Mensagens, através de Whatsapp, SMS e e-mail, induzem contribuintes a acreditarem que estão tratando com a Receita Federal
Um grande número de contribuintes, independentemente de sua situação no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), vem recebendo mensagens através de SMS, WhatsApp e até e-mails informando que estão com sua situação irregular junto à Receita Federal. Tais mensagens contêm links que induzem o contribuinte a recolher uma taxa falsa para a finalidade de regularização do CPF.
Por mais que se possa alegar ser um pagamento por serviço de assessoria ou algo semelhante, a forma de abordar os contribuintes, que muitas vezes nem necessitam de regularização, identificando-se como “Receita” e se utilizando do termo IRPF, assim como as cores do Órgão e da bandeira nacional, induz muitas pessoas a acharem que estão tratando com um Órgão oficial do Governo Federal, o que é falso.
Há casos de contribuintes que, após pagarem o valor, compareceram ao atendimento da Receita Federal e descobriram que não havia nada a ser regularizado, ou pior, que havia pendências como ausência de declaração e multas por atraso, de modo que o valor pago (no caso, R$ 275,00) de nada serviu.
Houve relato de um cidadão que pagou a taxa, o serviço não foi executado e ele procurou a Receita Federal. Ao fazer a pesquisa, a declaração entregue estava totalmente zerada. A empresa teria afirmado para ele que a retificação custaria mais R$ 170.
Alertas enviados pela Receita Federal não possuem link de acesso. A Instituição esclarece que a regularização do CPF é realizada gratuitamente pelo site oficial da Instituição (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br). Ao entrar, o contribuinte deve selecionar a opção “Meu CPF”, onde encontrará orientações sobre como corrigir a situação cadastral do CPF de acordo com a irregularidade encontrada no sistema.
Atenciosamente, Seção de Comunicação Institucional da Receita Federal em São Paulo.
O e-CAC não aceita mais contas gov.br com nível bronze. Aumente o nível para prata ou ouro, vinculando com sua conta bancária, biometria facial da CNH ou certificado digital, por exemplo.
Alguns serviços ainda estão restritos ao acesso via certificado digital.
GOV.BR e Receita Federal lançam avaliação do serviço digital do Imposto de Renda da Pessoa Física
5 formas de usar o certificado digital na Receita Federal
Receita Federal institui o Cadastro Imobiliário Brasileiro – CIB