Últimas notícias

Fique informado

Redução de custos com tecnologia de nuvem pode chegar a 40%

30 de dezembro de 2022

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A importância da nuvem em um sistema de softwares de gestão

Mais segurança contra sinistros, proteção dos dados e informações, e mais agilidade são algumas das vantagens da nuvem

20 de dezembro de 2022

TIVIT oferece um serviço que garante rápidas respostas e resoluções a ataques cibernéticos

O objetivo é conter o incidente imediatamente, para isso, o time especializado da TIVIT orienta e apoia com as melhores práticas de mercado

27 de outubro de 2022

Área de Cloud da TIVIT supera, no 1º semestre, em 44% as vendas do mesmo período de 2021

As soluções digitais da TIVIT, que incluem cloud, digital business, cyber e ventures, já representam mais da metade dos negócios da multinacional, que superou a marca dos R$ 2 bilhões em 2021.

24 de outubro de 2022

TIVIT anuncia curso gratuito para capacitação de desenvolvedores com deficiência – Acelera Devs

Início das aulas da nova etapa do programa Acelera Devs será no dia 24 de outubro.

10 de outubro de 2022

A redução de custos com os serviços de nuvem pode chegar a 40% ou mais, apontam os especialistas da TIVIT, multinacional brasileira

Especialistas da TIVIT recomendam avaliação cuidadosa, levando em conta não apenas aspectos tecnológicos, mas até mesmo a legislação de proteção de dados vigente em cada local

A redução de custos com os serviços de nuvem pode chegar a 40% ou mais, apontam os especialistas da TIVIT, multinacional brasileira e one stop shop de tecnologia.

O percentual de economia, no entanto, depende de uma análise criteriosa, que leva em conta não apenas aspectos ligados diretamente à tecnologia, mas que envolvem até mesmo a legislação de proteção de dados.

“A primeira coisa a ser feita é avaliar se os ambientes de nuvem da sua empresa podem ser hospedados em uma nuvem fora do país, como nos Estados Unidos, que possuem preço inferior”, afirma Carlos Eduardo Teixeira Maia, Executivo Sr de TI da TIVIT. 

Confira abaixo cinco dicas para reduzir os custos na nuvem:

– Verifique o espaço de armazenamento realmente necessário

O objetivo é guardar os dados relevantes e necessários, mantendo um processo de limpeza periódico, principalmente para os dados de backup.

Conhecer a frequência de acesso é outro fator primordial, uma vez que os serviços de nuvem possuem diferentes ofertas de serviço e com grande variação no preço.

Armazenamento comprado e não utilizado é desperdício de dinheiro.

Faça um pente-fino nos dados, elimine toda informação obsoleta e avalie os tipos de volume utilizado, nem sempre um disco de altíssima performance é necessário.

– Compare seus custos de licenciamento com os valores da modalidade em nuvem destes mesmos softwares 

Se a sua empresa trabalha com licenciamento do Office, da Microsoft, por exemplo, possivelmente você poderá ter melhores condições para contratar as mesmas soluções na nuvem Azure.

O mesmo raciocínio serve para outros provedores de nuvem, como o Google. Os provedores de nuvem costumam oferecer condições vantajosas para clientes que já consomem outros de seus produtos.

 – Avalie se os ambientes podem ser armazenados fora do país

As nuvens têm preços diferentes no mercado global. No Brasil, elas são mais caras do que nos Estados Unidos. Há serviços de nuvem até 50% mais baratos no mercado americano.

A solução pode ser hospedar os dados em uma nuvem de fora do país, mas essa possibilidade pode não se aplicar a todas as empresas.

Seguradoras e bancos, por exemplo, têm normas de segurança e de compliance, incluindo aquelas previstas na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que podem impedir a migração para um certo tipo de dado.

Comece utilizando ambientes de desenvolvimento e homologação em regiões com preço inferior para testar suas soluções.

– Análise possíveis modernizações da sua aplicação ou do seu ambiente

Antes de realizar a migração para uma nuvem, análise possíveis modernizações do seu ambiente produtivo e do modelo tecnológico adotado.

A migração de IaaS (Infraestrutura como Serviço, na tradução para o português) para PaaS (Plataforma como Serviço, em português) ou FaaS (Função como Serviço, em português) pode resultar em economia relevante.

Modernizar a aplicação para utilizar serviços sob demanda da nuvem, traz resiliência, menor custo e um processo operacional automatizado para mantê-la em funcionamento perfeito.

– Qual é o horário de uso das suas aplicações?

Na visão dos especialistas da TIVIT, o ideal para aplicações que são necessárias apenas no horário comercial ou em um período específico, é que os servidores que suportam as mesmas possam ser desligados fora deste horário para redução de custo.

Sobre a TIVIT | Seu futuro, nosso desafio 

A TIVIT é uma multinacional brasileira e one stop shop de tecnologia, presente no mercado desde 1998 e com operações em dez países da América Latina.

A companhia oferece serviços diversos como desenvolvimento de software ágil, nuvem híbrida e pública, cibersegurança, operações de alta complexidade, entre outros, que apoiam os clientes em sua jornada de transformação digital.

Por meio das unidades de negócios Digital Business, Cloud Solutions e Technology Platforms, a TIVIT responde aos desafios de um mundo cada vez mais complexo e dinâmico.

Com um ecossistema repleto de soluções inovadoras e parcerias tecnológicas que apoiam os negócios de 7 das 10 maiores empresas do Brasil.

Nossos clientes, pessoas e parceiros podem contar também com o TIVIT Labs, hub de inovação, e com a TIVIT Ventures, braço de aquisições que atualmente integra as marcas CyberSec, Stone Age, tbankS, Privally, DevApi, Lambda3, SENSR.IT e XMS, iniciativas que reforçam a cultura empreendedora da TIVIT.

TIVIT oferece um serviço que garante rápidas respostas e resoluções a ataques cibernéticos

Área de Cloud da TIVIT supera, no 1º semestre, em 44% as vendas do mesmo período de 2021

TIVIT anuncia curso gratuito para capacitação de desenvolvedores com deficiência – Acelera Devs

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!