Com a proximidade da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados, em agosto de 2020, empresas não têm tempo a perder para se adequarem totalmente à regulamentação
A idwall, empresa especializada em soluções digitais de validação de identidade, acaba de lançar o Guia LGPD, visando auxiliar as organizações a se adaptarem à lei e trazer conteúdos relevantes sobre a Lei Geral de Proteção de Dados para os interessados no tema.
A página inclui um teste gratuito para verificar o nível de adequação de uma empresa à lei — depois de responder as perguntas, além de saber se seu negócio está “não adequado”, “adequado com pontos de melhoria” ou “adequado”, o usuário ainda terá acesso a dicas exclusivas sobre como proceder nos próximos meses para garantir a adaptação total antes de agosto de 2020.
Estabelecida em 14 de agosto de 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados — Lei 13.709 entra em vigor em 20 de agosto de 2020, daqui a menos de um ano. Para as empresas que ainda não começaram ou finalizaram seus processos de adaptação, não há tempo a perder.
Muitas empresas já tinham medidas de proteção e privacidade de dados antes da aprovação da LGPD e, por isso, não precisam passar por mudanças drásticas para obedecer a lei.
Outras organizações, porém, devem reavaliar e reestruturar diversos processos a fim de garantir o compliance com a regulamentação. As empresas que não estiverem de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados quando ela entrar em vigor estarão sujeitas a multas, cujo valor será determinado pelo porte e faturamento do negócio.
Ao acompanhar as dicas apresentadas pelo Guia LGPD, é possível identificar quais são os pontos críticos em relação à privacidade de dados, o que pode ser feito para garantir o compliance a tempo e como montar um roadmap de adequação que funcione dentro das necessidades identificadas e do tempo disponível.
As soluções automatizadas de biometria facial, leitura de documentos e Background Check da idwall, além de otimizarem o onboarding digital e ajudarem os clientes da RegTech a evitarem fraudes, também contribuem para os processos de compliance das empresas que as utilizam.
A privacidade e o uso de dados são temas com os quais a idwall se preocupa desde sua fundação, levando a empresa a discutir a LGPD ativamente desde a aprovação da lei. De qualquer forma, não se trata de uma consultoria jurídica — as informações e dicas do Guia LGPD não têm efeito legal, sendo sugestões estratégicas para orientar os leitores.
Sobre a idwall
A idwall propõe soluções integradas e inteligentes de onboarding digital, capazes de verificar documentos e informações pessoais a partir de consultas em bases públicas e privadas, de forma rápida e conforme as normas de compliance. A empresa nasceu em 2016, fundada por Lincoln Ando e Raphael Melo, com a intenção de criar relações de confiança para a era digital por meio de ferramentas como a Validação de Documentos, Background Check e Face Match, automatizando os processos de cadastro e evitando fraudes em empresas. Por dois anos consecutivos (2018-2019), foi reconhecida como uma das 100 melhores RegTechs do mundo, em ranking elaborado pela RegTech Analyst. Em 2019, entrou para as listas de Great Places to Work e Top Startups brasileiras. Para baixar o nosso media kit e conhecer mais sobre a nossa história, acesse: https://idwall.co/sobre-nos/
IDwall promove IDsummit para debater proteção de dados e identidade digital
IDsummit reuniu especialistas para discutir inovação voltada para segurança de dados
Adequação à LGPD: Seus dados estão armazenados em uma cloud nacional?