Realidade aumentada, Internet das Coisas (IoT), biometria comportamental, tecnologia de criptomoedas e um técnico virtual, que permite a intervenção remota em computadores para a execução de manutenções e atualizações de software fora apresentados pela a Scopus dirante o CIAB.
No estande, havia uma sala de negócios conectada virtualmente ao Fablab, ambiente de experimentação de conceitos e soluções que fica na sede da empresa, a aproximadamente 26 quilômetros de distância do Transamerica.
“Essa é também uma forma de mostrar, na prática, uma aplicação de realidade aumentada, tecnologia que permite o acesso e manipulação de objetos em ambientes reais por meio de técnicas digitais”, explica Reginaldo Arakaki, gestor da área de Consultoria e Inovação da Scopus.
Já o conceito de Internet das Coisas foi apresentado por meio de um aplicativo móvel, que permite ligar/desligar o ar condicionado, escolher a cor da iluminação da sala e verificar a temperatura e a quantidade de itens do frigobar – inclusive com indicação da necessidade de reposição. Para isso, a aplicação utiliza um protocolo de comunicação aberto, que possibilita a integração de dispositivos (sensores e atuadores) de fabricantes diferentes.
Outro destaque apresentado no CIA foi ao Técnico Virtual. “Essa solução desenvolvida pela Scopus permite entrar remotamente nos computadores instalados nas agências bancárias, em horários fora do expediente, para realizar a manutenção ou atualização automática de software, por meio de robôs, de modo seguro e melhorando a disponibilidade das agências”, explica Arakaki.
Sobre a Scopus
A Scopus Soluções em TI atua no mercado oferecendo soluções inovadoras, principalmente nas áreas de mobilidade e segurança da informação. Atende diversos segmentos de mercado, com soluções voltadas para as necessidades do cliente, e oferece alto valor agregado no resultado dos seus trabalhos, que cobrem desde a etapa de modelagem de negócios até o desenvolvimento, implantação e operação das soluções. Em 2015, a Scopus completou 40 anos inovando a tecnologia. Com a capacidade de se reinventar, os desafios do futuro alimentam a permanente evolução de uma empresa que produz soluções à frente de seu tempo.