O governo do estado do Rio de Janeiro quer impedir que usuários das linhas de ônibus usem cartões de bilhete único que não são realmente seus. Para isso, os veículos receberão sistemas de reconhecimento facial a partir de 2016. A lei foi sancionada na última semana pelo governador Luiz Fernando Pezão.
Todo passageiro que encostar seu cartão nas famosas máquinas amarelas dos ônibus serão identificados por câmeras. O sistema de reconhecimento facial confirmará se o usuário em questão é mesmo o dono do bilhete sendo usado ou não.
Segundo o governo fluminense, as empresas que administram as linhas intermunicipais de ônibus têm até 180 dias para implementar a tecnologia. Os donos de cartões usados por outras pessoas poderão perder seus benefícios no transporte público.
Via SETRANS
O CryptoID é mais que um portal de notícias sobre tecnologia. Nossa missão é evangelizar o mercado sobre a importância da identificação digital com o objetivo de agilizar processos, reduzir custos, preservar recursos naturais e gerar serviços mais eficientes aos usuários, garantindo a privacidade e autoria dos atos praticados no mundo eletrônico.