Entenda como SMSs Binários, direcionados a aplicações instaladas no SIM Card das Operadoras de Telefonia Móvel Brasileiras, dão mais segurança a comunicação via SMS
Temos publicado no Crypto ID vários artigos que abordam o uso do canal SMS (Short Message Service) aplicado a comunicação de empresas com seus clientes que é um serviço muito utilizado para o envio de mensagens de texto curtos, através de telefones celulares, mas que tem apresentado vulnerabilidades de segurança.
Preocupação que vem principalmente do mercado financeiro devido o aumento de casos em que esse canal foi utilizado por hackers para captação de informações que dão acesso direto as contas bancárias de suas vítimas. Isso porque nos últimos anos o número de pessoas que utilizam serviços de mobile banking vem aumentando consideravelmente, portanto, o SMS se tornou uma das ferramentas para os hackers, obviamente.
A solução, Smart Message da Gemalto, parece que vem mudar essa realidade entre as marcas e seus consumidores via SMS. É uma solução dinâmica e o diálogo em tempo real entre empresa e consumidor promete ser muito mais eficiente que as campanhas mobile convencionais.
A solução da Gemalto envia mensagens de texto diretamente para a tela ociosa do dispositivo, permitindo que os usuários leiam a mensagem rapidamente e iniciem uma conversa ou a rejeitem com um simples clique disponibilizado com. A tecnologia baseada em chip (SIM) é compatível com qualquer tipo de dispositivo móvel – desde os telefones com recursos básicos 2G até smartphones e tablets, ou seja, compatível com 95% dos dispositivos móveis utilizados no Brasil.
Publicamos recentemente o case da Gemaldo do BRBCARD e então procuramos colher mais detalhes sobre essa solução.
“A solução SmartMessage faz uso de SMSs Binários direcionados a uma aplicação instalada no SIM Card das Operadoras de Telefonia Móvel Brasileiras, permitindo a exibição de notificações interativas que levam conveniência e segurança para empresas e clientes que fazem uso deste canal. Ao fazer uso de SMSs Binários, o SmartMessage traz a garantia de que apenas parceiros homologados pelas Operadoras são capazes de enviar tais mensagens, pois mensagens binárias originadas por SIM Cards tradicionais são bloqueadas pelas Operadoras, impedindo a ação das famosas “chipeiras”, explica Rodrigo Serna, Vice-Presidente Sênior de Serviços Móveis e IoT para as Américas da Gemalto.
“Além disto, por não possuir tempo limite para a interação o SmartMessage tornar muito mais eficiente como canal de comunicação, se comparado a outros canais como USSD, por tratar-se de um canal massivo e democrático, elegível a todos os clientes independente de sua Operadora ou Modelo de Celular, sendo compatível com Smartphones e Featurephones sem a necessidade de aplicativo instalado no Aparelho Celular, tão pouco cobertura da rede de dados.
“Desta forma, bancos podem fazer uso deste canal para validar transações financeiras, como um duplo canal de autenticação, podem também utilizá-lo para oferecer produtos e serviços, bem como, para se comunicar com seus clientes no intuito de qualificar base ou prover alertas relevantes”, complementa Serna.
A tecnologia da Gemalto maximiza significativamente os resultados e a satisfação do consumidor em campanhas de mobile marketing ao permitir um diálogo em tempo real. Veja o que a solução oferece:
Segundo Rodrigo Serna, outros segmentos de mercado já estão utilizando essa solução para falar com seus clientes como os segmentos de saúde, seguros, tecnologia e até mesmo, produtos de consumo
O vídeo a seguir mostra bem a diferença entre o SMS convencional e a possibilidade de interação com clientes e usuários em tempo real, o que torna a comunicação mais segura.