O mundo da publicidade digital é dinâmico, e a inovação é a chave para garantir a eficácia e a confiança
Por Ricardo Martins, especialista em comunicação e tecnologia
Criptomoedas e blockchain abriram um segmento que tem o potencial de redesenhar completamente a maneira como as campanhas publicitárias são trabalhadas, smart contracts e tokens estão emergindo como formas de as pessoas perceberem e serem recompensadas por seu empenho.
Aqui trago a minha colaboração voltada para área da publicidade, observando as mudanças nos últimos anos e como essas tecnologias estão moldando o futuro da publicidade e como podem ser usadas para criar campanhas mais transparentes e eficazes.
Smart Contracts na publicidade
Um smart contract é basicamente um programa simples que executa algum tipo de ação superior a esse tipo de contrato tradicional. A sua implementação correta permite às pessoas uma execução de termos e condições de contratos com muita precisão e sem o envolvimento humano.
Por exemplo, no caso de uma campanha publicitária, quando o anúncio precisa ser comprado e vendido automaticamente com base em critérios específicos, também é simples.
O contrato inteligente pode regular o processo de compra de mídia, certificar-se de que o anúncio é exibido conforme o esperado e, claro, liberar pagamentos após a avaliação final.
Este processo elimina a necessidade de intermediários humanos e minimiza o erro, o que significa que os recursos serão sempre investidos da maneira mais eficaz.
Além disso, os contratos inteligentes não podem ser falsificados, todos os dados das transações publicitárias ficarão na blockchain. Em vez de depender de relatórios de terceiros que são frequentemente manipulados e distorcidos, os administradores podem revisar detalhadamente todas as informações em tempo real * Tokens como recompensa: incentivo ao engajamento.
No mundo da blockchain, o token é basicamente uma expressão de dinheiro digital que é utilizável apenas para uma finalidade específica. Como regra, as empresas criam os tokens com suas exigências exclusivas, e depois de esse dinheiro ser coletado, dependendo da oferta e da demanda, seu valor será mais alto ou menor.
Tokens também podem ser utilizados como uma motivação para as pessoas serem mais ativas. Isso não apenas ajuda a garantir que as partes interessadas sejam envolvidas com algo mais que a ideia
Por exemplo, o token é criado para uma campanha de publicidade de uma empresa, mas eles podem ser um meio de recolher algo como assistir a um vídeo, compartilhar com eles em suas páginas sociais, ou algo assim.
As rolagens incentivadas podem ser consideradas mais confiáveis do que as padrões dos avaliadores por muitas razões: sinais para pagamentos são sempre fáceis de perceber; os pesquisadores não apelidaram a investigação feita por enquanto em uma base financeira; ninguém pagará a alguém em uma base de teste.
A Segurança Blockchain
O problema persistente com a fraude publicitária é caro para o setor. Desde impressões de anúncios falsos até cliques fraudulentos, as práticas desonestas podem diluir significativamente os recursos e os resultados das campanhas publicitárias.
A natureza descentralizada e transparente da blockchain a torna uma solução potente para este desafio. Um dos métodos pelo qual a blockchain combate fraudes é a verificação de identidade e autenticidade de impressões e cliques.
Com cada transação registrada na blockchain, a autenticidade e a origem da impressão e dos cliques são verificadas. Isso na prática garante que qualquer tentativa de manipular ou falsificar dados publicitários seja facilmente detectada, pois as transações são rastreáveis e auditáveis em tempo real.
Além disso, os contratos inteligentes garantem que as partes envolvidas recebam os serviços que foram pagos.
Os anúncios são exibidos na internet, e a blockchain garante que quem pagou pelos anúncios tenha os anúncios exibidos. O pagamento é realizado apenas quando as condições acordadas em relação à exibição dos anúncios são cumpridas. Consequentemente, é impossível que um anunciante seja enganado. As implicações desta inovação são muito significativas.
O uso de contratos inteligentes e tokens na blockchain está mudando os padrões da publicidade. Podemos esperar mais inovações à medida que essas tecnologias interagem com outras, como a inteligência artificial e a análise de dados, para criar anúncios mais personalizados.
Por exemplo, se um usuário que compra tokens é mais propenso a ser atraído por anúncios envolvendo certos temas, a análise dos dados das compras dos tokens pode ser utilizada para decidir os temas da campanha.
Sobre Ricardo Martins
Ricardo Martins, graduado em Marketing, Pós-Graduado em Neurociência, Consumo e Marketing pela PUC-RS e também em Jornalismo Digital e Marketing Estratégico Digital. Fundador da TRIWI, com foco nos setores de Tecnologia, Agro, Serviços e Indústria. Atua como palestrante e professor desde 2011, Com mais de 22 anos de experiência em Marketing Digital, sua trajetória profissional inclui empresas como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA e como consultor de empresas como B3, Lupo, Multi.
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* Ricardo Martins, graduado em Marketing, Pós-Graduado em Neurociência, Consumo e Marketing pela PUC-RS e também em Jornalismo Digital e Marketing Estratégico Digital. Fundador da TRIWI, com foco nos setores de Tecnologia, Agro, Serviços e Indústria. Atua como professor e consultor credenciado ao SEBRAE. Com mais de 22 anos de experiência em Marketing Digital, sua trajetória profissional inclui empresas como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA, e consultor de empresas como B3, Lupo, Multi.
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