Últimas notícias

Fique informado

Saiba como se proteger do golpe do dinheiro no WhatsApp

29 de dezembro de 2022

Spotlight

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc 9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Confira orientações que podem ajudar a impedir que golpistas entrem em contato com familiares informando troca de número no WhatsApp

Você já deve ter recebido uma mensagem de um amigo ou familiar que trocou de número e está precisando de dinheiro emprestado, por erro na conta do banco ou no pix. Esse golpe viralizou e, mesmo com diversos alertas, muitas pessoas ainda acreditam e acabam perdendo algum valor para golpistas.

Como eles conseguem os números de telefone? Como é possível se proteger contra essas tentativas de fraude?

Quem nos ajuda a entender é o especialista em segurança cibernética Tiago Drumond, head de tecnologia da ioasys, empresa especializada em criar soluções digitais em organizações por meio da cocriação orientada por tecnologia, inovação e design.

“Normalmente, esses golpes de pedidos via WhatsApp ocorrem devido aos dados sincronizados que foram vazados em algum momento. A primeira sugestão, para quando souber que tentaram pedir dinheiro com uma foto sua, é alterar as senhas dos principais ambientes virtuais como e-mail e redes sociais”, explica Tiago Drumond. 

O profissional da ioasys ainda reforça que existem maneiras de dificultar a tentativa dos golpistas. “Tem uma opção, no próprio WhatsApp, que só as pessoas que você tem adicionadas conseguem ver a sua foto. Marcando esta opção, você já evita que o ladrão saiba qual é a sua foto no app”, destaca. 

Outra orientação é habilitar a verificação em dois ou mais fatores de autenticação para acessar aplicativos no celular e ter um segundo e-mail de segurança cadastrado.

“Para senhas de e-mails e redes sociais, é fundamental criar senhas complexas e lembretes de senhas que realmente sejam difíceis ou que não estejam disponíveis nas redes sociais, como o nome do animal de estimação, por exemplo”, afirma o head de tecnologia. 

A última dica do especialista em segurança cibernética é para quem recebe essas mensagens falsas.

“Sempre tente contato com seu amigo ou familiar quando receber essas mensagens. Tente ligar para o número “antigo” e para outras pessoas que possam informar desta troca de número ou não. Além disso, perceba como é o diálogo e faça uma pergunta muito específica, que só a outra pessoa saberia responder corretamente”, finaliza.


Sobre a ioasys

A ioasys acelera a transformação digital em organizações por meio da cocriação orientada por tecnologia, inovação e design, norteada por agilidade e dados, sempre centrada em pessoas. A equipe recebe demandas dos mais diversos segmentos e áreas corporativas, e realiza não só a entrega de soluções e produtos digitais, mas também é parceira no desenho da estratégia de transformação, estudos de mercado e tendências, formação e capacitação de times, com uma entrega ágil de ponta a ponta.

Nos seus dez anos de existência, já promoveu a transformação digital em grandes clientes como Banco Inter, Basf Agro, Havaianas, Suvinil, Burger King, Havan, Americanas, Latam Airlines, VR Benefícios, Fleury, CVC e Vale.

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00

O retorno dos Cavalos de Troia: ciberataques com ransomware e phishing

Assinatura eletrônica não é sinônimo de assinatura digital. Por Regina Tupinambá

Ano novo, golpes novos: plataformas novas e pessoas vulneráveis serão os alvos principais

WhatsApp e Facebook ameaçam nossa privacidade?

Em novembro de 2024, completaremos 10 anos que estamos no ar!! E foi um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano.

Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. Expressamos, ainda, nossa profunda gratidão às Assessorias de Imprensa que têm sido parceiras essenciais ao longo dessa incrível jornada.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso em promover a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.