Últimas notícias

Fique informado

Roubo de identidade preocupa 71% dos consumidores online

29 de janeiro de 2024

Spotlight

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Golpes via PIX: Quatro dicas para evitar

Trata-se de uma ferramenta que acelerou muito a digitalização de pagamentos, além de abrir uma oportunidade para novos golpes

10 de outubro de 2022

Medidas como orquestração e cominação de ferramentas antifraude e biometria facial são recomendadas para players de e-commerce

Produzido pela EY, o estudo Future Consumer Index (FCI) trouxe um ponto de alerta aos players de e-commerce do Brasil.

De acordo com o levantamento, 71% dos consumidores virtuais têm muito medo de fraudes e roubos de identidade online.

Além disso, 69% deles são inseguros com relação à segurança de seus dados, com medo de vazamentos ou infecções por vírus.

De acordo com Nathan Marion, gerente geral da Yuno, orquestradora global de pagamentos, a preocupação é válida, visto que infelizmente as fraudes online têm tomado cada vez mais corpo no e-commerce.

“Recentemente, uma pesquisa da ClearSale mostrou que o feriado de Natal registrou mais de R$ 83 milhões em tentativas de fraude no comércio online. Mesmo sendo um número reduzido em relação ao ano anterior, ainda é um grande montante perdido. Além disso, um outro levantamento, desta vez da Juniper Research, aponta que prejuízos oriundos de golpes em pagamentos online chegarão a US$ 343 bilhões de dólares até 2027”, complementa o executivo.

Porém, como se precaver desse tipo de ação que assombra tanto o e-commerce? Para Nathan Marion, o consumidor precisa estar cada vez mais atento, porém, as principais medidas devem ser tomadas pelas empresas do segmento, pois elas têm a obrigação de cuidar da privacidade dos dados de seus usuários.

“A principal e mais óbvia delas é a contratação de soluções antifraude. Elas auxiliam na identificação de transações fraudulentas e validam os dados de cada usuário com segurança”.

No entanto, o executivo alerta que a contratação de somente uma solução pode não ser tão efetiva. “Os golpes estão cada vez mais elaborados, de modo que investir em um só antifraude não torna aquele comércio seguro. Isso porque os criminosos entendem muito de tecnologia e conseguem quebrar sistemas com facilidade. Portanto, quanto mais proteção o e-commerce tiver, mais dificuldade o malfeitor encontrará para tentar alguma coisa ruim, o que pode fazê-lo desistir de sua missão”.

Marion aponta a biometria facial como uma das mais efetivas contra roubos de identidade. “Com essa solução, o consumidor não precisa digitar diversos dados na plataforma. Basta apenas registrar o seu rosto que o sistema já o reconhece automaticamente. Como a face de cada pessoa é única, as chances de fraude se reduzem bastante. Mesmo se o criminoso tentar burlar a tecnologia mostrando uma foto da vítima, a plataforma não irá cair, já que ela identifica pontos específicos daquele sujeito e sempre pede para fazer movimentos, como sorrir ou piscar”.

O executivo também menciona a orquestração de diversas ferramentas em conjunto como medida para as empresas se prevenirem de golpes.

“Além de gerenciar todos os métodos de pagamento em uma só plataforma, esse tipo de solução se utiliza das principais soluções antifraude do mercado, o que diminui a possibilidade de operações suspeitas”, complementa Marion.

Para finalizar, Nathan Marion atesta que os players que investem em soluções antifraude garantem o sucesso do seu negócio e, de quebra, a satisfação do seu público.

“Ao pensar na segurança do seu principal motor, o empresário do ramo está investindo na sustentabilidade de sua operação, já que um cliente satisfeito sempre volta. Com isso, ele tem maior garantia de sucesso, mais tempo para administrar sua empresa e também economizar, já que contratar soluções antifraude pode ser mais interessante financeiramente do que empregar mais funcionários para a função. Além disso, as empresas com boas práticas costumam ser reconhecidas com um selo, o que só aumenta a credibilidade no mercado”.

Sobre a Yuno

A Yuno, orquestradora global de pagamentos, oferece soluções globais de software e infraestrutura de pagamentos para empresas de médio e grande porte. Com a capacidade de integrar mais de 100 métodos de pagamento através de uma única plataforma, a Yuno permite que as empresas facilitem, gerenciem e otimizem seus processos de pagamento, criando rotas inteligentes, maximizando a conversão e enriquecendo a experiência do cliente.

Cibersegurança evolui e fornece soluções contra casos de roubo de identidade

Biometria facial evita roubo de identidade no e-commerce

No Brasil ocorrem 16,6 fraudes por segundo por roubo de identidade

O Crypto ID reúne as principais notícias e artigos sobre as diversas tecnologias que identificam, no meio eletrônico, pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares. São artigos do Brasil e do Mundo, afinal, identidade digital é parte do nosso nome! Confira a coluna Identidade Civil e Digital.

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!