Receita visa com esses cruzamentos identificar fraudes nas deduções de despesas com saúde e com empregados domésticos para icluir contribuintes na malha fina
Prazo para declarar IR começa em 2 de março
Informações prestadas pelos contribuintes sobre despesas com saúde e empregados domésticos serão cruzadas, neste ano, com aquelas declaradas pelos médicos e com os dados do eSocial, página usada para cadastro de empregadores e empregados domésticos.
De acordo Elaine Pereira de Souza, responsável na receita por esses cruzamentos, já era solicitado, desde o ano passado, que os profissionais de saúde que atuam como autônomos informassem, em sua declaração do IR, o CPF dos seus pacientes, mas efetivamente, só este ano a Receita fará os cruzamentos para a chamada “malha fina”.
eSocial
Com a instituição do eSocial, no ano passado, a Receita passou a ter mais detalhes sobre contratos de trabalho, desta forma, neste ano os dados do eSocial serão utilizados no cruzamento de dados.
É permitido ao contribuinte abater parte do valor pago aos empregados domésticos com tributos, mas somente por meio da declaração completa.
Segundo declarou Flavio Vilela Campos, coordenador-geral de Fiscalização da Receita o objetivo da medida é identificar deduções indevidas no Imposto de Renda, de despesas com empregados domésticos. Campos lembrou que, no ano passado, a Receita lançou uma operação contra fraudes nessas deduções, chamada de “Falsa Patroa”. Ano passado só m escritório de contabilidade usou dois CPFs de empregadas doméstica em 13 mil declarações.