados de localização

Muitos aplicativos móveis solicitam acesso à sua localização. Com isso, as marcas podem rastrear onde você está para oferecer serviços baseados no seu endereço, como direções, promoções locais e informações sobre pontos de interesse próximos.

“Apesar de ser um assunto ainda delicado e que vale diversas melhorias, a utilização de dados de forma ética traz benefícios tanto para as empresas quanto para os consumidores, que têm a disposição um leque de ofertas que atendem às suas preferências, necessidades e desejos”, finaliza Marcell. 

Sobre a CleverTap

CleverTap é uma plataforma completa de envolvimento do cliente que ajuda as marcas a personalizar e otimizar todos os pontos de contato do consumidor para melhorar o envolvimento, a retenção e o valor de vida útil do usuário.

A plataforma capacita as empresas a orquestrar experiências para indivíduos em seus ciclos de vida e projetar jornadas personalizadas que duram toda a vida. Ela oferece análises que abrangem todos os aspectos do ciclo de vida, permitindo que as empresas avaliem e otimizem cada experiência em tempo real.

Sua capacidade única de IA é perspicaz, empática e prescritiva, facilitando decisões mais inteligentes e rápidas. A plataforma tudo-em-um unifica as experiências de todos os pontos de contato, abrindo caminho para uma nova era de envolvimento do cliente.

A plataforma é alimentada pelo TesseractDB™ – o primeiro banco de dados do mundo criado especificamente para engajamento do cliente, oferecendo velocidade e economia de escala.

CleverTap tem a confiança de 2.000 clientes, incluindo Electronic Arts, TiltingPoint, Gamebasics, Big Fish, MobilityWare, TED, English Premier League, TD Bank, Carousell, AirAsia, Papa John’s e Tesco.

Apoiada por investidores líderes como Peak XV Partners, Tiger Global, Accel, CDPQ e 360 One, a empresa está sediada em Mountain View, Califórnia, com presença em São Francisco, Nova York, São Paulo, Bogotá, Londres, Amsterdã, Sofia , Dubai, Mumbai, Bangalore, Cingapura e Jacarta.

Para mais informações, visite CleverTap.com ou siga no LinkedIn e X.

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