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Por que o Certificado Digital tem validade?

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25 de novembro de 2022

O Certificado Digital tem validade e isso oferece mais segurança ao usuário, especialmente quanto à garantia de atualização de suas normas e padrões

A tecnologia inova, assim como as ameaças, por isso, é preciso acompanhar essas mudanças para que o Certificado ofereça a proteção necessária à sua utilização.

Portanto, a validade do Certificado garante uma chave nova e avançada, sempre que a renovação acontecer. Além disso, é necessário atualizar o Certificado sempre que o titular alterar seus dados, seja ele pessoa física ou jurídica. 

A validade de um Certificado Digital varia de 12 a 60 meses, ou seja, de 1 a 5 anos, de acordo com o seu tipo. Certificados A1 podem apresentar validade de até 12 meses, ao passo que os A3 podem valer por 36 meses. Por fim, há o Bird ID, cuja validade pode perdurar por 60 meses.

Continue acompanhando este artigo para entender mais sobre a validade do Certificado Digital, como identificá-lo e renová-lo antes de seu vencimento!

Como saber a data de validade do Certificado Digital?

Se Certificado Digital tem validade, é muito importante aprender a identificá-la. Isso porque deixá-lo expirar não é indicado, já que isso limita a proteção em meios digitais e bloqueia suas funcionalidades.

Além disso, quando ele ainda se encontra dentro do prazo de validade, é possível fazer a renovação online do Certificado. Ela se dá de forma segura, muito prática e rápida.

Mas, quando ele vence, é preciso adquirir um novo Certificado e passar novamente pelo processo burocrático e obrigatório de aprovação. 

A renovação, quando acontece dentro do prazo de vigência do documento eletrônico, garante maior conforto ao usuário, uma vez que é possível fazê-la sem agendamento, de onde ele estiver.

Saiba como identificar a validade do Certificado de acordo com seu tipo:

Identificando a data de validade de Certificado Digital A1

A emissão do Certificado A1 se caracteriza por sua instalação no computador do seu titular. Dessa forma, a identificação da sua data de validade se dá por meio das configurações do navegador da internet.

O usuário deve clicar em “Privacidade e Segurança”, depois em “Segurança” e ali encontrará a opção “Gerenciar Certificados do dispositivo”. 

Nessa opção do menu estarão dispostas todas as informações do Certificado Digital, como os dados de seu titular, quem é sua Autoridade Certificadora e a sua data de validade. 

Identificando a data de validade de Certificado Digital A3

Já com relação ao A3, esse Certificado Digital tem validade que pode ser identificada por meio do acesso ao dispositivo que contém o registro de seus dados, como um Token, Smartcard.

Portanto, o primeiro passo para descobrir sua vigência é inserir o dispositivo em um computador. Em “Opções da Internet”, do computador, será possível encontrar as informações sobre o Certificado clicando em “Conteúdo” e, em seguida, em “Certificados”.

Após verificar a validade do Certificado Digital, é possível saber quando fazer a sua renovação, para não ficar sem a proteção que ele garante. É recomendável não deixar para a última hora e fazê-la com alguns dias de antecedência.

O que acontece se deixar o Certificado Digital vencer?

Há o cancelamento automático do Certificado Digital que tem validade vencida. Dessa forma, é altamente recomendável sua renovação antes da expiração. Isso possibilitará que ele continue sendo usado para:

– Assinar documentos;

– Fazer emissão de notas fiscais;

– Assinar relatórios e laudos;

– Prescrever receitas;

– Assinar petições processuais;

– Dentre outros objetivos.

Com a renovação antecipada, não há interrupção dessas funções e não será preciso lidar com os entraves que ela pode causar.

Não há reversão para o cancelamento, mas, caso o certificado vença, é possível adquirir um novo por meio de outro processo de compra e emissão.

Entretanto, aqueles que possuem Certificado Digital em nuvem – Bird Id – ou algum Certificado Digital A3 em mídia e dentro do prazo de validade, podem evitar esse trabalho.

Isso porque, para eles, é possível realizar a emissão de forma automática do novo Certificado, por meio da plataforma Emissão Online.

Até que isso aconteça, documentos e notas ficarão parados, ou sob o risco de assinaturas realizadas por outros meios, que não são seguras nem possuem validade jurídica. 

O Certificado Digital é o único meio eletrônico de assinatura com validade jurídica. Dessa forma, quando são feitas assinaturas sem ele, não há como comprovar a sua origem.

Sendo a Emissão Online tão simples, rápida e segura, não há porque arriscar passar por essas adversidades?

Como renovar o Certificado Digital?

A renovação online é a ideal para o Certificado Digital ainda vigente. Isso porque ela não exige que o titular se desloque a uma loja física, nem que faça videoconferência. Também não é necessário agendar. 

O processo acontece em poucos cliques e em 3 minutos, é possível garantir o Certificado pelo mesmo período indicado no primeiro contrato. Além disso, a renovação pode ser feita de qualquer local e dispositivo com acesso à internet.

Ela se dá por meio do recebimento de um voucher no e-mail. Este é adquirido em uma Autoridade Certificadora, como a Soluti, em uma Autoridade de Registro ou com um contador parceiro de uma empresa de Certificação Digital. Sua validação acontece através de uma plataforma online. 

Não é necessário apresentar nenhum documento: com o voucher em mãos, basta acessar a plataforma, escolher o tipo de Certificado que será renovado e seguir o passo a passo informado. Para obter esse conforto, não é necessário pagar nada além do referente à renovação do Certificado Digital.

Quando o procedimento é mais extenso e burocrático, o titular pode entendê-lo como difícil, complicado e adiar sua execução.

Por isso, os contadores que oferecem a possibilidade dessa renovação tão prática, que é a online, alcançam a satisfação de seus clientes e os tornam mais propensos a renovar o seu documento digital. 

Esse instrumento de segurança vem facilitando muito a vida daqueles que possuem forte presença no mundo online e daqueles que estão em processo de migração do seu negócio para este mercado. 

Sua aquisição é prática e sua utilização é muito simples, assim como sua renovação, quando o Certificado Digital tem validade expirada.  

Contadores que desejam oferecer essa segurança e praticidade a seus clientes tem a possibilidade de fazê-lo agora mesmo: basta preencher os dados nesse formulário e aguardar o contato da Soluti!

Fonte: Soluti

Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.

Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.

Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura IntelliSign, dando um importante passo para a sua internacionalização.

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