A Tecnologia da biometria facial possibilita o bloqueio das tentativas de fraude, que aumentaram em 180% quando comparado ao período pré-pandemia
A locação de veículos está entre os negócios mais afetados em 2020.
Além da queda da demanda, houve um crescimento das tentativas de fraudes. É o que mostra levantamento realizado pela CredDefense, startup de soluções antifraudes.
Entre abril e agosto de 2020, houve redução de 67% no volume de locações e um aumento de 180% na detecção de tentativas desse tipo de crime em comparação ao período pre-pandemia, um impacto enorme nos resultados do setor.
Para amenizar o impacto nos resultados do setor, as locadoras têm buscado a biometria facial, destaque no portfólio de produtos da CredDefense.
Somente no ano passado, essa tecnologia gerou 10 mil alertas contra fraude, o que impediu a perda de R$ 450 milhões.
De acordo com o CEO da CredDefense, José Luis Volpini, após a implantação do sistema, dos cerca de 1 milhão de automóveis pertencentes às empresas do setor, algo em torno de 1% foi salvo de fraude.
“Parece um percentual pequeno, mas 1% desta base significa 10 mil veículos que não foram locados por fraudadores, porque aqueles clientes estavam usando documentos de terceiros”, afirma Volpini.
Foram esses resultados que chamaram a atenção do Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais (SINDLOC-MG), que acaba de fechar uma parceria com a CredDefense para oferecer a biometria facial a valores mais acessíveis aos seus associados.
“O uso de ferramentas de reconhecimento fácil hoje é fundamental no processo de análise de crédito das locadoras de carros, que estão sujeitas a crimes de estelionato que geram um prejuízo muito grande para o setor.
Soluções como a da CredDefense têm um custo-benefício enorme porque trazem segurança e credibilidade na hora da análise, processo fundamental para as locadoras que precisam mitigar os riscos”, explica Leonardo Soares, diretor-executivo do SINDLOC-MG.
CredDefense, conheça sua história
CredDefense fecha parceria com Innovatrics para incorporar tecnologia de Prova de Vida certificada
Solução de Prova de Vida da CredDefense evita uso de foto da foto nas autenticações digitais
CredDefense é pioneira no uso de biometria facial para logística