Esta é uma das conclusões do estudo realizado com mais de 1.3 mil empregados em pequenas e médias empresas (PMEs) e que visa entender quais crises afetam mais as organizações deste segmento de mercado
Pesquisa da Kaspersky revela que a segurança digital pode gerar impactos equivalentes a uma queda brusca nas vendas.
Saiba o que os especialistas recomendam para evitar esse tipo de crise
O novo estudo global da Kaspersky mostra que os incidentes de cibersegurança podem criar dificuldades equivalentes a uma queda drástica nas vendas.
Esta é uma das conclusões do estudo realizado com mais de 1.3 mil empregados em pequenas e médias empresas (PMEs) e que visa entender quais crises afetam mais as organizações deste segmento de mercado.
Os resultados obtidos no Brasil mostram que os problemas de cibersegurança são o terceiro (14%) tipo de crise mais desafiadoras para um PME lidar.
À frente, aparecem uma queda brusca nas vendas (20%) e dificuldades associadas a fatos macroeconômicos (17%), como inflação e recessão.
Outro destaque do estudo é que um problema de segurança pode ser tão desafiador que um queda nas vendas, já que para esse nicho de empresas, a diferença entre elas é de 1% apenas.
Os resultados mostram o grau de importância que um vazamento de dados ou um bloqueio da operação por um ransomware geram nas organizações.
“Infelizmente existe um mito entre as pequenas empresas de que elas não são alvos atraentes para um ciberataque. Acredito que isso é uma questão cultural, no qual o brasileiro se vê em uma posição inferior: é o popular complexo do vira-lata. Se compararmos com as grandes empresas, que chegam a pagar milhões para não ter os dados vazados após serem hackeadas, o mito pode fazer sentido. Porém, o criminoso tem uma visão completamente diferente. Enquanto uma pessoa comum pode transferir diariamente algumas centenas de reais sem chamar atenção, qualquer micro ou pequena empresas mexe com milhares de reais todos os dias. Portanto, se eles conseguirem realizar uma fraude financeira contra uma PME, o lucro será sempre mais atraente do que um golpe contra um internauta qualquer”, explica Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil.
O executivo destaca ainda um detalhe importante que a pesquisa traz: “Das cinco principais dificuldades, todas são fatores que as PMEs não tem controle — exceto os problemas de cibersegurança, esta é a única que a organização tem total possibilidade de prevenir! Se um problema de segurança pode ser tão desafiador que uma queda nas vendas, espero que os empreendedores se lembrem disso quando estiverem decidindo os investimentos na área“.
Na opinião de Rebouças, as PMEs devem priorizar tecnologias na nuvem e que sejam customizadas para a realidade delas.
“Uma solução criada especialmente para as pequenas organizações terá uma gestão simplificada para que qualquer técnico de informática interno ou terceirizado possa garantir a proteção correta contra golpes e roubo de dados. E claro, o valor do investimento também estará alinhado com a realidade dessas empresas.”
O relatório completo e mais informações sobre as atitudes das PMEs face à crises estão disponíveis através do link.
Sobre a Kaspersky
A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. O seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, as infraestruturas mais críticas, Governos e consumidores por todo o mundo.
O portfólio de segurança da empresa inclui a solução líder de proteção para endpoint e um vasto número de soluções e serviços de segurança especializados que visam combater as ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução.
Atualmente, mais de 400 milhões de utilizadores estão protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e a empresa ajuda cerca de 240.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no site.
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