Evolução do cenário tecnológico impactará segmentos como áreas como imobiliário, industrial, educação e trabalho remoto, entre outros
Com o avanço acelerado da tecnologia, o ano de 2023 foi marcado por tendências digitais que transformaram significativamente o cenário tecnológico, impactando a vida cotidiana e os modelos de negócios de diversas indústrias. E, sem dúvida, essa evolução continuará sendo impulsionada no próximo ano.
Conforme ressalta o especialista em dados e inovação e professor de MBA da FGV, Kenneth Corrêa, as principais tendências que delinearam este panorama foram a consolidação do Blockchain, a expansão do Metaverso e a evolução da Inteligência Artificial.
“Em relação à Inteligência Artificial generativa, observamos um marco histórico alcançado pelo ChatGPT, que atingiu um recorde de 1.5 bilhões de visitas únicas em setembro deste ano, evidenciando a relevância da IA no dia a dia das pessoas. Esta tecnologia trouxe consigo uma explosão de inovação, potencializada pelas várias iniciativas de gigantes da tecnologia, que mergulharam na corrida para aprimorar e diversificar suas plataformas de linguagem natural. Google com o Bard, Meta com o LLaMA, e a novidade do Claude pela Anthropic, são exemplos que redefinem nossa interação com as máquinas”, destaca.
Uma pesquisa da Morning Consult Research aponta que a expectativa do público em relação às funcionalidades de IA inclui (nesta ordem) busca online, assistência na estrada, diagnósticos de saúde, receitas para cozinhar e assistentes inteligentes.
Neste contexto dos assistentes, a OpenAI lançou os GPTs, e a Meta introduziu seus assistentes virtuais apostando em figuras carismáticas como Snoop Dogg e Tom Brady para cultivar uma relação mais próxima e confiável com os usuários.
Contrariando previsões que falavam sobre um possível ostracismo dessa tecnologia, o Metaverso também avançou de forma significativa em 2023, com destaque para o anúncio dos óculos de realidade aumentada Apple Vision Pro e o lançamento do Meta Quest 3.
“Ambos evidenciaram o potencial desta tecnologia para transformar o entretenimento e as interações sociais, além de abrir novas frentes para aplicativos profissionais”, pontua Kenneth.
Quanto à Blockchain e a Web3, o Bitcoin dobrou seu valor de cotação, fator que estimulou a recuperação do mercado de criptomoedas, sinalizando um reaquecimento do interesse e da confiança nesta esfera.
Além disso, o marco regulatório dos criptoativos entrou em vigor em junho, e o mercado aguarda pelas normas específicas que serão editadas pelo Banco Central.
O Brasil tem lançamento previsto de sua própria moeda digital — o Drex, que está em fase de testes e deve ser lançada entre o fim de 2024 e o começo de 2025.
“O ano de 2023 consolidou tecnologias emergentes que já estavam no nosso radar, mas também apresentou desafios para uma adaptação mais robusta e ética ao ritmo frenético de inovação. A integração destas tecnologias no nosso dia a dia anuncia um futuro de possibilidades praticamente ilimitadas e enfatiza a imperatividade de estarmos acompanhando bem de perto a evolução tecnológica”, indica o professor da FGV.
Segmentos beneficiados pelas tendências digitais em 2023
Dentro deste contexto de transformação digital em 2023, alguns segmentos se destacaram em termos de benefícios concretizados pelas tendências emergentes, como explica Kenneth Corrêa.
Saúde
“O setor de saúde emergiu como grande beneficiário das inovações em inteligência artificial. Ferramentas como o Bard estão sendo utilizadas na melhoria da precisão de diagnósticos (em especial para condições incomuns e raras) e na personalização do atendimento ao paciente (em especial na triagem), através do processamento de enormes volumes de dados médicos e da geração de insights que influenciam decisões clínicas (como a Invisalign faz com a análise das radiografias de boca). A aceleração da telemedicina, impulsionada pela necessidade de soluções digitais ao longo da pandemia, apenas solidificou a posição central da IA na saúde, trazendo avanços significativos na acessibilidade e qualidade dos serviços médicos”.
E-commerce
O E-commerce também se viu grandemente favorecido, com a integração mais aprofundada de experiências imersivas possibilitadas pelo Metaverso (Meta Commerce) e realidades aumentada e virtual, redefinindo a experiência de compra.
“Por enquanto a maioria dos produtos vendidos é digital, ou seja, o comprador experimenta e usa o item comprado apenas em ambiente virtual. Mas a marca Pandora, em 2022, na novela Travessia da Globo,, mostrou como isso pode ser feito também com produtos físicos. A Renner também fez seu protótipo e colocou para funcionar. Esse movimento viabiliza lojas e exposições virtuais onde os consumidores podem interagir com produtos em um ambiente 3D, tornando esse processo mais envolvente e informativo”, destaca o especialista.
Criptomoedas e Blockchain
“As criptomoedas e o Blockchain continuaram a incentivar inovações no setor financeiro, especialmente com a expansão das finanças descentralizadas (DeFi, na siga em inglês) e a proposição de soluções cada vez mais seguras e transparentes para transações financeiras”, diz Kenneth.
Entretenimento
No setor de entretenimento, a Inteligência Artificial e o Metaverso abriram novas arenas para a experiência de usuários e consumidores.
“Jogos digitais, eventos virtuais e plataformas de streaming utilizaram tecnologia de IA para criar conteúdos personalizados e interações inovadoras, enquanto artistas e criadores encontram cada vez mais no Metaverso um espaço para explorar formas inéditas de expressão e monetização”, afirma Kenneth Corrêa.
Trabalho e educação
O desenvolvimento de habilidades digitais passou a ser essencial, e as plataformas de aprendizagem online se beneficiaram da aplicação de Inteligência Artificial para proporcionar experiências educativas customizadas.
No aspecto corporativo, a adoção de sistemas inteligentes e automatização proporcionados pela IA trouxeram eficiências operacionais, otimização de processos e potencializando a produtividade dos colaboradores, permitindo que as organizações focassem mais em inovação e crescimento estratégico.
Kenneth afirma que “Esta intersecção entre a saúde, o comércio, o entretenimento e uma série de outros setores demonstra como as tendências digitais de 2023 foram catalisadoras de um progresso abrangente e transformador”.
Tendências digitais que serão o grande diferencial tecnológico para 2024
“Com base nas projeções das principais consultorias e pensadores do setor e nas contínuas mudanças que vemos no panorama de tecnologia, acredito que as tendências digitais de 2024 focarão no reforço e evolução de fundamentos já estabelecidos em anos anteriores, sendo impulsionadas por novas ondas menores de inovação, dentro do oceano maior”, aponta Kenneth. O especialista destaca quais serão as principais tendências.
IA Generativa
A AI Generativa (GenAI) se firmará ainda mais no contexto de negócios e vida cotidiana, adaptando-se a diferentes indústrias e redefinindo o alcance da automação e personalização.
O processamento de linguagem natural (PLN), que cresceu exponencialmente em 2023, continuará a evoluir, impulsionando avanços em assistentes virtuais, ferramentas de produtividade e aplicações de consumo.
Esta onda de GenAI se aprofundará ainda mais à medida que as empresas busquem um equilíbrio entre os benefícios da automatização e os valores éticos intrínsecos ao manuseio de dados.
Metaverso
O Metaverso, impulsionado pela consolidação do Meta Quest 3, e pelo lançamento (anunciado) do Apple Vision Pro, tomará mais espaço nas aplicações práticas, estendendo-se do universo do entretenimento até compor uma infraestrutura vital para áreas como imobiliário, industrial, educação e trabalho remoto, com as tecnologias AR (realidade aumentada) e VR (realidade virtual) fornecendo uma interface cada vez mais imersiva e integrada.
Internet of Behaviours (IoB)
Outro vetor que promete ganhar ainda mais relevância em 2024 é o conceito mais amplo da Internet of Behaviours (IoB), que tenta traduzir dados em comportamentos, permitindo uma nova camada de entendimento e interação entre os consumidores e as marcas.
Esse movimento será ainda mais sustentado pelo crescimento das operações em qualquer lugar, reforçando as capacidades de trabalho flexível e híbrido.
O Internet of Behavior (IoB) é um visa analisar dados de comportamento humano na Internet, obter insights sobre o comportamento humano e prever tendências futuras. O IoB está conectado à Internet das Coisas (IoT), que é a “Internet de todas as coisas conectadas”.
A IoT é uma extensão e expansão da Internet, e com a crescente prosperidade da IoT, cada vez mais dados relacionados ao comportamento são coletados na Internet por dispositivos conectados, como sensores.
Blockchain
No que concerne ao Blockchain, devemos ver sua expansão para além das finanças (DeFi), influenciando a forma como encaramos a propriedade e os direitos digitais, a segurança cibernética e a integridade dos dados, especialmente com o aumento de estabilidade nos mercados de criptoativos e o uso mais disseminado de NFTs em diferentes setores.
Cloud
Por último, mas não menos importante, a adoção da Cloud (computação em nuvem) distribuída irá acelerar, acompanhando a migração de serviços e processos para infraestruturas de nuvem, oferecendo às organizações flexibilidade, resiliência e eficiência melhoradas.
“Estas tendências são apenas a ponta do iceberg do que esperamos ser um ano de inovação contundente, e estarão interligadas, fazendo cada vez mais parte de nossas vidas”, conclui Kenneth Corrêa.
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