Neste ano, o evento acontece simultaneamente em mais de cem países. Em São Paulo, atividades livres e gratuitas para todas as idades, profissionais e amadores, serão realizadas hoje, 6 de abril, no Centro Cultural São Paulo
A Prefeitura de São Paulo promove, hoje, mais uma edição do Arduino Day, evento que reúne coletivos makers, hackers, comunidades e profissionais ligados à tecnologia criativa e inovação.
São cerca de 60 horas de programação simultânea com atividades gratuitas que estarão abertas ao público de todas as idades, de profissionais a amadores, no Centro Cultural São Paulo, a partir das 10h.
O evento celebra a criação da plataforma de hardware livre Arduino, criada em 2005, na Itália. O baixo custo e a manipulação acessível desse dispositivo revolucionaram o desenvolvimento e controle de sistemas interativos, tornando a computação física acessível a todos, inclusive estudantes e projetistas amadores. Atualmente, o Arduino é conhecido e utilizado no mundo todo e sua criação é comemorada em mais de cem países.
Na cidade de São Paulo, teremos mais de vinte oficinas, seis workshops, cinco painéis de debate e oito mesas com oficinas independentes com coletivos e comunidades tech, oferecendo atividades ao longo do dia com as mais diferentes abordagens para o uso do Arduino.
Temas inovadores e soluções de antigos problemas estão entre as propostas desse evento organizado pela rede de laboratórios públicos de fabricação digital – FAB LAB LIVRE SP – programa vinculado à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia em parceria com o Instituto de Tecnologia Social – ITS BRASIL.
Dentre as oficinas e debates, temas como “Inteligência Artificial: futuro do trabalho”; “Arte e Tecnologia” e “Educação, Criação e Tecnologia” serão abordados.
Oito mesas estarão disponíveis para grupos e parceiros da rede FAB LAB LIVRE SP que trabalham com Arduino, como o Hardware Livre da USP, Lab das Minas, Woman in Blockchain, FATECs e IFSP de Guarulhos – eles poderão compartilhar inovações, experiências e conhecimentos sobre o uso dessa tecnologia.
Quem já está pensando em ter uma casa tecnológica acessível vai poder contar com a oficina de automação residencial e ainda ampliar a abordagem com a atividade de automação urbana: “Horta automatizada e montagem de máquina de Rube Goldberg” – máquina de reação em cadeia para realizar tarefas simples, comum em desenhos animados. Quem ainda está começando não vai se sentir de fora.
Seis workshops e oficinas básicas também estão no escopo de atividades, inclusive voltada para crianças, que são convidadas a conhecer o fazer tecnológico, comunitário e criativo por meio da animação digital de personagens infantis.
Outros destaques do Arduino Day em São Paulo são as presenças de Gedeane Kenshima, engenheira IFSP e professora de ETEC, conhecida por “menina-brilho”, que vai montar um “lab aberto” de arduino; e de Mau Maker (Maurício Jabour) que trabalhará com o desafio de conectividade, articulando Arduino e NFC, um dispositivo de integração de sistemas.
“Criar um ambiente que ofereça condições para que as pessoas tenham acesso às novas tecnologias é uma das propostas da rede FAB LAB LIVRE SP. Conseguimos criar verdadeiros hubs de tecnologia que conciliam cultura, arte, educação e inovação em um mesmo lugar, impactando pessoas de diversos perfis, do profissional ao amador”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.
As atividades são livres e gratuitas e estão disponíveis para consulta na página do Facebook. Para participar do evento, basta inscrever-se antecipadamente no site.
SERVIÇO
Arduino Day São Paulo
Onde: Centro Cultural São Paulo | R. Vergueiro, 1000, Paraíso
Quando: Hoje | 06/04 | 10h – 19h
Acesso: Gratuito com inscrições no site