Últimas notícias

Fique informado

Quase 10 milhões de pessoas fizeram a declaração pré-preenchida do IRPF

2 de junho de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Prefeitura de São Paulo suspende pregão eletrônico para contratar sistema de reconhecimento facial

O programa “Smart Sampa” pretende instalar e integrar 20 mil câmeras até 2024 para Reconhecimento Facial na cidade de São Paulo.

5 de dezembro de 2022

O prazo para os contribuintes entregarem a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023 terminou ontem (31/5)

Alternativa foi disponibilizada de forma gratuita a contribuintes com contas ouro e prata no GOV.BR, que terão prioridade na restituição.

O prazo para os contribuintes entregarem a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023 terminou ontem (31/5), e mais de 41 milhões de pessoas acertaram suas contas com a Receita Federal dentro do prazo.

Dessas, 24% – mais de 9,8 milhões de cidadãos – utilizaram o modelo de declaração pré-preenchida, utilizando sua conta prata ou ouro na plataforma GOV.BR, gerida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O quantitativo ultrapassou a meta prevista de 20% pela Receita Federal. Em 2022 foram 7,6% de entregas neste modelo.

As pessoas que entregaram a declaração pré-preenchida terão prioridade no recebimento da restituição, recebendo logo na sequência após os grupos prioritários legais, que são contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, idosos entre 60 e 79 anos e idosos acima de 80 anos.

A opção pré-preenchida pelo GOV.BR – acessível desde a abertura do prazo de entrega até o último dia – reduz o risco de erros no preenchimento da declaração através do uso de informações disponibilizadas nos bancos de dados do governo.

O contribuinte ganhou tempo, visto que as informações repassadas no ano anterior são automaticamente importadas para a declaração atual, e prioridade no recebimento da restituição. O modelo pré-preenchido da declaração foi disponibilizado de forma gratuita aos cidadãos com conta ouro ou prata no GOV.BR.

No modelo de declaração pré-preenchida do IRPF 2023, as informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais foram alimentadas diretamente no Programas Geradores de Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023, sem a necessidade de digitação.

Oferecemos uma facilidade ao cidadão com sua conta GOV.BR prata e ouro, mas é importante ressaltar que o contribuinte deve verificar os dados exportados para a declaração, devendo realizar as alterações, inclusões e exclusões, se for o caso”, reforça o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. Caso seja necessário, é possível enviar uma declaração retificadora mesmo depois do final do prazo. É necessário informar o número do recibo da declaração a ser retificada.

Conta GOV.BR

Mais de 68 milhões de usuários do GOV.BR mudaram suas contas para os níveis Ouro ou Prata. Com isso, além da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, esses usuários conseguem acessar serviços como o Valores a Receber, do Banco Central, a declaração pré-preenchida do imposto de renda e a assinatura eletrônica.

A conta GOV.BR é gratuita e acessível por três tipos de cadastro: Bronze, Prata e Ouro. Cada um deles requer níveis de segurança diferentes e demandam coletas de dados distintas.

A identidade digital Bronze é a mais simples e o usuário recebe automaticamente ao fazer o seu cadastro na plataforma.

Com este nível, já é possível fazer acessos e transações simples, válidas em situações de baixo risco e que não envolvam informações sigilosas. A conta pode ser acessada por computador, notebook ou celular.

Caso não tenha conta no GOV.BR, basta acessar a plataforma pela web ou aplicativo GOV.BR

Fonte: Gov.br

Detran-GO adere à venda digital de veículos pelo aplicativo CDT com uso dos selos prata ou ouro do Gov.br

Em audiência pública, vice-presidente da AARB sugere mais segurança no acesso ao Gov.br

Administração pública ganha mais eficiência na gestão de documentos com o Super.GOV.BR

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!

TAGS

govtech IRPF