Americana, Atibaia, Estância de Atibaia e Pindamonhangaba são destaque entre mais de 20 municípios de São Paulo que aboliram o uso de papel
A transformação digital é realizada em parceria com a GovTech 1Doc, em movimento que engloba mais de 20 cidades e entidades governamentais no estado
Americana, Atibaia, Estância de Atibaia e Pindamonhangaba são destaque entre mais de 20 municípios de São Paulo que aboliram o uso de papel por meio do investimento em inovações tecnológicas.
Juntas, as cidades já economizaram mais de R$133 milhões de reais em impressões e outros gastos, proporcionando o retorno financeiro aos cofres públicos e a ampliação de serviços oferecidos aos cidadãos.
O resultado veio através da implementação de soluções digitais desenvolvidas em parceria com a GovTech 1Doc – empresa líder em trabalhos com atendimento, processos, comunicação e gestão documental para órgãos públicos.
Além das prefeituras, a plataforma também atende entidades governamentais importantes, como a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (SABESP), a Previdência Social de Guarujá (GUARUJÁPREV), a Câmara Municipal de Mairiporã e a Previdência Social de São José do Rio Preto (RIOPRETOPREV) também adotaram a tecnologia.
Esta última é uma das ganhadoras do prêmio da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (ANEPREM) de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, na categoria sustentabilidade, com o projeto RPP Digital, sendo reconhecida como uma das melhores previdências do Brasil.
Cases de sucesso
Ofertando cerca de 786 serviços digitais à população, a prefeitura de Americana (SP) tem gerado mudanças de grande impacto à cidade e aos cidadãos.
Desde à parceria com a 1Doc, mais de 2 milhões de documentos foram emitidos digitalmente, economizando ao menos R$4 milhões apenas com papel.
Entre os maiores benefícios da digitalização estão a redução de tempo na emissão de uma CND (Certidão Negativa de Débitos), que levava de 3 a 4 dias e agora é realizada em até 6 horas; a abertura de empresas, antes feita de 7 a 15 dias é agora finalizada de 24h a 48h; e o pedido de isenção de IPTU, que passou de 6 meses o pedido de isenção de IPTU, que passou de até 6 meses de espera para um cenário de análise completa de todos os pedidos antes mesmo do prazo final de requisição.
Outro case de destaque é a cidade de Atibaia (SP), que em 29 meses de uso dos mecanismos digitais gerou mais de 2 milhões de documentos de forma online, promovendo uma economia de R$9 milhões em papel.
Investindo nesse mesmo movimento, a administração municipal de Estância de Atibaia, já conseguiu economizar cerca de R$ 5,6 milhões somente nos últimos 12 meses.
Em operação há 32 meses, a prefeitura já emitiu mais de 2,3 milhões documentos digitais.
Além disso, conta com 939 setores cadastrados na plataforma e um total de 1588 servidores públicos utilizando a plataforma.
Em média, são 80 mil documentos gerados mensalmente, dentre eles os módulos mais utilizados são memorandos, ouvidoria e protocolos (que possuem 92% de entrada via plataforma 1Doc).
Em parceria com a 1Doc, a prefeitura de Pindamonhangaba também se tornou uma referência na digitalização em gestões públicas.
Com 549 setores ativos pela plataforma e mais de 790 usuários, a administração já emitiu quase 1,5 milhões de documentos, sendo mais de 507 mil apenas nos últimos 12 meses.
Assim como os benefícios trazidos à população, como a facilidade de assinaturas digitais (em torno de 10 mil realizadas mensamente), o resultado de todas as soluções digitais implementadas é visto na economia total da gestão, no valor de R$ 37 milhões.
Autarquias governamentais também têm agregado resultados incríveis por meio da digitalização.
Desde 2020, a SABESP – uma das maiores empresas de saneamento básico do mundo, que atende cerca de 28 milhões de pessoas – gerou, em média, 479 mil documentos, somando mais de R$ 7,2 milhões economizados.
A redução do tempo de emissão e andamento dos processos foi a principal melhoria.
“No envio de documentos de regulação à ARSESP, que antes demorava uma média de 15 minutos por documento, teve uma redução de aproximadamente 54%. Considerando somente a etapa de preparação (minuta) e disponibilização para coleta de assinatura, a redução foi de 30%”, afirma Jeferson de Castilhos, um dos fundadores da 1Doc.
“Essa iniciativa está presente em mais de 550 municípios e entidades governamentais pelo país e faz parte do objetivo da 1Doc de promover gestões públicas de excelência, com grande capital político, unida a princípios importantes, como a preservação e ampliação da cidadania, tecnologia e inovação e responsabilidade ambiental”, reforça Jeferson.
Veja lista completa dos municípios e instituições que estão participando dessa revolução junto à 1Doc
– Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (SABESP)
– Previdência Social de Guarujá (GUARUJÁPREV)
– Câmara Municipal de Mairiporã
– Previdência Social de São José do Rio Preto (RIOPRETOPREV)
– Prefeitura de Americana
– Prefeitura de Atibaia
– Prefeitura de Presidente Prudente
– Prefeitura de Pindamonhangaba
– Prefeitura de Tupã
– Prefeitura de Itatinga
– Prefeitura de Taubaté
– Prefeitura de Arujá
– Prefeitura de Garça
– Prefeitura de Jardinópolis
– Prefeitura de Itápolis
– Prefeitura de Presidente Venceslau
– Prefeitura de Igarapava
– Prefeitura de Miracatu
– Prefeitura de Piratinga
– Prefeitura de Américo Brasiliense
– Prefeitura de Estância de Atibaia
– Prefeitura de Cruzália
– Prefeitura de Itaberá
– Prefeitura de Itararé
– Prefeitura de Martinópolis
– Prefeitura de Tarumã
– Prefeitura de Mogi das Cruzes
A 1Doc é uma empresa da Softplan de processos, atendimento, comunicação e gestão documental, que está presente em todos os estados do Brasil e beneficia 1 a cada 4 brasileiros com sua solução.
Por meio de um sistema inteligente que simplifica o dia a dia de trabalho, cria estratégias e oferece mecanismos para ajudar as pessoas a organizarem o seu trabalho, se comunicarem melhor e atender demandas com eficiência, transparência e engajamento.
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