Últimas notícias

Fique informado

Fraudes e golpes: como empresas podem se proteger durante o período de altas nas compras online

19 de dezembro de 2022

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

Negativas em compras online sem justificativa, os falsos positivos de fraudes, incomodam consumidores

Os falsos positivos acontecem quando a análise de uma transação feita pelo e-commerce aponta fraude em um pedido feito por um bom consumidor

27 de julho de 2022

Pesquisa Digio aponta que 81% dos clientes já utilizam cartão virtual em compras online

O cartão virtual é uma funcionalidade que permite tornar as transações mais seguras, já que utiliza um outro número, validade e CVV.

13 de julho de 2021

Pagamento por cartão segue sendo preferência do brasileiro ao fazer compras online

De acordo com estudo da Yapay, a preferência do consumidor por pagamento com cartão se mantém por conta dos benefícios e flexibilidades

21 de maio de 2021

Segundo especialistas do setor, da mesma forma que o comércio eletrônico cresce, sobe também o risco de ataques criminosos relacionados às compras

Datas comemorativas representam uma época aquecida para o varejo digital, principalmente em períodos festivos e de grandes eventos mundiais, como a Copa do Mundo, que pela primeira foi disputada no período de final de ano.

No entanto, da mesma forma que o comércio eletrônico cresce, sobe também o risco de ataques criminosos relacionados às compras online.

Enquanto as lojas convivem com uma quantidade massiva de ataques de negação de serviços (os chamados DDoS), Ramsomware e Phishing, os consumidores acabam enfrentando perigos de fraudes, lojas falsas ou até mesmo roubo de cartões de crédito.

Pensando na segurança de todos os envolvidos no e-commerce, especialistas em cibersegurança elencaram dicas de como as empresas podem garantir a segurança nessa época de alta nas compras.

Empresas precisam se preparar para o cliente efetuar compras

Mais do que preparar ofertas atrativas e um atendimento qualificado para a alta demanda, as lojas online precisam se estruturar internamente pensando na criação de mecanismos e ferramentas que dificultem a ação dos criminosos nesses períodos de aumento nas compras pela internet.

Segundo Bruno Telles, COO da BugHunt, primeira plataforma brasileira de Bug Bounty, programa de recompensa por identificação de falhas, os e-commerces são alvos de cibercriminosos que buscam, principalmente, a coleta de dados dos clientes.

Para isso, os hackers se beneficiam de vulnerabilidades pré-existentes para invadir os sistemas desses negócios e roubar informações armazenadas.

“As empresas precisam atuar de forma adequada para garantir que os dados de seus usuários estejam armazenados de forma segura. Para isso, é necessário que a loja atue em conformidade com a LGPD, alinhando práticas efetivas de segurança da informação (como conscientização da equipe, criptografia e governança na proteção de dados), com frequentes atualizações e backups de sistemas e garanta que haja investimentos em cibersegurança, como os programas bug bounty”, destaca o especialista.

Além disso, Kleber Souza, Gerente de Segurança de TI da Compugraf, provedora de soluções de segurança da informação, privacidade de dados e governança das principais companhias brasileiras, destaca a importância de se criar planejamentos estratégicos voltados para esses períodos sazonais de vendas aquecidas.

“É preciso que a conscientização sobre a importância da segurança seja uma prioridade no período e que todos os funcionários estejam a par dessa demanda. Por isso, é necessário garantir que os softwares de segurança estejam funcionais e atualizados, além de ser fundamental a criação de um plano de contingência eficaz no caso de algum incidente”, afirma.

Todo o cuidado é pouco na hora das compras

Quem também precisa estar atento diante dessas ameaças são os consumidores. Atraídos pelas datas festivas com boas condições de negócio e a chegada do 13º salário, o público acaba sendo alvo de hackers por meio de sites não confiáveis ou ofertas acima do comum.

Pensando em evitar esses problemas, Julio Cesar Fort, Sócio e Diretor de Serviços Profissionais da Blaze Information Security, empresa global especializada em segurança ofensiva com foco em pentest (teste de intrusão), listou algumas simples práticas preventivas eficazes para que o comprador escape dos golpes na internet durante a alta no período de compras.

“É sempre indicado que os consumidores procurem por lojas virtuais que ofereçam ambiente online seguro. Para identificar esse tipo de empresa é sempre válido procurar pelos selos que autentifiquem essa segurança”, pontua o especialista.  “Outras dicas válidas são o uso de um programa de antivírus atualizado e o uso de computadores domésticos no momento da compra”.

Ainda segundo Júlio Cesar, o principal alvo dos criminosos virtuais hoje são os cartões de crédito.

Tendo isso em vista, o profissional pontua que os bancos hoje já disponibilizam alternativas que podem ser úteis para tentar evitar a ação desses fraudadores.

“Cartão de crédito virtual ou de uso único são opções interessantes para essas datas mais movimentadas, já que mesmo se o número for hackeado, ele já foi usado e não funciona mais, evitando o estresse”, completa.

Brasileiros com idade entre 36 e 50 anos sofrem quase um milhão de tentativas de fraudes, revela Serasa Experian

Especialista lista 3 técnicas mais comuns de fraudes utilizadas por criminosos em ataques a e-commerce

De olho nas fraudes de contas digitais, consumidores reconhecem a biometria como fator de segurança digital

O MAIOR CONTEÚDO SOBRE TLS/SSL NO BRASIL VOCÊ ENCONTRA NO CRYPTO ID. DESDE 2014!

Acesse aqui e saiba tudo sobre SSL ou TLS, esse protocolo de segurança que garante o sigilo das informações e identifica empresas, dispositivos e objetos no mundo eletrônico.

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00

Em novembro 2024, o Crypto ID completa uma década de sucesso

E foi um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano.

Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. Expressamos, ainda, nossa profunda gratidão às Assessorias de Imprensa que têm sido parceiras essenciais ao longo dessa incrível jornada.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso em promover a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.