Serasa Experian reforça sua posição de destaque no mercado com tecnologia, dados, inteligência analítica e soluções de ponta para fraudes
A Serasa Experian, conclui a aquisição da ClearSale, empresa de soluções antifraude em diversos segmentos, que se destaca pela sua ampla cobertura de proteção transacional.
Com esse movimento, a Serasa Experian assume a liderança no mercado de autenticação e prevenção à fraude, fortalecendo sua capacidade de garantir mais segurança às empresas e aos consumidores.
“Liderar o mercado de verificação de identidade e proteção à fraude é uma prioridade não só no Brasil, mas em toda a Experian, por isso, seguimos ampliando nosso portfólio a fim de auxiliar nossos clientes em suas jornadas e oferecer soluções mais robustas para todo o setor. Conhecemos as necessidades desse mercado, que está em constante evolução, e os desafios reais diante das modalidades de fraude que se atualizam todos os dias. Mais do que nunca, saber quem é quem é fundamental e permite que as empresas tomem decisões mais precisas e confiáveis, diferenciando bons consumidores dos fraudadores”, explica o CEO da companhia, Valdemir Bertolo.
“Nesse contexto, a aquisição da ClearSale é um passo definitivo para consolidarmos nossa posição como principal player do mercado, somando-se a movimentos estratégicos anteriores como a incorporação da BrScan e da AllowMe”, comenta.
Referência no combate à fraude
De acordo com o Relatório de Identidade Digital e Fraude 2025, da Serasa Experian, 51% dos brasileiros já foram vítimas de fraudes, e 86% atribuem às empresas a responsabilidade de adotar medidas para protegê-los. A segurança na jornada nunca esteve tão em evidência. Somente em 2024, a Serasa Experian e a ClearSale, identificaram, juntas, mais de 14,3 milhões de tentativas de fraude por meio de suas soluções.
“Ao fortalecer o ecossistema antifraude, garantimos uma proteção mais robusta em todas as etapas da jornada. Isso significa mais confiança para os consumidores, que poderão realizar transações com menos risco, e um ambiente de negócios ainda mais eficaz para as empresas, que conseguirão proteger seus processos, sistemas e dados contra fraudes de maneira mais efetiva e sem prejudicar a experiência de seus clientes. Assim, da mesma forma como já atuamos no Crédito, contribuímos para um ecossistema mais seguro e sustentável”, diz o CEO da Serasa Experian.
Pedro Chiamulera, que fundou a ClearSale em 2001 e, desde então, atua fortemente na estratégia de negócios da empresa, afirma que, para ele, “a conclusão da transação é um marco importante na história, não só da companhia, mas também do mercado de prevenção à fraude de forma geral, pois permitirá que soluções ainda mais inovadoras sejam desenvolvidas, reforçando nosso propósito de garantir que a confiança digital seja um diferencial competitivo para as empresas e uma garantia de segurança para os consumidores”.
Para Eduardo Monaco, CEO da ClearSale, “fazer parte da Serasa Experian é motivo de muito orgulho porque reforça o trabalho robusto que foi feito até aqui. Sempre fomos comprometidos com um alto padrão de excelência nas soluções que disponibilizamos aos nossos clientes, e essa tem sido a marca de nossa empresa ao longo de seus mais de 20 anos de atuação”.
Ecossistema mais robusto e escalável
A aquisição da ClearSale amplia significativamente a capacidade da Serasa Experian de oferecer soluções avançadas para prevenção a fraudes e autenticação de identidade. Com a incorporação de um vasto conjunto de dados constantemente atualizados e validados em tempo real, conhecidos como hotdados, a empresa eleva o nível de precisão e confiabilidade na identificação de usuários.
Em bases antifraude, um único CPF pode estar vinculado a diversos telefones, dispositivos, endereços e e-mails. Por meio de inteligência artificial, é atribuída uma probabilidade de pertencimento a cada dado, identificando aqueles com maior chance de serem os atuais do usuário. Esse processo vai além das bases cadastrais tradicionais, garantindo uma validação mais precisa e eficaz.
Entre esses hotdados, incluem-se mais de 574 milhões de dispositivos, 182 milhões de números de telefone, 173 milhões de endereços e 147 milhões de e-mails.
Essas capacidades permitem oferecer ao mercado uma solução de validação de identidade e autenticação multifator (MFA), com a maior base de documentos autenticados e o maior hub de identidades digitais reutilizáveis do Brasil, de maneira mais precisa e eficiente.
“Combinando tecnologia de ponta, técnicas avançadas de analytics, infraestrutura e expertise local e global, estamos acelerando o desenvolvimento de soluções inovadoras e adaptáveis a diversos modelos de negócios, desde bancos e fintechs até ecommerces e marketplaces. Nosso compromisso é claro, criar um ecossistema mais seguro para empresas e consumidores”, finaliza o CEO da Serasa Experian, Valdemir Bertolo.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude.
Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian em 2007, empresa global com matriz em Dublin, Irlanda. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo.
Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Rodrigo Lattaro é o novo VP Global de Marketing da Caf
Crypto ID: informação estratégica em cibersegurança
Há mais de 10 anos, o Crypto ID conecta tecnologia, regulação e segurança com inteligência editorial porque acreditamos no poder da informação bem posicionada para orientar decisões. Conheça a coluna Cibersegurança.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!