Os certificados TLS – Transport Layer Security, o protocolo que substituiu o SSL – Secure Sockets Layer, são utilizados para gerar segurança e confiança nas comunicações via rede como Internet, Intranet, Extranet, VPN, Blockchain entre outras redes e inúmeras aplicações além de assinar códigos executáveis.
Por TRUSTCERT
Esse protocolo tem como objetivo criptografar os canais de comunicação e identificar a empresa, máquina ou aplicação gerando assim segurança e confiança.
Existem certificados digitais aplicados aos protocolos que se diferenciam pelo tipo de validação realizada pelas Autoridades Certificadoras que emitem esses certificados.
Basicamente, a validação é o que difere os tipos de certificados SSL/TLS e o que justifica a variação do preço entre eles, uma vez que o processo de validação representa um componente significativo na composição de custos para os emissores.
Quadro comparativo tipos de certificados SSL
Para o Certificado SSL DV – Validação de domínio, a Autoridade Certificadora valida apenas a existência e propriedade do domínio de forma automática, ou seja, sem nenhum tipo de interação humana.
Para o Certificado SSL OV – Validação de Organização, a Autoridade Certificadora tem que seguir o processo descrito e publicado em sua DPC.
DPC – Declaração de Práticas de Certificação, é um documento periodicamente revisado e republicado, que descreve as práticas e os procedimentos empregados pelas Autoridades Certificadoras para a emissão dos certificados digitais. É um documento extenso, mas que deveria ser conhecido pelos profissionais que adquirem grandes volumes de certificados.
O certificado SSL OV só é emitido após a verificação da existência da organização e de seu endereço, assim como, após o responsável pelo domínio se manifestar de que tem ciência sobre a emissão do certificado.
No caso do Certificado SSL EV – Validação Estendida, o nome já indica que a Autoridade Certificadora fará checagens adicionais aos procedimentos feitos para a emissão do certificado OV.
Normalmente é solicitado ao solicitante pela AC declarações de existência e atividade à terceiros prestadores de serviços no caso o Advogado ou Contador que trabalha para a empresa titular do certificado. Adicionalmente, outros tipos de verificações são feitos antes da emissão do certificado digital EV até que fique comprovado que o solicitante do certificado tem total controle sobre o domínio a ser validado.
Os procedimentos a serem cumpridos para a emissão de cada tipo de certificado SSL foram instituídos pelo CA Browser Forum – Conselho Internacional que regulamenta os procedimentos e requisitos técnicos dos certificados SSL e composto das principais empresas da indústria de Navegadores e Autoridade Certificadoras.
Benefícios dos SSL EV
O certificado SSL EV é o símbolo mais forte que atesta a identidade de uma organização no meio eletrônico.
O site ou código executável que exibe o certificado SSL EV agrega mais reputação e reconhecimento à marca, principalmente em relação a transparência e cuidados com a privacidade de dados dos seus visitantes e clientes e por isso é beneficiado pelo algoritmo dos buscadores que dão mais relevância aos sites que utilizam a criptografia do SSL EV nos resultados de busca.
O valor investido na aquisição dos certificados SSL EV retornam na forma de relevância do site justamente porque ele ganha posições organicamente, ou seja, sem investimento.
Que tipo de organização utiliza o certificado SSL EV?
Independentemente do setor, porte e atividade, as empresas que utilizam os certificados SSL EV tem incomum o entendimento de que no mundo eletrônico as organizações precisam ser confiáveis.
Essa confiança é conquistada por um conjunto de ações e posicionamento das organizações, mas destacamos que um dos componentes fundamentais para uma organização estar presente no mundo eletrônico é estar devidamente identificada para que as pessoas possam transacionar de forma tranquila, com a certeza de que seus dados estão seguros e terem ciência de que estão consumindo informações de fontes confiáveis.
Mas não são apenas as empresas desenvolvedoras de códigos executáveis, empresas que ofertam produtos e serviços na Internet que precisam se apresentar de forma inequívoca, os sites institucionais, de notícias, acadêmicos e que publicam conteúdos diversos, precisam ser reconhecidos como autênticos.
O SSL EV sinaliza ainda aos usuários que o código está em um canal identificado e seguro e isso auxilia na identificação de que aquela transação não se trata de uma ação de phishing, que não carrega dentro dele nenhum malware ou outras possíveis formas de fraude de identidade online.
O Certificado SSL EV é recomendável para empresas que exibem códigos executáveis, empresas de comércio eletrônico, empresas de alta reputação e também as que buscam visibilidade orgânica nos principais buscadores do mercado global.
Quando o Certificado SSL EV não é necessário?
Como vimos o certificado SSL EV é um sinalizador da inquestionável identidade da empresa por trás de um site como também vimos que a validação feita pelos emissores do certificado é mais completa e tem um custo muito mais elevado para a AC que a validação dos outros tipos de certificados, DV ou OV.
Esse custo é refletido no preço do certificado SSL EV, desta forma, as empresas devem adquirir esse tipo de certificado apenas para utilização em páginas exibidas para um público externo.
Para servidores web internos ou aplicações simplesmente operacionais ou administrativas, o certificado SSL OV provê perfeitamente os requisitos de criptografia para o sigilo dos dados e a confiabilidade para os usuários.
As empresas que negligenciarem a sinalização de que seus sites são seguros e identificados de forma correta poderão ter como consequência a utilização de páginas idênticas as suas para ações hackers.
Quanto mais confiança os clientes tenham em utilizar serviços ou comprar produtos em um site confiável, menos chances terão os hackers de utilizar sua marca para tirar alguma vantagem financeira sobre a reputação que sua organização adquiriu ao longo de toda sua existência.
SSL vs TLS: Quais são as diferenças entre esses protocolos?
Sobre TrustCert
O principal objetivo do lobo é proteger aqueles que estão sob sua guarda!
Sua postura inspira confiança, respeito e segurança da mesma forma que o certificado Trustcert, que com astúcia, inteligência e sociabilidade protege o seu site como um lobo faz com sua alcateia
Trustcert – O certificado SSL com tudo que você precisa, direto ao ponto!
Acesse aqui e saiba tudo sobre TLS, o protocolo de segurança que garante o sigilo das informações e identifica empresas, dispositivos e objetos no mundo eletrônico.