Últimas notícias

Fique informado

Cuidado na hora que estiver procurando emprego para não cair em um golpe cibernético

14 de março de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Gartner alerta que metade dos líderes de cibersegurança mudará de emprego até 2025

O Gartner prevê que 25% dos líderes do setor mudarão de função devido ao estresse no local de trabalho até 2025

24 de fevereiro de 2023

TI: Abordagem humanizada pode atrair candidatos para vagas de emprego no setor de tecnologia

Especializada em recrutamento de profissionais de Tecnologia da Informação, utiliza abordagem humanizada para atrair candidatos às vagas.

3 de outubro de 2022

Segundo especialista, links suspeitos, salários improváveis e cobrança de taxas são alguns sinais de golpe sobre emprego falso

Os brasileiros são a maioria das vítimas de crimes cibernéticos, segundo dados da empresa de gerenciamento de risco ClearSale.

Entre os principais golpes virtuais aplicados está o do falso emprego. A marca registrada é atrair pessoas desempregadas pela promessa de trabalho e ganhos rápidos, induzindo-as a compartilhar informações pessoais e até mesmo a pagar para participar de processos seletivos.

Em caso recente, três pessoas foram presas em São Paulo suspeitas de fazerem parte de uma quadrilha que aplicava esse tipo de golpe.

O grupo cobrava das vítimas uma taxa que chegava a R$ 8 mil para participar de cursos de formação para supostas vagas de jovem aprendiz.

“Esse tipo de golpe costuma atrair pessoas em busca do primeiro emprego ou menos familiarizadas com recursos digitais. Sobretudo com o aumento do recrutamento online, é comum receber contato por redes sociais. Por isso, é importante estar atento a alguns sinais que evidenciam a tentativa de fraude”, alerta Bruno Rizzato, diretor do app de vagas Trampolim.

No momento em que o desemprego atinge 8,6 milhões de brasileiros (IBGE), o especialista listou algumas dicas para não cair no golpe do emprego falso:

-Nunca clique e nem informe dados sensíveis em links suspeitos;
-Procure sempre confirmar a veracidade das informações nas páginas e sites oficiais dos envolvidos;
-Fique atento se a descrição da vaga é muito genérica, se não contém informações importantes sobre o cargo e destaca que o preenchimento dela é urgente;
-Também suspeite de vagas com salários e benefícios muito altos, que não condizem com a carga horária ou cargo concorrido;
-Quando alguém entrar em contato para oferecer uma vaga, pesquise sobre a pessoa, a empresa e se há de fato uma vaga aberta;
-Empresas não cobram taxas como pré-requisito para participar de um processo seletivo, realização de exames admissionais ou cursos necessários para uma suposta contratação. Evite realizar qualquer tipo de investimento de vaga oferecida, mesmo que haja promessas de reembolso;
 -Na primeira fase os recrutadores só precisam das suas informações básicas para contato, portanto, não prossiga a conversa caso dados pessoais e/ou bancários forem exigidos antes da contratação.

“Além desses cuidados, é recomendado perguntar o nome completo da pessoa e a empresa que ela diz representar, para depois pesquisar se de fato ambos existem. Plataformas de vagas mais colaborativas ou sociais, como a Trampolim, contam com a ajuda da comunidade para manter apenas vagas reais e que são verificadas pelo aplicativo. Mesmo em sites tradicionais, muitas vezes vagas falsas acabam ‘passando’, pois os golpistas estão cada vez mais cuidadosos. Por isso, sempre que notarem algo suspeito, denunciem a vaga duvidosa na própria plataforma”, finaliza Rizzato.

Falsas oportunidades de emprego com criptomoedas e novos grupos de ransomware se destacam em fevereiro, revela ISH Tecnologia

E-Mails Falsos do LinkedIn Solicitam seu Currículo

Relatório da Proofpoint mostra que os hackers ampliaram táticas para enganar funcionários das empresas em todo o mundo, em 2022 

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Em novembro de 2024 completaremos uma Década De Sucesso!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada. Contamos com a colaboração de um excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. E não podemos esquecer de parcerias incríveis que temos com as Assessorias de Imprensa que nos fornecem informações detalhadas e atualizadas sobre as empresas que atendem.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação, segurança e gestão gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.

CATEGORIAS

Identidade Notícias