A IA na saúde pode ser fundamental, permitindo resposta rápida por meio da detecção de doenças ou qualquer alteração no organismo
Por Luis Ceciliato
A inteligência artificial (IA) está sendo aplicada de maneiras cada vez mais interessantes. No setor de segurança, os recursos de IA agora estão incorporados em intercomunicadores de vídeo, alto-falantes de rede e nas próprias câmeras de vigilância por vídeo.
Graças a essa ferramenta, agora podemos “ensinar” nossos dispositivos de rede inteligentes a entender o que estão vendo, permitindo que eles analisem cenas e forneçam dados abrangentes em tempo real. Seus usos podem ser infinitos.
O setor médico e hospitalar também envolve ter segurança de classe mundial, tanto para o atendimento ao paciente quanto para o gerenciamento das operações de qualquer instalação clínica ou hospitalar. A transformação que estamos testemunhando atualmente é apenas o começo.
Sem dúvida, haverá aumentos significativos na eficiência da produtividade impulsionados pela adoção dessa tecnologia.
Alguns exemplos importantes disso são:
Monitoramento da equipe e dos pacientes
Os hospitais, com seu grande fluxo de pacientes, funcionários e visitantes, enfrentam desafios para gerenciar o ambiente de controle e fornecer cuidados adequados. A IA pode aliviar essa carga detectando e notificando automaticamente sobre situações predefinidas, melhorando a consciência situacional e alertando em tempo real sobre incidentes ou eventos inesperados.
Manter a segurança como prioridade
Em uma instituição de saúde, é difícil para a equipe estar ciente de todas as situações urgentes sem assistência. A IA pode ser fundamental, permitindo uma resposta rápida por meio da detecção de eventos como quedas ou ausência do paciente do leito. Essa tecnologia cria uma estrutura esquelética do paciente sem coletar informações de identificação pessoal.
Monitoramento proativo do ambiente de saúde
A identificação do veículo é tão importante quanto a identificação pessoal. O reconhecimento de placas fornece dados úteis sobre veículos que frequentam áreas sensíveis e pode ajudar a identificar os envolvidos em crimes como vandalismo, assaltos, invasões após o expediente ou sequestros de pacientes.)
A detecção de veículos em contramão usa a localização de objetos para identificar comportamentos incomuns dos veículos, o que pode evitar roubos ao detectar o acesso irregular à propriedade. Ela também ajuda a identificar o comportamento errático do motorista, alertando sobre possíveis emergências médicas.
A localização de objetos pode identificar automaticamente a presença de armas em instalações de saúde. Se a IA detectar uma arma na entrada, ela emite alertas de segurança, permitindo que o prédio seja bloqueado e que as autoridades policiais sejam notificadas em tempo real.
Os recursos atuais de IA podem ser de grande ajuda quando se trabalha em instalações de saúde. Seja para um melhor monitoramento dos pacientes ou para uma equipe mais eficiente, adicionar inteligência incorporada ao seu sistema de vigilância resultará em melhores resultados para os pacientes e criará instalações mais seguras e eficientes.
CFM lança nova plataforma para combater atestados falsos. Saiba como funciona
Doutor ao Vivo lança IA para auxiliar na triagem de pacientes no pronto-atendimento
Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo busca certificação de hospital digital
Ecossistema global de ransomware ataca setor de saúde incluindo hospitais brasileiros
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!