Últimas notícias

Fique informado

Provider IT, em conjunto com mais 3 empresas, lança o “Hub SPIN IA” para expandir ecossistema de inovação

14 de dezembro de 2023

Spotlight

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A Provider IT estruturou uma equipe de profissionais que inclui desde desenvolvedores até especialistas em Inteligência Artificial

A Provider IT, uma das principais consultorias e provedoras de serviços de TI do país, anuncia o lançamento do “Hub de Inovação SPIN IA”, projeto desenvolvido em parceria com o Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana e outras duas companhias, iLAB Brasil  e Neki, com o objetivo de fomentar o ecossistema da inovação, com foco em Inteligência Artificial (IA).

De acordo com o CEO da Provider IT, Cesar Salema, essa parceria é estratégica para atender integralmente às necessidades tecnológicas de IA atuais e o futuro das empresas, bem como fornecer um atendimento completo e personalizado às organizações.

Ao unirmos forças estimulamos o desenvolvimento de tecnologias que apoiam a otimização de processos, a fim de sanar os múltiplos desafios presentes nas rotinas de empresas de diferentes áreas”, destaca.   

Para a viabilização do projeto junto ao Hub SPIN IA, a Provider IT, que já conta com uma forte base de especialistas de TI, estruturou uma equipe de profissionais que inclui desde desenvolvedores, até analistas de negócios e especialistas em Inteligência Artificial. Além disso, a Provider IT, no início desse semestre, contratou para compor o time de Inovação, dirigido por Nedyr Pimenta Filho, o especialista em Inteligência Artificial, Eliéser Ribeiro, como Head na companhia para as iniciativas voltadas à IA. 

Parceria promissora 

Segundo o Diretor de Inovação da Provider IT, Nedyr Pimenta Filho, o encontro entre as companhias e o Parque Tecnológico aconteceu devido ao desejo em comum de fomentar a transformação digital nas empresas.

Nós, da Provider IT, trazemos à iniciativa a nossa sólida experiência de mais de 27 anos no setor de TI, enquanto a SERRATEC, um Parque Tecnológico que fomenta a inovação, tendo um amplo domínio relacionado à capacitação tecnológica e considerado o principal indutor de negócios de TI na região Serrana do Rio de Janeiro. Já a iLAB Brasil é especializada em serviços de Garantia de Qualidade de Software, serviços de Consultoria e soluções de inovação, sediada no Rio de Janeiro.  E, por fim, a Neki, uma empresa de Tecnologia da Informação que oferece soluções em softwares, serviços e consultoria, especializada em pesquisa, desenvolvimento e soluções para ambiente WEB e de missão crítica, sediada no Parque Tecnológico de Petrópolis-RJ”, explica.

Desta forma, Pimenta comenta que o SPIN funciona como um ecossistema colaborativo, onde cada empresa contribui com sua expertise específica.

Embora possamos oferecer consultoria conjunta, cada companhia mantém sua área de especialidade, trabalhando em sinergia. Assim, a ideia é que a iniciativa se estabeleça como um epicentro de inovação, com ênfase, em especial, em Inteligência Artificial”, ressalta. 

O executivo reitera que o histórico de sucesso das empresas destaca ainda mais a relevância do projeto.

As companhias já são conhecidas por desenvolverem soluções de IA para aplicações práticas, como em aplicativos de atendimento médico que melhoram o acesso e a eficiência do atendimento ao paciente, a otimização da logística de grandes equipamentos, sistemas avançados para detecção de fraudes em seguros e, ainda, ferramentas para gestão e concessão de crédito mais precisa e segura. Esses exemplos demonstram o potencial de inovação que o SPIN IA promete amplificar”.

O Impacto da Inteligência Artificial nas empresas

O desenvolvimento do Hub está em sinergia com o atual movimento do mercado de acompanhar de perto o uso de Inteligência Artificial Generativa nas empresas, mas que também impactem o consumidor final, a partir de lançamentos recentes do ChatGPT. Segundo um estudo divulgado pela plataforma Semrush,  o Brasil ocupa o 5° lugar entre os países quemais utilizam ChatGPT.

Diante deste cenário, o Head de Inteligência Artificial da Provider IT, Elieser Ribeiro, ressalta a força da Inteligência Artificial na contribuição para ampliar a competitividade das organizações.

A IA não apenas abre portas para oportunidades inéditas de negócios e serviços, mas posiciona a empresa na vanguarda das tendências, permitindo que ela molde o futuro do mercado por meio de soluções inteligentes e adaptáveis”, comenta.

Segundo o especialista, o SPIN IA é mais um importante passo da Provider IT para fortalecer a sua atuação na área de IA.

O SPIN IA fornecerá o apoio necessário para que as empresas enfrentem desafios como a integração de sistemas existentes, a análise eficaz de dados e a carência de habilidades especializadas nas equipes internas”, finaliza Ribeiro.

Sobre a Provider IT

Atuando desde 1996, a Provider IT consolidou-se como uma das mais importantes consultorias de TI para o segmento financeiro e de seguros, mantendo desde a sua fundação clientes líderes de mercado.

A companhia vem expandindo sua oferta para beneficiar grandes empresas de diversas indústrias. Com um time altamente qualificado com mais de 400 profissionais, a Provider IT oferece atendimento ágil, soluções inteligentes e personalizadas, alinhadas às demandas digitais. Com sedes no Rio de Janeiro, São Paulo e em Fortaleza, a Provider IT atende companhias de médio e grande porte, em todo o Brasil.

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

Inteligência Artificial transforma radicalmente a forma como a advocacia trabalha, revela pesquisa

4 tendências de Inteligência Artificial para 2024

Inteligência Artificial na gestão do relacionamento com clientes

CATEGORIAS

IA Notícias