Chat conecta lojas, bancos e credoras a robôs via mensagens de texto, que funcionam como assistentes pessoais financeiros
Com mais de 70,7 milhões de pessoas endividadas em março deste ano, segundo a Serasa, o Brasil acumula cerca de 180 mil novos negativados por mês.
As dívidas, na média de R$ 4,6 mil, atingem em maior parte consumidores entre 26 e 40 anos (34,8%), seguidos imediatamente pela faixa de 41 a 60 anos (34,7%).
Para evitar as ligações de cobranças durante todo o dia em horários indesejados, em meio a compromissos profissionais ou familiares, o site Agora eu Pago desenvolveu um chatbot pessoal que atende os cobradores, anota recados, recebe propostas para acordo ou boletos de acordo em um único mensageiro, semelhante ao WhatsApp.
“Há alguns anos, os consumidores se acostumaram a conversar com chatbots das empresas. Agora, são as empresas que vão conversar com o chatbot dos usuários”, afirma Edgard Melo, CEO da Agora eu Pago. “A diferença mais importante é a garantia de que aquele contato é legítimo da empresa, não uma tentativa de fraude ou golpe”.
Aos devedores, além da segurança, a adesão simplifica o relacionamento com bancos, lojas e credoras, poupando-os de conversas constrangedoras e levando-os direto ao ponto, já que é o robô quem troca as mensagens iniciais.
“É como a ferramenta de uma clínica médica, onde enviamos um ‘oi’ e recebemos as opções: ‘digite 1 para agendar exames, 2 para resultados. Mas, neste caso, o chatbot é do usuário, não da empresa. Ele vai dizer ‘olá, eu sou o assistente pessoal do Pedro. Tecle 1 para deixar um recado, tecle 2 para uma proposta de renegociação, tecle 3 para enviar o código de barras caso já exista um acordo’”, explica Melo.
“Ao fim do dia, o consumidor acessa o site e vê as propostas que seu chat pessoal coletou. Se interessar, é só dar sequência na conversa com o funcionário que o procurou, tudo por meio do mensageiro”.
Criado em novembro do ano passado, o Agora eu Pago possibilita o acesso das empresas aos consumidores não por meio do telefone, mas do CPF, informação dos clientes que bancos e credoras têm em comum.
“Celular é algo que as pessoas trocam durante a vida toda, mas documento, não. Para as empresas, manter o banco de dados dos consumidores sempre atualizado custa caro e não é assertivo. Nosso sistema não requer integrações, nem detalhes da dívida em si. Somos um mensageiro de conexão direta via chave CPF e possuímos um chatbot voltado para o consumidor”, descreve Jonas Ribeiro, CTO e cofundador da plataforma.
Atualmente, o Agora eu Pago tem um total de 113 mil usuários, que se cadastraram para utilizar o mensageiro como um canal privado exclusivo para contato com as empresas de cobrança, a fim de gerar negociações financeiras favoráveis.
Para utilizar o mensageiro, é necessário ativar o chatbot de recado, com custo de lançamento de R$ 12 no ano (R$1 por mês) para os primeiros 200 mil usuários que participarem do teste beta da solução. Só assim as empresas deixarão recados para o robô.
“É importante saber que a compra só pode ser feita via chave Pix pessoal. Assim, se cumpre uma exigência legal de que somente o titular do CPF pode ter acesso a informações privadas com base na Lei Geral de Privacidade (LGPD). Dessa forma, criamos um selo verificador e geramos um QR Code para o pagamento, de modo a validar a conta de origem”, explica Edgard Melo.
No site, o consumidor encontra as empresas parceiras. Ao todo, já foram 10 milhões de mensagens enviadas pelo chat atreladas diretamente ao CPF dos consumidores.
“O chat é um facilitador e cria um canal para nosso atendente contatar o cliente de forma legitimada e 100% assertiva”, conta Rosemary Gonçalves, diretora na Cobrarr Teleatendimento e Cobrança, cliente da Agora eu Pago.
“É um ganha-ganha. O valor simbólico pago para ativar o chatbot pessoal retornará através de inúmeros benefícios, principalmente descontos nos acordos efetivados neste novo modelo”.
Sobre
Com mais de 1 milhão de acessos e 113 mil usuários cadastrados até abril de 2023, o Agora eu Pago é um chat desenvolvido para conectar consumidores ao mercado financeiro, via CPF sem a necessidade de um número de telefone celular para contato. Tudo de forma 100% assertiva, evitando fraudes, golpes, ligações incômodas, ineficientes e economizando tempo.
Garantindo a segurança do consumidor contra golpes ou fraudes via aplicativos e redes sociais e assertividade a empresas de cobranças, o site lançou em maio de 2023 um recurso de chatbot para pessoa física, que automatiza as respostas e coleta ofertas de negociação, minimizando a necessidade de interação do usuário e possibilitando atuação somente na negociação final.
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