O Metaverso representa o controle imenso de informações, e consequentemente de pessoas ao redor do mundo todo
Por Lívia Maria – Equipe de Redação
Embora o Metaverso seja uma aposta da tecnologia para os próximos anos, é impossível dizer que as revoluções tecnológicas que ocorrem nos dias de hoje não serão parte desta nova realidade quando finalmente pudermos conhecê-lo.
Mesmo que haja quem se apoie na ideia do fracasso da tecnologia, a presença de outros recursos “futuristas” como a internet 5G, o aprimoramento de realidade aumentada, em especial de wearables, como os óculos de realidade virtual, e a eficiência dos algorítmos, é dificil não dizer que somos gradativamente guiados para dentro do Metaverso.
Desde a proposta de um ambiente completamente virtual sugerido pelo criador do Meta, antigo Facebook, sabemos que o Metaverso necessita de muito mais do que conhecemos em video-games, como The Sims e Second Life – em que ambos permitem a sua presença em mundos alternativos com avatares personalizados, presença totalmente rasa quando a comparamos com a proposta de Zuckerberg e outros idealizadores de tal imersão tecnológica.
Metaverso: um universo de riscos
Ao especular sobre cenários negativos do Metaverso, especialistas alegam que sua concretização pode representar uma ameaça à soberania de governos, em razão de sua proposta de comercialização com moedas extraoficiais.
Contudo, a mais latente das preocupações diz respeito à privacidade e a proteção de dados, visto que o controle de dados pessoais por corporações privadas não são somente um risco de concentração de poder, mas também um risco à segurança de dados dos usuários.
Afinal a tecnologia representa um controle imenso de informações, e consequentemente de pessoas ao redor do mundo todo, ademais, nada garante que estes dados sejam expostos a vulnerabilidades e utilizados de maneira indevida pelas companhias responsáveis pela criação do Metaverso.
Como por exemplo, o Meta, que prepara-se para a criação de seu ambiente totalmente em realidade virtual, mas que não garante que escândalos de vazamentos de dados voltem a ocorrer em sua plataforma, como em 2016 e 2021.
Qual será a forma de amenizar os riscos do Metaverso?
Mesmo com uma série de dúvidas sobre como o Metaverso será, é inegável que a realidade chega para revolucionar a tecnologia em grande escala. É claro que assim como outras revoluções tecnológicas, o Metaverso trará aspectos positivos e negativos, e amenizar seus riscos, em especial, os riscos que dizem respeito aos dados. Estes necessitam de medidas legais que garantam sua privacidade e proteção, nada diferente do que já ocorre nos dias de hoje em ambientes digitais.
Uma grande revolução: a inovação da internet, Web3
Encadeamento de blocos a nível criptográfico, conheça a Blockchain
O que é ID Flash?
ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.
No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.
Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!