Últimas notícias

Fique informado

Portugal à vista: escola promove curso gratuito de programação low-code 

4 de fevereiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Escola de programação visa transformar a realidade das favelas brasileiras por meio de tecnologia avançada

Iniciativa atua em favelas do Rio de Janeiro e São Paulo com o objetivo de democratizar o acesso de jovens ao mercado de trabalho

7 de janeiro de 2023

Transformação digital e acessibilidade: pequenos e grandes negócios devem estar atentos à inclusão

Apesar do aumento de visibilidade do tema, muitas empresas ainda não incorporaram medidas inclusivas na rotina e no ambiente digital

4 de janeiro de 2023

A força da robótica nas escolas e o poder da tecnologia para o processo de aprendizagem

A robótica educacional estimula aptidões fundamentais e o desenvolvimento de novas gerações de engenheiros e pesquisadores

23 de dezembro de 2022

Plataforma de Inteligência Artificial já economizou mais de 300 mil horas de trabalho de professores com correções de textos

Gomining desenvolveu uma solução com Inteligência Artificial que permite que os professores passem mais tempo focados nas estratégias pedagógicas ao invés de passar horas corrigindo provas discursivas

20 de dezembro de 2022

Não à toa, desde 2019, está em vigor o Tech Visa, um tipo de visto específico para profissionais de tecnologia trabalharem em Portugal

Workshop 100% on-line, no mês de Fevereiro, ensina brasileiros sobre a tecnologia mais procurada na Europa e que pode ser a porta de entrada para uma vida no exterior.

Para os brasileiros que sonham em morar em Portugal, mas não possuem cidadania e encontram dificuldades em conseguir um visto de trabalho ou moradia, um dos caminhos pode ser a especialização em programação low-code.

Isso porque à procura por profissionais de Tecnologia de Informação (TI) na Terrinha é enorme e a tecnologia low-code, criada e desenvolvida em solo português, promete oferecer uma equipe mais enxuta e com mais produtividade – resolvendo o problema de escassez de profissionais.

Não à toa, desde 2019, está em vigor o Tech Visa, um tipo de visto específico para profissionais de tecnologia trabalharem em Portugal.

Mais de 260 empresas já foram certificadas pelo governo português, com cerca de 1.265 termos de responsabilidade emitidos para trabalhadores qualificados permanecerem em Portugal.

E em sua maioria, esses profissionais são brasileiros (1.027), segundo dados do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), criado em Portugal. 

Pensando nisso, a RafaOutSystems, considerada a 1ª e maior escola digital de programação OutSystems do mundo, promove um curso gratuito e 100% on-line de programação low-code, durante todo o mês de Fevereiro.

O workshop é voltado para pessoas que não são da área de tecnologia, e desejam começar a programar do zero, como também para quem já possui experiência em TI e deseja se especializar em low-code – considerada uma linguagem de programação mais fácil, intuitiva, visual e com pouca ou nenhuma necessidade de conhecimento em código.

“É uma oportunidade para quem quer dar os primeiros passos na carreira de programador. Qualquer pessoa pode aprender a programar em low-code, começando do zero, sem conhecimento prévio na área de tecnologia”, afirma Rafael Pereira, fundador da escola digital e que também já passou pela experiência de morar em Portugal atuando como programador low-code.

 Sem limite de vagas, a capacitação será 100% on-line e gratuita, com duração de dez horas de aula. O curso estará disponível somente no mês de Fevereiro, e para se inscrever no workshop e começar agora mesmo, basta acessar o site da escola RafaOutSystems, através do link https://www.rafaoutsystems.com/WorkshopLowCode

O que é low-code?

O termo low-code é usado para denominar plataformas que permitem a construção e manutenção de aplicações completas, de uma forma mais simples e intuitiva.

Por ser uma forma extremamente visual de programar, muito baseada em “arrasta e solta”, porém sem comprometer performance, capacidade de integração, escalabilidade e flexibilidade, este tipo de programação acelera todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software, sem a necessidade de conhecer explicitamente linguagens de programação tradicionais.

Além da forma visual de programar, este tipo de tecnologia permite que aplicações para web e para dispositivos móveis, sejam construídas em um único lugar, sem a necessidade do profissional ser especialista em diversas tecnologias diferentes, como acontece hoje em tecnologias tradicionais.

Saiba mais sobre o Tech Visa

O Tech Visa tem como objetivo garantir que quadros altamente qualificados, estrangeiros à União Europeia, possam ter acesso aos empregos criados pelas empresas portuguesas de forma simplificada.

O programa dirige-se a empresas inseridas no mercado global, com sede ou estabelecimento estável no território nacional, que pretendam atrair para Portugal quadros técnicos qualificados e especializados, oriundos de estados terceiros e residentes fora da União Europeia.

O IAPMEI é a entidade responsável pela certificação das empresas, envolvendo o Serviço Estrangeiro e Fronteiras (SEF) e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares, no processo de atribuição dos vistos de residência para os profissionais contratados pelas empresas certificadas.

Sobre Rafael Pereira:

Rafael Pereira é formado em Sistemas de Informação pela Uniasselvi, em Blumenau (SC). Apesar de ter ingressado no mercado como designer gráfico, a aposta nesta tecnologia transformou revolucionou a sua carreira, e hoje o empreendedor em um dos poucos representantes e especialista brasileiro que oferece curso profissionalizante e on-line na Plataforma OutSystems, na Academia RafaOutSystems, sua escola digital para programadores em low-code, que já alcançou mais de 1.300 alunos de mais de 10 países – desde profissionais de TI que buscavam uma atualização até pessoas a fim de uma mudança de carreira.

O catarinense também é proprietário da Digital Alchimia, empresa que presta serviços e consultoria de OutSystems para grandes empresas e instituições. Em 2021, ganhou o prêmio de Produtor de Conteúdo das Américas sobre essa tecnologia, atribuído pela própria OutSystems no evento Global da fabricante.

Educação: um dos setores negligenciados na Cibersegurança

Dia da Educação: a necessidade de uma educação atualizada sobre segurança cibernética

Educação, metaverso e empreendedorismo: a inclusão das mulheres nos papéis de liderança no setor

O 5G pode transformar definitivamente a educação

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Em novembro de 2024 completaremos uma Década De Sucesso!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada. Contamos com a colaboração de um excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. E não podemos esquecer de parcerias incríveis que temos com as Assessorias de Imprensa que nos fornecem informações detalhadas e atualizadas sobre as empresas que atendem.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação, segurança e gestão gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!