A necessidade de integração remota surgiu durante a pandemia, colocando a verificação remota de identidade no centro das atenções
Você pode conferir as soluções da Innovatrics ao vivo na Febraban Tech em São Paulo. A pandemia global deu o pontapé inicial para o uso generalizado da biometria, pois as empresas, incapazes de integrar novos clientes pessoalmente, tiveram que se adaptar rapidamente.
Soluções como a verificação remota de identidade facilitaram a operação de grandes empresas, mesmo com as rígidas regras da pandemia. Desde então, a verificação remota de identidade se difundiu com um enorme potencial de expansão, especialmente em áreas como a economia compartilhada.
A tecnologia de verificação remota de identidade estava disponível mesmo antes da pandemia, mas apenas algumas empresas de alta tecnologia escolheram essa solução, principalmente para produtos premium. A necessidade global de verificação remota rápida e confiável acelerou a tecnologia, tornando-a uma ferramenta amplamente utilizada em diferentes setores.
Para entender como funciona a verificação remota de identidade e por que ela se tornou um padrão mundial, conversamos com Viktor Bielko, gerente de projeto do Digital Onboarding Toolkit (DOT), uma tecnologia para o desenvolvimento de aplicativos de verificação remota de identidade.
De premium a comum
Imagine que você administre uma plataforma de compartilhamento de carros ponto a ponto. Nesse modelo de negócios, as pessoas podem alugar seus veículos pessoais para outras pessoas quando não os estiverem usando. No entanto, como os proprietários e locatários dos veículos são praticamente desconhecidos, como você garante que eles são quem dizem ser?
A verificação remota de identidade é a resposta. Ela fornece os meios para que a plataforma verifique a identidade de ambas as partes durante o processo de registro sem a necessidade de se encontrarem pessoalmente.
Ao fazer isso, empresas e organizações, como a plataforma de compartilhamento de carros entre pares, podem garantir que as pessoas sejam quem dizem ser antes de permitir que usem determinados serviços ou acessem determinadas informações.
A tecnologia pode verificar rapidamente se o documento de identidade de uma pessoa é válido e se a pessoa que o apresenta é seu verdadeiro proprietário. Além da tecnologia, o algoritmo de detecção de vivacidade pode evitar fraudes e possíveis ataques, como o uso de máscaras, fotos ou vídeos falsos.
A necessidade de integração remota surgiu durante a pandemia, colocando a verificação remota de identidade no centro das atenções. “Embora antes fosse inimaginável, tirar fotos de sua identidade de repente se tornou algo procurado é completamente normal“, explica Viktor Bielko. E tem se mantido normal desde então”.
Antes da pandemia, a Innovatrics fornecia suas soluções biométricas principalmente para grandes empresas que tinham a mão de obra e os recursos para implementá-las em seus softwares. No entanto, com o desenrolar do lockdown, a empresa percebeu que as empresas menores poderiam se beneficiar da tecnologia.
“É por isso que criamos o DOT – nosso Digital Onboarding Toolkit – que pode ser facilmente implementado no produto por qualquer desenvolvedor, mesmo que ele não tenha experiência com biometria“, diz Bielko.
Kit de ferramentas de integração digital para verificação interna
“O DOT oferece um conjunto completo de ferramentas com documentação e também permite o armazenamento e o gerenciamento de dados para evitar fraudes de identidade“, continua Bielko. As empresas também podem personalizar, escolher e combinar componentes para atender às suas necessidades.
Todos os processos são auto-hospedados e executados nos servidores da empresa, portanto, uma vez integrados, fica a critério da empresa a quantidade de tecnologia que ela utiliza.
O kit de ferramentas contém quatro componentes principais. “Todo o processo começa com a verificação da identidade. Isso significa que, para verificar a identidade, a tecnologia se certifica de que a identificação é válida e legítima. Nosso algoritmo reconhece cerca de 300 tipos diferentes de documentação em todo o mundo”, explica Bielko.
O segundo componente é a verificação facial, em que o algoritmo faz a correspondência entre a selfie do usuário e a foto do documento de identidade. “Para evitar ataques e falsificações, a detecção de vivacidade é implementada nessa etapa como outro componente essencial da tecnologia”, diz Bielko. O componente final é a plataforma Trust, que permite o gerenciamento dos processos.
Verificação na nuvem
O DOT foi um grande sucesso e passou a ser amplamente utilizado por empresas, instituições e governos em todo o mundo. Ainda assim, mesmo essa tecnologia era grande demais para pequenas empresas ou plataformas que precisavam apenas de etapas rápidas de verificação sem uma plataforma de gerenciamento ou infraestrutura própria.
“Respondemos a essa necessidade e criamos a verificação remota de identidade como um serviço (RIVAS). É uma solução em nuvem executada em nossos servidores e adaptada especificamente para pequenas empresas e plataformas, que só precisam se inscrever e configurar uma conta para usá-la na verificação de usuários“, explica Bielko.
Para explicar melhor como esse serviço funciona, imagine fazer compras on-line. Quando você está pronto para pagar pelos itens, o site normalmente o redireciona para o gateway de pagamento e solicita que você siga etapas específicas. Depois que o pagamento é concluído, você é redirecionado de volta ao site original.
Com a verificação remota de identidade como serviço, o usuário também é redirecionado para tirar uma foto de sua identidade e, em seguida, tirar uma selfie que confirme a autenticidade da identidade. Em seguida, o software verifica a identidade e, em caso de resultado positivo (a identidade e a selfie coincidem), coleta as informações da identidade, envia-as de volta à plataforma e redireciona o usuário de volta ao site.
Quando a verificação não é bem-sucedida, o usuário tem mais algumas tentativas (dependendo da configuração da plataforma), e tanto o usuário quanto a plataforma são notificados se a verificação falhar.
Sobre Innovatrics
A Innovatrics é um parceiro independente e confiável para tecnologia de gerenciamento de identidade biométrica. Até o momento, a empresa concluiu com êxito mais de 600 projetos em 80 países, com mais de um bilhão de pessoas processadas biometricamente usando o software da Innovatrics.
Combinada com uma abordagem inovadora e um atendimento proativo ao cliente, a Innovatrics capacita organizações de todo o mundo a integrar ou criar soluções poderosas e flexíveis de identificação biométrica de forma rápida e fácil.
Outros artigos da Innovatrics você lê aqui!
Biometria, o Resgate: ajudando as Democracias a criar Eleições Confiáveis
Do papel ao digital: Modernização dos registros criminais com biometria