O desenvolvimento digital causa alterações na jornada de compras, e gera um novo tipo de relacionamento com os clientes
A jornada de compras, processo que leva potenciais clientes à obtenção de produtos e serviços, e, posteriormente, também realiza um acompanhamento pós-aquisição, passou por mudanças significativas nos últimos tempos, especialmente em razão da digitalização no mundo.
Por isso, empresas dos mais variados segmentos atuam constantemente para inovar esse pilar fundamental dos negócios por meio de novas ferramentas e plataformas, para gerar um novo tipo de relacionamento — ainda mais eficiente — com o público-alvo.
Uma jornada de compras tradicional costuma ser dividida em quatro etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
Em outras palavras, a primeira fase refere-se ao trabalho de uma companhia em gerar a percepção do consumidor sobre seus problemas e necessidades, enquanto na segunda são colocadas em prática estratégias que geram a necessidade de aquisição pelo indivíduo.
Na terceira etapa, por sua vez, as companhias atuam para que a clientela identifique que o produto ou serviço específico vendido seja ideal para ela, ao passo que o quarto elemento estratégico implementado pelos negócios demonstra as vantagens e diferenciais da mercadoria, por exemplo, os fatores decisivos para o próprio ato da compra.
O desenvolvimento digital, porém, trouxe à equação um pouco mais de complexidade, mas ao mesmo tempo, também mais possibilidades.
Isso ocorre porque em um cenário no qual os consumidores são bombardeados com informações o tempo todo, surge também a necessidade para que as mais diversas demandas sejam atendidas.
Ou seja, se por um lado é preciso desenvolver alterações na jornada de compras, também é possível gerar outras estratégias diferenciadas para a captação de clientes, venda, e fidelização.
Um dos principais elementos do desenvolvimento digital na jornada de compras é a personalização. Essa estratégia permite que as companhias consigam criar produtos, serviços e soluções cada vez mais individualizados, de acordo com as preferências de cada usuário.
Além disso, por meio de tecnologias como a Inteligência Artificial e o Machine Learning, é possível desenvolver respostas específicas — e no momento certo — de forma mais inteligente e dinâmica.
O crescimento das ferramentas digitais no mercado também fez com que as empresas passassem a investir mais no phygital, neologismo que une “physical” (físico) a “digital”.
Ou seja, é um modelo utilizado pelas companhias, que oferece experiências integradas da marca ao público, de forma tanto física quanto digitalizada.
Esse tipo de interatividade leva os consumidores digitais a quererem um relacionamento ainda mais próximo às marcas e leva-os a uma participação ainda mais ativa.
Todas essas mudanças que a digitalização trouxe — e está trazendo — à jornada de compras deve deixar as empresas atentas ao dinamismo que o consumidor on-line requer.
Os negócios precisam estar adaptados para cumprir a demanda de um público cada vez mais voraz por soluções, de modo estruturado e que ofereçam diferenciais importantes na hora de o cliente escolher qual item ou serviço adquirir. Atualmente é impossível falar de jornada do cliente sem pensar nas estratégias digitais.
Sobre a LedWave
Referência quando o assunto é tecnologia em LED no Brasil, a LedWave é pioneira nos mais diversos formatos de painéis e especialista em projetos para vários segmentos do mercado. A empresa tem cobertura nacional e sua marca está consolidada nas principais capitais do Brasil. Com sede e linha de produção em Goiânia, a LedWave também tem unidades em São Paulo, Brasília e Orlando, uma abrangência que expressa bem o foco da empresa por inovação e o amor em proporcionar experiências visuais memoráveis ao público.
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