Secure Socket Layer ou, simplesmente SSL
A maioria das empresas e muitos consumidores já percebem que essa tecnologia é fundamental para garantir a navegabilidade na internet e, principalmente, realizar transações financeiras, fazer compras e informar dados pessoais.
O SSL é a segurança para usuários (clientes) e empresas (sites) para transacionarem na web. O Certificado de servidor é um protocolo de proteção que garante a criptografia das informações e resguarda os internautas durante toda a navegação.
Este tipo de tecnologia é primordial, por exemplo, para empresas de comércio eletrônico, que precisam proteger dados como informações de cadastro e números de cartão de crédito dos clientes.
Cada vez mais, para obter sucesso no mundo digital, é preciso ter a segurança como prioridade, mas o SSL não se restringe apenas a segurança dos sites. Também estão presentes em aplicativos, sistemas e máquinas (servidores) que de alguma forma guardam dados sensíveis.
Confira os 4 motivos para investir nessa tecnologia
1- Segurança
Todas as informações trafegadas entre o navegador do usuário e o site são criptografadas. Os dados ficam totalmente protegidos, uma vez que são totalmente codificados, impedindo que hackers interceptem as informações para utilizá-las de forma fraudulenta.
2- Confiança do usuário
Os usuários sentem-se mais confiantes quando encontram a sinalização de site seguro. Exibir essa sinalização aos seus visitantes vai de encontro as boas práticas de conformidades no universo online.
3- Mais vendas
Para as lojas virtuais, a garantia de segurança pode resolver o problema do abandono dos carrinhos de compra, já que um dos principais receios dos consumidores na internet continua sendo a troca de informações no e-commerce. Soluções como essa ajudam a aumentar a confiança dos compradores e, consequentemente, promovem o crescimento das vendas.
4- Boa reputação
Muitas empresas já ficaram mundialmente conhecidas por grandes vazamentos de informações de usuários. Investir em tecnologias que impeçam este tipo de “mancha” na reputação garante que a imagem da companhia não ficará arranhada por conta de possíveis fraudes.
[blockquote style=”2″]Os certificados digitais SSL fazem com que as informações transmitidas, como dados bancários e informações pessoais, sejam protegidas por meio da conexão criptografada entre um servidor web (site) e um navegador (cliente). Esse tipo de certificado é fundamental para a segurança tanto da empresa quanto dos clientes.” explica Eliane Pepe, gerente de produto da Serasa Experian.[/blockquote]
A Serasa Experian que é uma Autoridade Certificadora que emite certificados digitais e-CNPJ e e-CPF da ICP-Brasil, também comercializa certificados digitais SSL de raiz internacional que garante a comunicação e interoperabilidade com os navegadores do mercado fechando a conexão de criptografia de forma automática para os usuários.
Os Certificados de Servidor SSL da Serasa estão disponíveis em três versões: Protectweb, Protectweb Pro e Protectweb Pro EV, que variam de acordo com o nível de validação para obtenção do certificado.
Protectweb – Domain Validation
Procedimento de validação Validação de Domínio (domain validated) – A SERASA a valida, de forma automática, a existência do domínio. A validação é feita com base nos dados cadastrados na entidade responsáveis pelo registro de domínio.
Protectweb Pro
Procedimento de validação – Validação de Organização – A SERASA valida se a empresa solicitante do Certificado SSL é proprietária do domínio configurado na solicitação do Certificado, se a entidade é legalmente constituída e se a pessoa que solicitou certificado tem poder para efetuar o pedido.
Protectweb Pro EV – Extended Validation
Procedimento de validação extendida, possui um nível mais detalhado de validação.
Os procedimentos recomendados consistem em várias regras para verificação da identidade da organização e da propriedade do domínio para o qual o certificado será emitido.
[blockquote style=”2″]Para as operações no comércio eletrônico, os certificados com Validação Extendida são os mais indicados por proporcionarem maior segurança à empresa, aos usuários e aos clientes”, complementa Eliane Pepe.[/blockquote]
A validação dos certificados SSL EVs, verificam se a empresa está legalmente constituída, assegura que a mesma está em operação e que o domínio do Certificado é de sua propriedade. Além disso, quando os visitantes acessam um site protegido pelo certificado Extended Validation, a barra de endereços do navegador torna-se verde, permitindo aos usuários identificar visualmente o seu site como seguro.
E reservamos para o final o 5º motivo: A relevância nos sites de busca!
Leia o artigo: Google favorecerá sites com tecnologia Responsiva e Certificados SSL e veja como os algorítimos do Google privilegiam os sites com o SSL.