“É importante notar o quanto o mundo mudou desde o ataque de 9 de setembro, em Nova York”, disse o Congressista Americano Michael McCaul durante seu discurso na quarta-feira, 4 /03 na Conferência RSA 2016.
McCaul conquistou sua audiência ao reservar 20 minutos para responder perguntas da plateia de profissionais de segurança da informação ansiosos por conhecer o que pensa o congressista sobre o debate em torno da criptografia e privacidade.
“Os ataques não são mais limitados ao campo da batalha física, planejado por terroristas em terras distantes (por exemplo, Osama bin Laden). E eles já não conspiram dentro de cavernas e não utilizam os serviços postais dos correios para enviar mensagens”, disse McCaul.
Em vez disso, McCaul, disse que eles estão “going dark” usando comunicações digitais criptografadas. “Nós estamos vendo o impacto do fenômeno “going dark” todos os dias – você não pode parar o que você não pode ver.”
McCaul, disse que o ISIS está pedindo aos seus seguidores para proteger suas comunicações. “Quando a Casa Branca diz que não há nenhuma ameaça crítica conhecida à pátria, isso não significa mais o que costumava significar”, disse McCaul.
McCaul não se aventurou a dar um parecer específico sobre o caso Apple vs FBI, ele disse que criptografia é extremamente importante para a nossa sociedade e não quer ver a tecnologia comprometida.
“Não há respostas simples, mas existem algumas más ideias, como a criação de uma porta dos fundos para plataformas criptografadas”, disse McCaul.
Durante a sessão de perguntas e respostas, ele falou sobre o caso de San Bernardino e a polêmica em torno da aplicação da lei para abrir as informações do iPhone do terrorista. Ele acha que a questão acabará por ser decidida pelos tribunais, mas alerta para o fato de que a tecnologia está geralmente muito à frente das questões que nosso (USA) sistema jurídico tem de lidar.
Ele também observou que enquanto a criptografia tem muitos benefícios também atende aos interesses de uma série de maus atores, incluindo terroristas, pedófilos, gangues e criminosos em geral como uma maneira de se esconder da lei.
“Eu me recuso a acreditar que nosso país não pode se unir para proteger os inocentes. Nós precisamos baixar a temperatura em torno da criptografia. Há muito barulho e pouca discussão racional.”
McCaul está trabalhando para criar em breve, uma comissão nacional de segurança digital juntamente com o senador Mark Warner. O representante republicano disse que está “trabalhando nos corredores” para obter democratas envolvidos e diversos segmentos da indústria além de universidades. “Isso não vai ser um debate político”, disse ele.
Terminando, McCaul, disse:
“Há perigos na fronteira digital e temos perdido terreno, mas estou confiante de que podemos virar o jogo com a ajuda de inovadores da nossa nação (USA).”
Michael McCaul visitou a feira e esteve em vários estandes conversando descontraidamente com os executivos.
Veja a cobertura completa a RSA 2016 | CryptoID
RSA 2016 |The Cryptographers’ Panel
RSA 2016 | Ghassan Dreibi fala ao CryptoID sobre a participação da CISCO no evento
RSA 2016 | CEO da Symantec Michael Brow fala sobre Segurança Holística
RSA 2016 | O que Google, Microsoft e Adobe pensam sobre privacidade?
RSAC 2016 | Keynote Speakers Talk Apple, Encryption and the FBI