A rede de sua pequena empresa pode estar sendo atacada por criminosos virtuais.
Não precisamos de informações internas para saber disso, e nossa intenção não é assustá-lo. Isso é fato no cenário empresarial na era da Internet. Diferentemente dos ladrões de instalações físicas, que gastam muito tempo e esforço procurando lugares para arrombar, os criminosos virtuais podem encontrar milhares de possíveis alvos simplesmente pressionando algumas teclas. Oferecer segurança a empresas de pequeno porte contra esses constantes ataques virtuais de sondagem requer uma cultura de segurança dentro da empresa.
Os funcionários e os proprietários das empresas precisam aprender e seguir as práticas recomendadas de segurança básica. Mas apenas a vigilância não é suficiente. As empresas também devem investir em ferramentas adequadas de segurança. Afinal de contas, você não pode ensinar os funcionários a manter a porta dos fundos sempre trancada se não houver uma trava nessa porta.
Proteção de redes de pequenas empresas
Os profissionais de segurança virtual falam muito sobre “segurança de rede”. Parece algo que se aplica somente a grandes corporações, mas qualquer empresa com mais de um computador tem uma rede. Na verdade, se os funcionários usam seus smartphones para trabalhar, um computador e esses smartphones formam uma rede corporativa.
A conscientização sobre a segurança de Internet representa a primeira camada fundamental de proteção. O acesso à rede deve ser protegido com senhas fortes. (“Senha” ou “Password” não é uma senha forte). Essas senhas devem ser constantemente alteradas.
Os usuários com acesso à rede devem aprender a ser cuidadosos com os emails. Não clique em links contidos em emails, a menos que você tenha certeza de que o email é realmente proveniente de uma fonte conhecida e confiável. Tenha cuidado com emails que parecem ser de colegas, mas que não têm uma mensagem realmente pessoal. Também tenha cuidado com emails supostamente vindos de bancos ou outras empresas solicitando o envio de informações de conta. Esses são sinais de alerta para golpes de “phishing” que tentam enganar os destinatários.
Para manter uma porta trancada, invista em um cadeado
As práticas recomendadas de segurança básica reduzirão muito a chance de criminosos virtuais invadirem sua rede corporativa. Mas a segurança de empresas de pequeno porte também exige soluções empresariais adequadas.
A proteção gratuita para pequenas empresas nem sempre é suficiente. As ferramentas de segurança freeware são basicamente artifícios de marketing. Elas podem ser úteis para se ter a sensação de uma possível solução para testar antes de comprar, mas são inerentemente limitadas. No entanto, há ferramentas eficientes de segurança para empresas de pequeno porte disponíveis a preços acessíveis.
Uma solução empresarial eficiente deve ter estes cinco recursos básicos:
1- Deve incluir proteção contra vírus de computador e outros malwares.
2- Como alguns tipos de acesso à rede móvel são agora quase universais, a solução deve oferecer segurança móvel.
3-Deve oferecer criptografia de arquivos e pastas individuais, ou de um disco inteiro de dados.
4-Deve proteger endpoints – os vários dispositivos e locais que permitem acesso à rede.
5- Por último, mas não menos importante, uma solução de segurança empresarial eficiente deve incluir ferramentas de gerenciamento de sistemas, como o gerenciamento de correções para a atualização da proteção.
Com uma proteção eficiente e a adoção de práticas recomendadas de segurança de Internet, as empresas de pequeno porte podem se transformar em alvos resistentes para os criminosos virtuais.
Eles podem tentar encontrar as portas para acessar sua rede, mas quando essas portas não se abrem, eles procuram vítimas mais fáceis.
Fonte: Kaspersky
Leia também: Que Hacker resiste a tantas facilidades? | CRYPTOID