O Desenrola Brasil é uma importante ferramenta para ajudar os brasileiros a melhorar suas finanças e a recuperar a credibilidade no mercado. O programa tem o potencial de beneficiar milhões de pessoas e de contribuir para o crescimento econômico do país, no entanto, o programa também traz novas oportunidades para golpes contra a população endividada
Com o Programa o Governo, criado em junho de 2023, espera reinserir a população que está negativada na economia. Isso porque as pessoas negativadas têm dificuldade em conseguir crédito, o que dificulta o consumo e, consequentemente, a geração de emprego e renda.
O programa está dividido em duas fases
A primeira fase, que terá início em setembro, beneficiará as pessoas que têm renda de até dois salários-mínimos, inscritas nos CAD e com dívidas de até R$ 5 mil. Para esse público, o Fundo Garantidor de Crédito oferecerá garantia aos credores, o que significa que, se o devedor não pagar a dívida, o Fundo assumirá o pagamento.
A segunda fase, que já está em vigor desde o início de agosto, contempla pessoas com renda de até R$ 20 mil e inscritas nos bureaus de crédito. Para essa parcela da população, o Fundo Garantidor de Crédito não é acionado.
Canais Digitais: Como as empresas credoras podem otimizar a comunicação com clientes?
Atualmente a comunicação entre empresas e seus consumidores ocorre praticamente em sua totalidade por canais digitais. Isso é uma enorme evolução, traz inúmeros benefícios e principalmente muita agilidade, mas por outro lado, pode criar oportunidades para fraudadores que se valem da “angustia” vivida pelos endividados para transforma-los em vítimas.
A comunicação que é feita pelos canais digitais desponta como uma ferramenta que contribui para gerar uma melhor experiência entre cliente e empresa.
Porém, no caso de chamadas de cobrança, há uma questão bastante crítica que é localizar o cliente. A comunicação otimizada feita com o auxílio de ferramentas que utilizam a Inteligência Artificial, permite encontrar esse consumidor de forma personalizada.
Segundo Eduardo Tambellini, Consultor Sênior de Negócios da FICO, empresa global de software analítico e líder em plataformas de tomada de decisão com base em IA, ” uma instituição credora pode usar tecnologia para identificar clientes em potencial que estão mais propensos a negociar suas dívidas. Desta forma, a instituição consegue direcionar aos clientes ofertas personalizadas que são mais propensas a atrair sua atenção, fechar a negociação com mais agilidade e concluir negociações num prazo menor, contribuindo para o sucesso do Programa.“
Com as informações captadas por uma plataforma inteligente é possível conectar com outros dados, como taxa de reincidência, taxa de quebras de acordo e, a partir disso, promover uma melhor reorganização financeira do cliente para que ele possa sair da inadimplência e se manter saudável e ativo dentro da base de cada empresa.
“A tecnologia auxilia na negociação sustentável, ou seja, por meio de ferramentas que utilizam inteligência artificial, machine learning e analíticos, é possível entender quem é o cliente, como ele se comporta e direcionar um plano de pagamento parcelado que, de fato, ele possa honrar. Nos debruçamos sobre essas informações para que não ocorra a reincidência, ou seja, que o cliente não retorne à negativação pelo fato de não conseguir pagar as parcelas seguintes”, complementa Tambellini.
A comunicação ágil e personalizada evita prejuízos milionários para as empresas, uma vez que a tecnologia permite identificar e conectar de forma rápida com o cliente e, em casos de fraudes comportamentais, é possível avaliar o histórico e desempenho da pessoa para constatar, alertar e evitar a fraude.
Uma plataforma de tomada de decisão de IA pode auxiliar as empresas credoras no relacionamento com seus clientes de várias maneiras, incluindo:
– Identificar e atender às necessidades dos clientes: A tecnologia auxilia as empresas a entender melhor as necessidades e preferências de seus clientes, para que possam desenvolver produtos e serviços que atendam às suas necessidades.
– Personalizar a experiência do cliente: Ao personalizar a experiência do cliente as empresas são capazes de fazer recomendações para o cliente individual.
– Melhorar a eficiência do atendimento ao cliente: A plataforma com base em IA agrega eficiência do atendimento das empresas uma vez que fornece ferramentas e recursos que permitem que os agentes da empresa consigam solucionar problemas com mais rapidez.
– Reduzir a fraude: A tecnologia pode ajudar as empresas a reduzir a fraude, fornecendo ferramentas e recursos que ajudam a identificar e impedir fraudes financeiras.
Como se proteger dos golpes?
É importante estar atento aos golpes que podem ser aplicados nesse contexto. Um dos golpes mais comuns é o de se passar por um representante de uma empresa credora e exigir o pagamento de uma dívida que já foi renegociada ou quitada. Os golpistas também podem tentar obter informações pessoais, como senhas e números de cartões de crédito, para fazer compras fraudulentas.
– Nunca fornecer informações pessoais a pessoas que você não conhece;
– Só realizar pagamentos a empresas que você conhece e confia;
– Sempre desconfiar de ofertas que parecem muito boas para serem verdade;
– Nunca clicar em links em e-mails de pessoas que você não conhece;
– Manter seu antivírus e firewall atualizados;
– Ser cuidadoso ao navegar na internet.
Se você receber uma ligação ou e-mail suspeito, não hesite em reportar o caso às autoridades.
Como participar do Desenrola Brasil
Se você é o cliente
Para participar do programa, o interessado deve acessar o site do governo federal e fazer um cadastro.
É importante ressaltar que, neste momento, as dívidas em renegociação consideram apenas financeiras, não entrando valores pendentes junto a empresas de telecomunicações, água, luz e outros.
Instituições que aderiram ao programa devem desnegativar o nome de clientes com dívidas de até R$ 100,00. Mas é importante ressaltar que a retirada do nome de bureaus de crédito não significa o perdão da dívida. O devedor ainda terá que pagar a dívida, mas terá condições mais flexíveis para fazê-lo, como a possibilidade de parcelar o pagamento em até 60 vezes.
Depois, o interessado deve escolher um agente financeiro e negociar a dívida. O agente financeiro pode oferecer descontos, prazos maiores para pagamento ou outras condições mais vantajosas para o devedor.
O objetivo do Desenrola Brasil é ajudar os brasileiros a renegociar dívidas e limpar o nome. O programa oferece condições especiais para a renegociação de dívidas, como descontos, prazos maiores para pagamento e a possibilidade de quitar a dívida em parcelas mensais.
Se você é uma empresa
As empresas que são credoras se beneficiam do programa ao recuperarem parte das receitas pendentes em função da inadimplência de seus clientes por meio da renegociação.
O lançamento do Desenrola Brasil gerou uma grande onda de renegociações, inclusive independentes do programa, por todo o País. De acordo com dados da Febraban, nos primeiros cinco dias, os bancos negociaram mais de R$ 500 milhões em dívidas.
O programa Desenrola Brasil tem sido um sucesso, desnegativando 7,5 milhões de dívidas de até R$ 100 e renegociando quase 3 milhões de dívidas bancárias. O governo está trabalhando para reduzir o custo do crédito para os brasileiros, aprovando o PL 2.250/23, que viabiliza empréstimos com garantia de cotas de fundos de previdência, e trabalhando no novo Marco de Garantias.
Além disso, as empresas podem se beneficiar do programa ajudando seus funcionários a renegociar suas dívidas e melhorar sua situação financeira. Isso pode levar a um aumento da produtividade e satisfação no trabalho.
Como monitorar os resultados do Programa Desenrola Brasil
A Fico disponibiliza uma plataforma para que os interessados acompanharem o desempenho do Programa ao analisarem os índices de inadimplência da população brasileira. Os resultados podem ser acompanhados pelo FICO Risk Trends nesse link!
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