Afirmação é do secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, durante sua participação na Live do Serpro
Debater a transformação digital e a desburocratização de serviços para a população foi o objetivo da Live promovida pelo Serpro, nesta terça-feira, dia 9, que contou com a participação do secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel. O encontro virtual foi promovido para todos os empregados com a presença do presidente do Serpro, Caio Mario Paes de Andrade, e de toda a Diretoria Executiva da empresa.
“Transformação digital não é apenas a digitalização dos serviços públicos. É fazer a transformação da experiência das pessoas, utilizando o que se tem de melhor de tecnologia e de experiência com o usuário. Exemplo disso é a solução Gov.br, desenvolvida pelo Serpro, onde todos os sites, os serviços do Governo Federal estarão reunidos, até 2022, em um só local.”
“Com isso, o governo facilita a vida do cidadão, que não precisará mais realizar buscas intermináveis na web à procura de uma informação ou atendimento público. E o Serpro é o maior parceiro do governo nesta transformação digital”, enfatizou.
Paulo Uebel também ressaltou as ações do governo neste período de Covid-19 e o apoio do Serpro para que as iniciativas fossem realizadas. “Neste momento de pandemia, quando somos obrigados a agir mais rápido e sermos mais eficientes, temos a oportunidade de, juntos, deixar um grande legado para o país”, afirmou Paulo Uebel, acrescentando que o governo vai ter um desafio muito grande para retomar a economia após a pandemia.
O presidente Caio Paes de Andrade destacou que “o Serpro sempre foi visto como empresa de processamento de dados, e que o desafio agora é evoluir para um conceito de inteligência, utilizando cruzamento de dados, a fim de gerar evidências para melhorar as políticas públicas”. A colocação do presidente do Serpro foi endossada por Paulo Uebel ao dizer que “atualmente é inconcebível política pública sem inteligência e efetividade e, para isso, são necessários dados e evidências, não se pode trabalhar com suposições”.
Burocracia
De acordo com Paulo Uebel, além do aumento de despesa, o excesso da burocracia no Brasil resulta em estímulo à corrupção, desestímulo aos negócios, afeta o dia a dia do cidadão, da sociedade em geral, dos gestores públicos e dificulta, até mesmo, o processo de transformação digital.
“O governo tem avaliado, por exemplo, toda a jornada do cidadão, nas suas idas e vindas das repartições para obter um documento com evidências, e conta com a tecnologia do Serpro como grande aliada da desburocratização. Mais uma vez o Serpro entrará com um importante papel: o de fazer o mapeamento da jornada e a simplificação dos processos. Esse é o nosso desafio do ano”, ressaltou Paulo Uebel.
Confiança no país
“Uma boa relação não se constrói sem confiança. Tudo que se puder fazer para simplificar a vida das pessoas, reduzir custos, desonerar serviços será muito importante para que a população confie no país. Tudo que o Serpro tem sob sua custódia são processos muito impactantes, que podem transformar as experiências de milhões de pessoas.”
“Meu pedido, como cliente, neste momento, é que o Serpro ajude, com o seu conhecimento e experiência, a propor ideias para a redução da burocracia e suas complexidades, a fim de simplificar a vida do cidadão para que ele acredite no governo”, concluiu o secretário especial Paulo Uebel.
Fonte: Serpro
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