Últimas notícias

Fique informado

Saiba como provar sua identidade no mundo digital

12 de janeiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Identidade digital é tendência e desafio para 2023

Especialistas apontam 15 principais tendências globais em verificação de identidade para o próximo ano de 2023

19 de dezembro de 2022

Sete previsões para identidade digital em 2023

Maior pressão por controle etário nas redes sociais, vieses em Inteligência Artificial e aumento de crimes financeiros estão entre as previsões digitais

16 de dezembro de 2022

Veja cinco dicas simples para proteger sua identidade digital

Os casos mais comuns de fraude de identidade que vimos este ano estão relacionados a abertura de contas falsas”, disse Philipp Pointner,

26 de agosto de 2022

Identidade digital da unico permite a Pic Pay ser mais ágil e segura

Graças ao Token Biométrico da unico, o app de pagamentos e conta digital Pic Pay é o mais rápido para reconhecer que você é você mesmo

13 de maio de 2022

A tecnologia aumentou o alcance dos criminosos, também possibilitou formas de garantir a segurança no ambiente digital

Nos últimos três anos, o Ministério da Justiça registrou quase 300 mil reclamações envolvendo pessoas que se passaram por outras para solicitar empréstimo consignados; entenda como a tecnologia pode ajudar a prevenir golpes.

Com o aumento da digitalização da população brasileira, os criminosos também desenvolveram novas técnicas para aplicar golpes online.

As fraudes são muitas, que vão desde clonagem de cartão, falsa cobrança, pirâmide financeira e empréstimos bancários a efetivamente se passarem por outras pessoas online.

Mas se a tecnologia aumentou o alcance dos criminosos, por outro lado, também possibilitou novas formas de garantir a segurança e proteção de dados, entre elas a assinatura digital e eletrônica, que garante a legitimidade das pessoas no ambiente digital.

A maioria dos golpes online acontecem por meio de engenharia social, os criminosos se passam por outras pessoas para aplicar fraudes sem se fazerem notar, por isso a importância de saber como provar sua legitimidade, que você é você mesmo online, e entender como os criminosos podem se passar por você”, explica Rafael Figueiredo, CEO e cofundador da D4Sign, empresa brasileira de assinaturas eletrônicas e digitais, além de advogado e especialista em direito digital.

Entre os principais golpes aplicados com a falsa legitimidade está a solicitação de empréstimos em bancos ou diretamente a pessoas do relacionamento da vítima.

O criminoso liga para a vítima, oferece a ela um empréstimo e envia para ela links nos quais ela precisa acessar e fazer uma selfie. Essa selfie é usada pelos criminosos como uma assinatura digital que solicita o empréstimo real à instituição financeira, mas a conta indicada para receber a quantia é a do criminoso.

“A selfie é uma das formas de autenticação mais seguras e garante validade jurídica também. É, inclusive, uma das formas utilizadas pelos bancos digitais como prova de que efetivamente é você fazendo uma solicitação. A falha está em acessar links e fazer selfies sem saber onde serão usadas, com a promessa de vantagens financeiras”, explica Figueiredo.

As assinaturas eletrônicas foram regularizadas com uma medida provisória em 2001, que instituiu o certificado ICP-Brasil como padronização para validade jurídica de documentos digitais. 

No ambiente digital, as assinaturas eletrônicas são usadas para validar contratos de trabalho, contratação de serviços e até mesmo para abrir contas em bancos digitais ou solicitar empréstimos em bancos.

“Esse é um dos principais motivos pelos quais as assinaturas e a importância delas precisam ser esclarecidas”, explica Figueiredo.

Dentre as autenticações presentes da plataforma da empresa, estão desde a mais simples, como SMS e e-mail, como as mais avançadas, em que a empresa é pioneira: a selfie (autenticação por biometria facial), o PIX (autenticação bancária), que são escolhidas pelo usuário na hora de assinar o documento e o D4Sign Score (autenticação a partir de dados do Governo Federal).

Por ter esses dados atrelados à base de dados governamentais, ela é uma das formas mais seguras de garantir a autenticidade das assinaturas, motivo pelo qual essa é uma das autenticações mais utilizadas por instituições financeiras e imobiliárias.

As assinaturas eletrônicas e digitais vêm ganhando cada vez mais espaço, na medida em que o mundo foi tecnologicamente avançando.

“Ao analisarmos os dados internos, percebemos que o que as novas formas de reconhecimento têm em comum é o crescimento acima de 100%. O Pix cresceu 143,18%, o Vídeo-selfie 107,08% e o D4Sign Score, que cruza dados informados pelo signatário com a base de dados do governo, cresceu 150,28%, os usuários realmente querem que as assinaturas acompanhem a evolução tecnológica”, finaliza Rafael.

Com o aumento de fraudes, as empresas, entre elas as instituições financeiras, estão buscando formas cada vez mais seguras de garantir a legitimidade na assinatura de documentos online.

O ideal é que antes de enviar qualquer dado, assinar ou até mesmo confirmar informações, o usuário confirme a veracidade do contato feito pela empresa, isso pode ser feito através de buscas online pelos canais oficiais da empresa, o que permite a validação de que realmente está falando com um funcionário da companhia.

Sobre a D4Sign

D4Sign é uma plataforma de assinatura eletrônica e digital de documentos 100% brasileira. Rápida, segura e juridicamente válida, que pode ser usada em qualquer dispositivo móvel com acesso à internet.

Na plataforma, é possível usar templates em Word/HTML, discutir minutas de contratos, enviar contratos em lotes personalizados, assinar e autenticar a assinatura via Certificado Digital, WhatsApp, SMS, e-mail, PIX, selfie e até vídeo-selfie.

Após assinados, os documentos são guardados em um cofre no qual só o proprietário tem acesso. Usada por 200 mil empresas, entre elas Mercado Livre, Unimed, PicPay, Stone, Linx e GRUAirport, a D4Sign também é a única plataforma com integração de dados junto ao Governo Federal e pioneira em oferecer o PIX gratuito como forma de assinatura.

Desde a criação, mais de 60 milhões de documentos foram processados na plataforma, que reduziu em 80% os custos com assinatura e tornou o processo 97% mais rápido que os métodos tradicionais.

D4Sign completa 6 anos de atuação e comemora criando o Dia da Assinatura Eletrônica

D4Sign lança autenticação de assinatura por vídeo-selfie

D4Sign lança autenticação de assinatura por PIX

Por que a cibersegurança sofre com falta de investimentos?

O Crypto ID reúne as principais notícias e artigos sobre as diversas tecnologias que identificam, no meio eletrônico, pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares. São artigos do Brasil e do Mundo, afinal, identidade digital é parte do nosso nome! Confira a coluna Identidade Civil e Digital.

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Em novembro de 2024 completaremos uma Década De Sucesso!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada. Contamos com a colaboração de um excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. E não podemos esquecer de parcerias incríveis que temos com as Assessorias de Imprensa que nos fornecem informações detalhadas e atualizadas sobre as empresas que atendem.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação, segurança e gestão gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!