Últimas notícias

Fique informado

Shows e eventos esportivos: saiba como não cair em golpes ao comprar ingressos 

30 de novembro de 2022

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

Nos últimos dias, golpistas aproveitaram Grand Prix de São Paulo, da Fórmula 1, para atrair vítimas com falsas ofertas de ingressos

Com a retomada dos grandes eventos, a busca por ingressos seguiu em crescimento ao longo dos últimos meses.

Recentemente, foram comercializadas as entradas para o Grand Prix da Fórmula 1, cujos ingressos esgotaram em poucas horas.

Além disso, a banda britânica Coldplay, após abrir um novo lote para apresentações que acontecerão em 2023, registrou sold out antes do tempo estimado pela organização. 

Além do entusiasmo de fãs, este comportamento também atrai a atenção de golpistas, que buscam ocasiões oportunas para aplicar novas fraudes.

Diante deste cenário, a ESET, líder em detecção proativa de ameaças, alerta que, com a busca por ingressos em mercados secundários, redes sociais e canais não oficiais, cria-se um cenário ideal para golpes e roubos.

Por isso, é preciso estar alerta para não cair em falsas ofertas na hora de tentar garantir a entrada em um evento.

Os anúncios em sites não oficiais podem ser considerados o primeiro ponto de atenção, visto que o golpista pode tentar persuadir a vítima a clicar em um link de um site falso, muitas vezes, com preços abaixo da média.

As redes sociais também são palco para tentativas de golpe, especialmente no Twitter, por conta da facilidade da proliferação de perfis fake. 

Além disso, com os bilhetes eletrônicos no lugar de impressos, os criminosos agora podem vender o mesmo ticket várias vezes em diferentes plataformas on-line e escapar rapidamente de ser pego ao apagar suas contas falsas.

O especialista em segurança da informação da ESET, Daniel Barbosa, explica algumas das medidas que podem ser tomadas para evitar que este tipo de golpe aconteça:

“Em primeiro lugar, é importante conscientizar quem já garantiu o seu ingresso para que não tire foto e publique na internet, deixando QR codes e códigos de barra visíveis, pois isso pode facilitar a ação dos criminosos na hora de oferecer um ingresso como oficial, utilizando a mesma imagem como prova”.

Além disso, é importante que os fãs façam uma pesquisa sobre o fornecedor para garantir que a compra seja feita em uma plataforma oficial, com atenção aos termos de serviço, formas de envio e políticas de devolução.

Os criminosos são especialistas em se passar por pessoas e empresas, portanto, é preciso verificar se os vendedores são quem eles dizem que são e suspeitar de qualquer oferta que chegue para clicar em links externos e preencher com dados sensíveis como informações cadastrais e bancárias”, ressalta Barbosa.

Outras dicas para evitar problemas na hora de adquirir seu ingresso são:

– Suspeite de preços muito abaixo da média dos ingressos originais;

– Priorize a compra em sites oficiais;

– Caso for comprar de outra pessoa que está oferecendo ou não poderá ir mais no show, certifique-se que seja alguém de confiança e que possa mostrar os comprovantes de compra oficiais;

– Não forneça dados pessoais para pessoas desconhecidas.

Para saber mais sobre segurança da informação, visite o portal de notícias ESET.

Por outro lado, a ESET convida você a conhecer o Conexão Segura, seu podcast para saber o que está acontecendo no mundo da cibersegurança. Para ouvi-lo, acesse.

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa.

A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite nosso site ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter

Golpes online: saiba porque a recuperação de valores está mais facilitada

Cuidado com os golpes na internet durante a Copa

Por que é tão fácil ser vítima de golpes digitais?

Golpes via PIX: Quatro dicas para evitar

Em novembro 2024, o Crypto ID completa uma década de sucesso

E foi um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano.

Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. Expressamos, ainda, nossa profunda gratidão às Assessorias de Imprensa que têm sido parceiras essenciais ao longo dessa incrível jornada.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso em promover a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.