Pedidos podem ser feitos sem sair de casa, com comodidade, praticidade, segurança e a mesma validade jurídica; confira o passo a passo
Para dar mais comodidade às pessoas e empresas que utilizam certificado digital e garantir que suas ações e negócios continuem a ser realizados, a Serasa Experian possibilita a renovação e a portabilidade do documento eletrônico de forma on-line – mesmo que ele esteja vencido – com a mesma segurança e validade jurídica.
Além disso, novos certificados de software com validade de um ano também podem ser adquiridos via videoconferência e sem a necessidade de deslocamento do titular. Para realizar o procedimento com mais praticidade e sem sair de casa, basta acessar o site e seguir as recomendações (veja abaixo o passo a passo).
“O certificado digital é um instrumento cada vez mais necessário, pois oferece uma série de vantagens como segurança nos processos, otimização de tempo e redução de custos.”
“Principalmente, neste momento desafiador de distanciamento social, a possibilidade de fazer o processo do início ao fim pela internet é uma funcionalidade que traz ainda mais comodidade e agilidade aos usuários, que não vão precisar sair de casa e nem esperar por um atendimento físico”, afirma o diretor de Identidade Digital da Serasa Experian, Maurício Balassiano.
O certificado funciona como uma identidade digital e tem validade jurídica. Com essa tecnologia, atividades como transações comerciais, envio de declarações como Imposto de Renda e entre outras podem ser feitas à distância de qualquer lugar do mundo, facilitando a vida e diminuindo o tempo e a burocracia para consumidores e empresas.
Outra funcionalidade do certificado digital é a assinatura eletrônica de contratos, que além de trazer mais segurança aos negócios, ajuda a reduzir os gastos com compra, impressão e armazenamento de papel e ainda contribui para a preservação do meio ambiente.
Segundo uma pesquisa da Serasa Experian, ainda que 87% das empresas afirmem se preocupar em reduzir o uso do papel no escritório, 63% das companhias brasileiras de todos os portes e segmentos ainda não adotaram o processo de assinatura eletrônica e continuam usando papel e caneta para assinar documentos, lidando com sérios problemas relacionados a armazenamento e burocracia para comprovar a validade das assinaturas.
Dos empresários entrevistados que já tiveram problemas sobre a segurança do papel, 76% sinalizaram o extravio como o principal motivo, seguido de prejuízo financeiro (10%), vazamento de informações (10%) e fraudes de identidade (5%). Outras situações mencionadas foram fenômenos naturais, como chuvas e enchentes, e perdas.
“A troca de informações se torna mais ágil e muito mais segura com o certificado digital. Um documento físico exige muito cuidado no manuseio e envio para as partes envolvidas, pois o papel abre brechas para fraudes e desvios de informações.”
“Muitas empresas já utilizam o certificado digital para cumprir seus compromissos fiscais, mas desconhecem que é possível também assinar documentos em ambiente eletrônico com o mesmo certificado”, afirma Balassiano.
Passo a passo para renovar ou adquirir um novo certificado remotamente
1. Para iniciar o processo de renovação ou compra, é preciso ter os documentos abaixo em formato PDF, pois será necessário anexá-los para validação cadastral
Pessoa Física (e-CPF): Documento de identificação (RG, CNH ou DNI), CPF e caso utilize o Certificado Digital para a Conectividade Social, será necessário anexar o comprovante de Inscrição do PIS, CEI ou CAEPF.
Pessoa Jurídica (e-CNPJ ou NF-e): Cartão CNPJ, documento de constituição da empresa, com chancela digital ou possibilidade de validação da autenticidade digital (contrato social/última alteração consolidada, certidão simplificada, Ata/Estatuto) e documento de identificação do representante da empresa (RG, CNH ou DNI).
2. Para certificados ativos em formato físico (cartão ou token), basta fazer a validação cadastral no site e aguardar o contato por e-mail da Serasa Experian confirmando a identificação e compra do serviço. Para casos em que o certificado está vencido ou modalidade em software, o portador do certificado será encaminhado para o agendamento de uma videoconferência que garante a sua autenticidade. Cumprida esta etapa, basta aguardar pelo e-mail de confirmação.
O agendamento da videoconferência também é necessário para quem for adquirir um novo certificado de software com validade de 12 meses;
3. Após a emissão, é só instalar o certificado digital e assim ele estará pronto para uso.
Renovação on-line com validação de dados e videoconferência
A renovação on-line pode ser feita de duas maneiras, a depender do tipo de certificado que a pessoa já tem ou pretende adquirir. Quem possui um certificado digital no formato de mídia física (cartão ou token) e com a data de expiração próxima pode fazer a renovação validando as informações cadastrais no próprio site.
Para os que possuem certificado na modalidade em software ou certificados já vencidos em qualquer formato de mídia, é necessário agendar uma videoconferência no site da Serasa Experian para garantir a autenticidade legal e completar os demais passos.
Outra importante funcionalidade é a renovação com portabilidade. Usuários que preferirem renovar seu certificado digital já existente com a Serasa Experian também podem seguir os procedimentos do site, sem sair de casa.
Dicas do Crypto ID: certificado digital para trabalho remoto com Fabiano Leite da Serasa Experian
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas.
Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança.
Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 17.800 pessoas em 45 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Carteira Digital de Trânsito: saiba como usar. Ouça
Leia mais sobre certificação digital, confira nosso conteúdo exclusivo!
[button link=”https://cryptoid.com.br/blog/” icon=”fa-check-circle-o” side=”left” target=”” color=”1abfff” textcolor=”ffffff”]Explore outros artigos![/button]