Medidas como orquestração e cominação de ferramentas antifraude e biometria facial são recomendadas para players de e-commerce
Produzido pela EY, o estudo Future Consumer Index (FCI) trouxe um ponto de alerta aos players de e-commerce do Brasil.
De acordo com o levantamento, 71% dos consumidores virtuais têm muito medo de fraudes e roubos de identidade online.
Além disso, 69% deles são inseguros com relação à segurança de seus dados, com medo de vazamentos ou infecções por vírus.
De acordo com Nathan Marion, gerente geral da Yuno, orquestradora global de pagamentos, a preocupação é válida, visto que infelizmente as fraudes online têm tomado cada vez mais corpo no e-commerce.
“Recentemente, uma pesquisa da ClearSale mostrou que o feriado de Natal registrou mais de R$ 83 milhões em tentativas de fraude no comércio online. Mesmo sendo um número reduzido em relação ao ano anterior, ainda é um grande montante perdido. Além disso, um outro levantamento, desta vez da Juniper Research, aponta que prejuízos oriundos de golpes em pagamentos online chegarão a US$ 343 bilhões de dólares até 2027”, complementa o executivo.
Porém, como se precaver desse tipo de ação que assombra tanto o e-commerce? Para Nathan Marion, o consumidor precisa estar cada vez mais atento, porém, as principais medidas devem ser tomadas pelas empresas do segmento, pois elas têm a obrigação de cuidar da privacidade dos dados de seus usuários.
“A principal e mais óbvia delas é a contratação de soluções antifraude. Elas auxiliam na identificação de transações fraudulentas e validam os dados de cada usuário com segurança”.
No entanto, o executivo alerta que a contratação de somente uma solução pode não ser tão efetiva. “Os golpes estão cada vez mais elaborados, de modo que investir em um só antifraude não torna aquele comércio seguro. Isso porque os criminosos entendem muito de tecnologia e conseguem quebrar sistemas com facilidade. Portanto, quanto mais proteção o e-commerce tiver, mais dificuldade o malfeitor encontrará para tentar alguma coisa ruim, o que pode fazê-lo desistir de sua missão”.
Marion aponta a biometria facial como uma das mais efetivas contra roubos de identidade. “Com essa solução, o consumidor não precisa digitar diversos dados na plataforma. Basta apenas registrar o seu rosto que o sistema já o reconhece automaticamente. Como a face de cada pessoa é única, as chances de fraude se reduzem bastante. Mesmo se o criminoso tentar burlar a tecnologia mostrando uma foto da vítima, a plataforma não irá cair, já que ela identifica pontos específicos daquele sujeito e sempre pede para fazer movimentos, como sorrir ou piscar”.
O executivo também menciona a orquestração de diversas ferramentas em conjunto como medida para as empresas se prevenirem de golpes.
“Além de gerenciar todos os métodos de pagamento em uma só plataforma, esse tipo de solução se utiliza das principais soluções antifraude do mercado, o que diminui a possibilidade de operações suspeitas”, complementa Marion.
Para finalizar, Nathan Marion atesta que os players que investem em soluções antifraude garantem o sucesso do seu negócio e, de quebra, a satisfação do seu público.
“Ao pensar na segurança do seu principal motor, o empresário do ramo está investindo na sustentabilidade de sua operação, já que um cliente satisfeito sempre volta. Com isso, ele tem maior garantia de sucesso, mais tempo para administrar sua empresa e também economizar, já que contratar soluções antifraude pode ser mais interessante financeiramente do que empregar mais funcionários para a função. Além disso, as empresas com boas práticas costumam ser reconhecidas com um selo, o que só aumenta a credibilidade no mercado”.
Sobre a Yuno
A Yuno, orquestradora global de pagamentos, oferece soluções globais de software e infraestrutura de pagamentos para empresas de médio e grande porte. Com a capacidade de integrar mais de 100 métodos de pagamento através de uma única plataforma, a Yuno permite que as empresas facilitem, gerenciem e otimizem seus processos de pagamento, criando rotas inteligentes, maximizando a conversão e enriquecendo a experiência do cliente.
Cibersegurança evolui e fornece soluções contra casos de roubo de identidade
Biometria facial evita roubo de identidade no e-commerce
No Brasil ocorrem 16,6 fraudes por segundo por roubo de identidade
Acompanhe artigos do Brasil e do Mundo sobre Identidade Digital.

Crypto ID é o maior canal de comunicação do Brasil e América Latina sobre identificação digital.
Mídia Oficial do Congresso da Cidadania Digital 2025

Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
O Crypto ID é uma plataforma de destaque no cenário de identificação digital, cibersegurança e tecnologia, atuando como referência em conteúdos especializados e atualizados sobre temas como certificação digital, blockchain, biometria, autenticação multifatorial e tendências regulatórias.
Fundado há mais de uma década, a plataforma se consolidou como uma fonte confiável para profissionais de TI, empresas e entusiastas da segurança digital.
A plataforma posiciona-se não apenas como um veículo de notícias, mas como um agente ativo na promoção de um ecossistema digital seguro.
Sua combinação de análises técnicas, cobertura de eventos e parcerias com líderes do setor faz dele um recurso indispensável para quem busca entender e se adaptar às transformações da identidade digital e da cibersegurança no Brasil.