Últimas notícias

Fique informado
Serasa e entidades comentam a descontinuidade da Certificação Digital

Serasa e entidades comentam a descontinuidade da Certificação Digital

15 de fevereiro de 2024

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A Serasa Experian descontinua sua área de certificação digital, mas continuará até 2027 a dar suporte aos certificados emitidos em sua cadeia

A Serasa, uma das principais Datatechs do Brasil, tem atuado no mercado de certificação digital desde 2001 sendo a primeira Autoridade Certificadora (AC) privada a se credenciar na estrutura ICP-Brasil. A ICP-Brasil foi instituída pela MEDIDA PROVISÓRIA No 2.200-2, DE 24 DE AGOSTO DE 2001.

A Datatech foi líder do segmento da ICP- Brasil por um longo período, no entanto, nos últimos anos não ocupava uma posição de liderança. Atualmente, ocupa o 6° lugar no ranking das ACs – segundo os números da ICP-Brasil – apresentados no CertForum 2023 pelo ITI: Soluti, Safeweb, Valid, CertiSign e Serpro.

Fonte: ITI

Em um comunicado publicado em 8 de janeiro em seu site – a Serasa Experian anunciou que deixará de atuar na área de certificação digital.  Isso inclui a descontinuidade da emissão de certificados ICP-Brasil e SSL/TLS de Raiz ICP-Brasil e, também, os da GlobalSign que era a cadeia internacional na qual a Serasa trabalhava. A Serasa também descontinuará o serviço de Prestador de Serviços de Confiança que é a estrutura emissora de certificados digitais ICP-Brasil em nuvem.

Segundo o comunicado que a empresa enviou aos seus parceiros de negócios, a Serasa Experian se comprometeu a tomar todas as medidas operacionais e regulatórias para manter os certificados digitais já emitidos e ativos até o fim de sua validade.  Além disso, a empresa se esforçará para evitar qualquer inconveniência aos titulares dos certificados.

A Serasa Experian apoiará sua rede por meio de suporte técnico durante o processo de migração de suas Autoridades de Registro parceiras para outras Autoridades Certificadoras do mercado.

A empresa enviou seu posicionamento ao Crypto ID sobre a descontinuidade do negócio de certificação digital transcrito abaixo:

“Serasa Experian vem, ao longo dos anos, direcionando sua estratégia para frentes de negócios que entreguem soluções diferenciadas ao mercado. Desde 2021, estamos acelerando nesse sentido e adquirimos ou investimos em pelo menos 10 empresas para complementar ou ampliar nosso portfólio, apoiando ainda mais as jornadas de nossos clientes – empresas e consumidores – e em seus desafios. O produto de certificado digital não se encaixava mais em nossa estratégia global, tendo pouca sinergia com nosso portfólio atual. Sendo assim, optamos por descontinuar nossa atuação nesse segmento de negócio. Prezaremos pela qualidade e confiança dos nossos clientes e parceiros nessa transição, trazendo todo o atendimento e suporte necessário até o vencimento dos certificados vigentes.”

O ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação também divulgou nota em seu site informando o encerramento das operações de Certificação Digital da Serasa. Além disso, comunicou que a Serasa apresentou ao ITI o planejamento para as atividades referentes a esse processo de encerramento, inclusive o cronograma pertinente, que se iniciou ontem, dia 08 de fevereiro, e irá até 2027. A autarquia responsável pela ICP-Brasil está acompanhando todo o processo e se colocou à disposição das Autoridades de Registro quanto ao processo de migração para outras Autoridades Certificadoras.

O Presidente da AARB, Jorge Prates, em nome da Associação declarou que “Ontem o mercado da ICP-Brasil sofreu uma grande perda, pois um de seus mais antigos players anunciou a descontinuidade dos serviços de certificação digital. A Serasa sempre foi uma Autoridade de Registro associada à AARB, e nesse momento nos solidarizamos com todo o ecossistema da certificação digital. Estamos atuando em prol de auxiliar nesse processo prestando esclarecimentos e suporte a quem precisar, colaborando para a construção de um processo responsável e transparente”.

Os clientes que possuem certificado e-CNPJ, e-CPF e NF-e ativos permanecerão com seu certificado vigente até o vencimento. Clientes que já realizaram o pagamento e possuem agendamento pendente de validação podem realizar o processo de emissão até o dia 06/05/2024, e seu certificado permanecerá vigente até o vencimento.

Os clientes em processo de renovação devem estar cientes de que não serão emitidos novos certificados. Consulte a lista de certificadoras para emitir um novo certificado.

Entenda as mudanças e o que fazer no artigo que publicamos anteriormente.

Serasa Experian encerra divisão de negócios de Certificação Digital

Os números da ICP-Brasil e propostas de alterações normativas apresentados no CertForum 2023

Entrevista com Daniel Fabre e Leonardo Gonçalves da Nova ANCD

Entrevista com Enylson Camolesi, Presidente do ITI

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!