Últimas notícias

Fique informado

Saiba como se proteger do golpe do dinheiro no WhatsApp

29 de dezembro de 2022

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Confira orientações que podem ajudar a impedir que golpistas entrem em contato com familiares informando troca de número no WhatsApp

Você já deve ter recebido uma mensagem de um amigo ou familiar que trocou de número e está precisando de dinheiro emprestado, por erro na conta do banco ou no pix. Esse golpe viralizou e, mesmo com diversos alertas, muitas pessoas ainda acreditam e acabam perdendo algum valor para golpistas.

Como eles conseguem os números de telefone? Como é possível se proteger contra essas tentativas de fraude?

Quem nos ajuda a entender é o especialista em segurança cibernética Tiago Drumond, head de tecnologia da ioasys, empresa especializada em criar soluções digitais em organizações por meio da cocriação orientada por tecnologia, inovação e design.

“Normalmente, esses golpes de pedidos via WhatsApp ocorrem devido aos dados sincronizados que foram vazados em algum momento. A primeira sugestão, para quando souber que tentaram pedir dinheiro com uma foto sua, é alterar as senhas dos principais ambientes virtuais como e-mail e redes sociais”, explica Tiago Drumond. 

O profissional da ioasys ainda reforça que existem maneiras de dificultar a tentativa dos golpistas. “Tem uma opção, no próprio WhatsApp, que só as pessoas que você tem adicionadas conseguem ver a sua foto. Marcando esta opção, você já evita que o ladrão saiba qual é a sua foto no app”, destaca. 

Outra orientação é habilitar a verificação em dois ou mais fatores de autenticação para acessar aplicativos no celular e ter um segundo e-mail de segurança cadastrado.

“Para senhas de e-mails e redes sociais, é fundamental criar senhas complexas e lembretes de senhas que realmente sejam difíceis ou que não estejam disponíveis nas redes sociais, como o nome do animal de estimação, por exemplo”, afirma o head de tecnologia. 

A última dica do especialista em segurança cibernética é para quem recebe essas mensagens falsas.

“Sempre tente contato com seu amigo ou familiar quando receber essas mensagens. Tente ligar para o número “antigo” e para outras pessoas que possam informar desta troca de número ou não. Além disso, perceba como é o diálogo e faça uma pergunta muito específica, que só a outra pessoa saberia responder corretamente”, finaliza.


Sobre a ioasys

A ioasys acelera a transformação digital em organizações por meio da cocriação orientada por tecnologia, inovação e design, norteada por agilidade e dados, sempre centrada em pessoas. A equipe recebe demandas dos mais diversos segmentos e áreas corporativas, e realiza não só a entrega de soluções e produtos digitais, mas também é parceira no desenho da estratégia de transformação, estudos de mercado e tendências, formação e capacitação de times, com uma entrega ágil de ponta a ponta.

Nos seus dez anos de existência, já promoveu a transformação digital em grandes clientes como Banco Inter, Basf Agro, Havaianas, Suvinil, Burger King, Havan, Americanas, Latam Airlines, VR Benefícios, Fleury, CVC e Vale.

O retorno dos Cavalos de Troia: ciberataques com ransomware e phishing

Assinatura eletrônica não é sinônimo de assinatura digital. Por Regina Tupinambá

Ano novo, golpes novos: plataformas novas e pessoas vulneráveis serão os alvos principais

WhatsApp e Facebook ameaçam nossa privacidade?

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!