A Sapati – Sapataria Inteligente é a primeira loja laboratório do Brasil, que foi criada pela SetaDigital após 2 anos de pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras para o varejo calçadista.
Por Murilo Caetano Dal Molim
O Projeto visa a melhoria de processos, pessoas, tecnologias e visual merchandising gerando uma nova experiência de compra para o consumidor e melhores resultados para os lojistas.
Tecnologias utilizadas
A Sapati proporciona a aplicação de diversas tecnologias aliadas a processos e pessoas, como RFID (Radio-Frequency Identification), Biometria, IOT (Internet of Things), realidade aumentada e realidade virtual que colaboram na experiência de compra, venda e necessidades diárias de uma loja de calçados.
A tecnologia RFID (Radio-Frequency Identification) possibilita a comunicação automática e de forma remota entre dispositivos específicos pela emissão e captação de sinais de rádio. Na Sapati – Sapataria Inteligente a tecnologia RFID foi empregada no atendimento ao cliente e na administração eficiente do estoque da loja.
Para o consumidor, a tecnologia RFID potencializou o autoatendimento com interações inteligentes aliadas a um processo mais eficaz e divertido. Nesta oportunidade o consumidor tem a liberdade de visualizar detalhes do produto (Marca, modelo, tamanho, imagem, valor) somente aproximando a um toten equipado com um leitor RFID e uma tela sensível ao toque. Com a escolha do produto, o consumidor pode adicioná-lo a sua “cesta virtual” que é representado por um cartão RFID já em posse do programa de fidelidade ou disponível nos totens para novos clientes. Durante sua experiência na loja o consumidor tem a total liberdade para administrar os produtos que fazem parte de sua “cesta virtual” nos totens de autoatendimento e, quando desejar, finalizar a compra para desfrutar de seus produtos.
Para maior aproximação com o consumidor, o programa de fidelidade se estende na possibilidade da identificação do acesso do consumidor a loja e oportuniza o atendimento e/ou propaganda direcionada.
O modelo de autoatendimento da Sapataria acompanha a evolução do mercado e do consumidor promovendo o vendedor consultor, aquele que agrega a experiência de venda/compra, assessorando o consumidor e desenvolvendo um relacionamento duradouro.
Como apresentado anteriormente, as tecnologias estão atreladas aos processos, deste modo os produtos estão dispostos na loja segmentados por tamanho e modelo para auxiliar o consumidor em um fluxo assertivo no encontro aos produtos desejados.
Todo o processo de autoatendimento é realizado em 5 passos:
Para o lojista, a tecnologia RFID teve foco no atendimento das necessidades diárias, automatizando e maximizando os processos de forma segura, ágil e adaptável.
No processo de inventário o RFID apresenta grande vantagem comparado ao convencional código de barras, onde o processo de coleta é simples e ocorre em poucos minutos, além de apresentar um índice de acerto superior e capturar produtos que não tem fácil acesso ao leitor de barras. Para a segurança, o RFID é aplicado na identificação de saída indevida de produtos da loja para posterior acionamento de alerta sonoro e/ou segurança. No gerenciamento do produto é utilizando para o armazenando correto tanto em local físico como em produtos distintos em uma mesma embalagem.
A Biometria por leitura da impressão digital é utilizada na garantia de identificação de unicidade da pessoa para a segurança nos processos do SetaERP (ERP utilizado na Sapati), por exemplo, no controle de um procedimento de autorização gerencial, onde exige a presença do responsável e na identificação do cliente no processo de venda e condicional.
Conclusão
O propósito da SetaDigital é fazer a diferença na vida das pessoas, desenvolvendo soluções simples, rápidas e confiáveis para lojas de calçados, e a Sapati vem de encontro por ofertar um ambiente real que possibilita a aplicação de inovações, validação de processos e melhoria contínua.