Solução segue as normas do Ministério do Trabalho e permite que o empregador e trabalhador tenham controle da marcação do ponto
A Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, por meio da Woopi, sua subsidiária de pesquisa e desenvolvimento, oferece a solução Ponto Certificado Stefanini, criada para atender o desafio de empresas que têm grande parte de sua força de trabalho realizando serviços externos.
“A solução é flexível e atende às necessidades de empresas das áreas de vendas, logística, transportes, segurança, construção civil e outras, para as quais a existência de um relógio de ponto físico é inviável”, afirma Alexandre Winetzki, presidente da Woopi, empresa de pesquisa e desenvolvimento da Stefanini e responsável pela implementação da tecnologia no Brasil.
O produto foi desenvolvido para realizar o ciclo completo de marcação de ponto, isto é, registrar, carimbar e armazenar as marcações do trabalhador em centrais de dados independentes. O Ponto Certificado permite redução de custos de, pelo menos, 18%, podendo chegar à 40%.
Conforme explica Alexandre Winetzki, a solução da Stefanini é totalmente legal e adequada, pois segue toda a normativa da portaria 373/2011 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que regulamenta os sistemas alternativos de controle de jornada de trabalho. “Desde que o MTE permitiu o uso de sistemas alternativos de ponto, procuramos desenvolver a solução ideal, que pudesse trazer confiabilidade, robustez, acessibilidade e segurança jurídica a todas as partes envolvidas no processo de controle de frequência”, diz Winetzki.
Além disso, a solução utiliza certificação oficial da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil), cadeia hierárquica e de confiança com irrefutabilidade, fornecida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) com a tecnologia da ACT BRy, Autoridade Carimbo do Tempo. Dessa forma, cada marcação possui validade jurídica reconhecida.
A solução, totalmente móvel, conta com estrutura em Cloud, alta velocidade de implementação e se integra com os maiores softwares de gestão do mercado, gerando eficiência no controle das horas trabalhadas, além da redução de custos de RH e back-office.
Possibilita controle de horário de entrada e saída e das horas extras trabalhadas, com alertas aos gestores em tempo real e facilita o registo do ponto, mesmo que o trabalho seja em lugares distantes e sem internet.
“O empregador consegue saber quem, quando, como e onde bateu o ponto, tudo isso em tempo real, com alertas automatizados, tornando possível reduzir quase pela metade o passivo trabalhista”, explica.
Para garantir a pessoalidade, é possível identificar o colaborador por meio de selfie, biometria digital, facial de voz, além dos leitores de código de barras e crachás.
“O sistema também alerta imediatamente quando o ponto é registrado fora dos horários e locais autorizados previamente pela empresa, automatizando a gestão e o fluxo de tratamento das inconsistências”, explica.
O Ponto Certificado já é utilizado por empresas dos mais diversos setores.
“É um mercado potencial e altamente fiscalizado e regulamentado, o que exige expertise e cuidados legais de proteção ao trabalhador”, comenta Alexandre. A marcação pode ser feita por meio de uma grande variedade de devices (computadores, tablets, totens, celulares).
“No período das Olimpíadas, por exemplo, 2.800 colaboradores do Parque Olímpico fizeram suas marcações por meio da nossa solução, que passou por intensa fiscalização durante o evento”, complementa.
A ferramenta integra as tecnologias de Protocolo Digital, Cloud Computing e Carimbo do Tempo, sendo esta última desenvolvida e utilizada por órgãos importantes do governo, como Tribunal Superior do Trabalho (TST), Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e Secretarias da Fazenda (SEFAZ), entre outros para garantir a fidelidade, temporalidade e legalidade de todos os seus processos eletrônicos.
A Stefanini (www.stefanini.com) é uma multinacional brasileira com 29 anos de atuação no setor de Serviços em TI. Totalmente verticalizada por segmento de indústrias, a consultoria possui grande expertise no mercado financeiro (atende as dez maiores instituições financeiras do País), telecomunicações, seguradoras e setor público.