Todas as senhas das redes sociais administradas pelo Palácio do Planalto foram publicadas nesta terça-feira dia 10, por engano, no Twitter. O erro aconteceu em uma publicação do Portal Brasil sobre a permanência da Força Nacional no Rio Grande do Norte por mais 60 dias.
O Portal Brasil, site do governo federal, postou no Twitter a mensagem sobre a Força Nacional no Rio Grande do Norte e, junto ao texto, anexou um link com todas as senhas das contas dos perfis do Palácio do Planalto nas redes sociais.
Em anexo, ao invés de haver o link para a reportagem, havia um arquivo do Google Drive com as senhas do Facebook, Twitter e Instagram do Planalto e do Portal Brasil.
De acordo com o que foi divulgado pela coluna “Radar On-line”, da Veja, que teria conseguido acessar a planilha a tempo…
Uma das senhas era “planaltodotemer2016”, ao lado da qual havia a observação “não trocar a senha
Isso demonstra a total falta de política de segurança da informação com as informações que deveriam ser guardadas a “7 chaves” por se tratar de assuntos relacionados a segurança nacional entre outras informações sigilosas e sensíveis. Isso é inacreditável!
A Secretaria de Imprensa da Presidência negou que se tratasse de um ataque de hackers. Segundo o Planalto, a postagem foi retirada do ar assim que foi descoberta a falha e todas as senhas foram alteradas. As responsabilidades estão sendo apuradas para evitar novos erros.
Assista a matéria:
“Perfil do governo federal posta por engano senhas de todas as redes sociais do Planalto” | GloboNews” neste link.