Últimas notícias

Fique informado

São Paulo é a quinta cidade do Brasil a receber tecnologia 5G

3 de agosto de 2022

Spotlight

Moedas Sociais e o Novo Marco Regulatório no Brasil

O Projeto de Lei (PL) 4.476/23, recentemente aprovado pela Comissão

8 de dezembro de 2023

Quais são as 44 principais empresas globais de segurança cibernética a serem conhecidas em 2024?

Conheça os principais fornecedores globais do mercado de segurança empresarial abrangendo uma gama de tecnologias e sistemas que precisam ser protegidos.

4 de dezembro de 2023

ICP-Brasil lança nova Cadeia Criptográfica em 2024. Por Marcelo Buz

Marcelo Buz, diretor de Identidade e Assinatura Digitais da DINAMO. A DINAMO Networks é especialista em segurança digital e criptografia.

27 de novembro de 2023

ID1FEST! Reúne a Comunidade de IAM Esta Semana em São Paulo

O “Primeiro Identity-First Festival” acontece dia 30 de novembro, a partir das 14 horas no espaço Tarantino – São Paulo. 

27 de novembro de 2023

As fraudes nos planos de saúde têm um impacto significativo no setor. Como a tecnologia pode ajudar?

As fraudes no setor de saúde suplementar causam grandes prejuízos às operadoras, que precisam arcar com os custos dos procedimentos realizados de forma irregular.

24 de novembro de 2023

Do papel ao digital: Modernização dos registros criminais com biometria

O ABIS digitaliza os registros em papel: para obter fotos e impressões digitais e um novo registro digital é criado.

8 de novembro de 2023

Netbr abre espaço para apresentações de IAM no Identity-First Festival

A Netbr, especialista em consultoria e projetos em arquitetura da identidade, programou para o final de novembro o encontro ID1FEST!

7 de novembro de 2023

White Paper – Como a tecnologia biométrica está reinventando a identificação do paciente

Atualmente é comum as instituições enfrentarem problemas quando os dados

11 de outubro de 2023

As tecnologias 4G, 3G e 2G continuarão funcionando, e os interessados em aderir ao 5G precisarão adquirir um equipamento compatível

Fabricantes já disponibilizam produtos adaptados à nova frequência, que devem passar por ensaios e certificação antes de chegarem aos consumidores.

Nesta quinta-feira (04.08), a rede 5G será ativada em São Paulo (SP), quinta cidade brasileira a receber a nova tecnologia após as implantações em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. Interessadas em atuar na nova frequência, diversas fabricantes já disponibilizam produtos adaptáveis à nova tecnologia.

A Samsung já possui 24 aparelhos homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para atuar na nova frequência, enquanto a Motorola tem 14, e a Xiaomi, oito, entre outros.

As tecnologias 4G, 3G e 2G continuarão funcionando, e os interessados em aderir ao 5G precisarão adquirir um equipamento compatível.

Para que estes aparelhos possam estar nas mãos dos consumidores de forma segura, eles precisam ser testados por laboratórios e certificados por organismos de certificação acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e designados pela Anatel.

Leonardo Tozzi Pinheiro, vice-presidente de telecomunicação da Abrac

Esta tarefa ficou à cargo dos laboratórios e certificadoras, que atuavam com 4G, e que foram designados para trabalhar com a nova tecnologia, desde que a Anatel publicou os requisitos técnicos de avaliação da conformidade para o 5G.

Para que a tecnologia 5G tenha efetividade é necessário que os aparelhos sejam compatíveis com a nova frequência e com os novos protocolos. Os laboratórios e certificadoras credenciados pela Anatel testam e avaliam itens como compatibilidade eletromagnética, segurança elétrica oferecida ao usuário e suas características na emissão de rádio frequência que possam ser absorvidas pelo corpo humano durante a utilização dos dispositivos”, explicou o vice-presidente de Telecomunicações da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Leonardo Tozzi Pinheiro. 

Processo de Certificação

Para habilitar um equipamento para operar na frequência 5G, o fabricante deve selecionaa um Organismo de Certificação Designado (OCD) e fornecer as informações técnicas sobre o produto analisado para que sejam determinados os padrões e ensaios aplicáveis.

 Na sequência, escolhe-se o laboratório que fará os testes, que executa os ensaios e emite seu relatório. Este é analisado pela certificadora que, em caso de resultado positivo, cadastra o produto na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que por sua vez analisa a documentação e emite o certificado de homologação para que o produto ou serviço seja comercializado.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, serviços, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.

Entrevistamos Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, sobre a chegada da tecnologia 5G no Brasil

Chegada antecipada do 5G em Brasília mostra comprometimento de certificadoras e laboratórios para o pleno funcionamento da tecnologia

5G: Estudos da Accenture detalham impactos com implementação, que estreia hoje em Brasília

18out(out 18)10:0020(out 20)20:00FUTURECOM 2022O maior evento de Tecnologia, transformação e digital e telecomunicações da América Latina10:00 - 20:00 (20) BRT São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1.5 - 04329-90